
Cantora.
Irmã de Cynara, Cybele e Cylene, todas integrantes do Quarteto em Cy. De 1950 a 1957, participou do programa “A hora da criança”, na Rádio Sociedade da Bahia, no qual cantava e representava. Formou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia da Universidade da Bahia em 1959, tendo trabalhado como professora de português em escolas de Salvador durante três anos. Em 1962, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde lecionou em escolas estaduais, no Colégio Andrews, na ACM e no Instituto Yázigi (português para estrangeiros). Começou nesse ano a cantar amadoristicamente no programa “Papel carbono”, de Renato Murce, e, no ano seguinte, em dupla com a irmã Cybele. Ainda em 1962, cursou teatro com Adolfo Celi.
Em 1963, gravou, juntamente com as irmãs Cynara, Cybele e Cylene, a trilha sonora composta por Pixinguinha e Vinicius de Moraes para o filme “Sol sobre a lama”, de Alex Viany.
Começou sua carreira artística como uma das integrantes do Quarteto em Cy (juntamente com Cynara, Cybele e Cylene) no show realizado em 30 de junho de 1964 no Bottles Bar (Beco das Garrafas), no Rio de Janeiro, sendo a única a ter participado de todas as formações do grupo.
Fez a direção musical de vários filmes de Walt Disney dublados para a língua portuguesa, como “Bernardo e Bianca”, “Meu amigo dragão”, “A pequena sereia” e “O cão e a raposa”, nesse último atuando também no coro, ao lado das outras integrantes do Quarteto em Cy.
Escreveu o musical infantil “Mar de Janeiro”, encenado pelo grupo Maré, em 1987, no Teatro Planetário, com trilha sonora de Sivuca e Paulinho Tapajós.
A arte do encontro (c/MPB-4)
(c/o MPB-4)
(c/o MPB-4)
(c/o MPB-4)
(c/o MPB-4)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.