2.001
Nome Artístico
Célia Porto
Nome verdadeiro
Célia Maria Porto
Data de nascimento
28/3/1967
Local de nascimento
Brasília, DF
Dados biográficos

Cantora.

Formou-se em letras pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e estudou canto na Escola de Música de Brasília. É casada com o maestro e pianista Renio Quintas.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira artística em 1990, dividindo o palco com Moraes Moreira no Estádio Serejão de Taguatinga (DF).

Em 1994, lançou seu primeiro CD, “Célia Porto”, contendo as canções “It’s a Long Way” e “O estrangeiro”, ambas de Caetano Veloso, “Por cima nos muros” (Roberto Ricardo), “Correnteza” (Tom Jobim e Luiz Bonfá), “As canções” e “Segredos cegos”, ambas de Renio Quintas, “Silêncio Blue” (Roberto Ricardo e Robson Rodrigues), “Chafariz” (Eduardo Rangel), “Estrela da Terra” (Nonato Veras e Aldo Justo), “Borboleta prateada” (Gonzaga Jr.), “Extra” (Gilberto Gil), “Curumin” (Djavan) e “Boomerang Blues” (Renato Russo). Por esse trabalho recebeu indicação para o Prêmio Sharp de Música, na categoria Cantora Revelação Pop-Rock. Realizou show de lançamento do disco no Mistura Fina (RJ).

Em 1997 lançou o CD “Célia Porto canta Legião Urbana”, contendo músicas de Renato Russo: “Maurício”, “Teatro dos vampiros”, “Esperando por mim”, “Andrea Doria”, “Há tempos”, “Baader Meinhof blues”, “Perfeição” e “Pais e filhos”, todas com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá; “Vinte e nove”, “Eu sei” “Química”, “Tempo perdido”, “Daniel na cova dos leões” (c/ Marcelo Bonfá) e “Os anjos” (c/ Dado Villa-Lobos). O disco contou com a participação de Renio Quintas (produção musical, arranjos e regência).

Em 2000, lançou o CD “Palhaço bonito”, no qual, à exceção da faixa “1×0”, do carioca Omar Nogueira, interpreta canções de compositores de Brasília: “Juriti” (Aldo Justo e Paulo Tovar), “Cidade nua” e “Planeta Umbigo”, ambas de Renio Quintas, “Na volta do Tororó” (Raíque Makau), “Trim!!!” (Eduardo Rangel), “Vento” (Claudio Vinicius), “Astros de papel” (Gerson de Veras e Marcelo Matos), “De Deus” (Bené Fonteles), “Samba da Rua 8” (Sérgio Duboc, Vicente Sá e Flávio Faria), “Samba da bandeira” (Nonato Veras) e a faixa-título (Nonato Veras/Aldo Justo e Zé Miguel), além de “Riacho de areia” (folclore do Vale do Rio Jequitinhonha), que contou com a participação do baixista Jorge Helder (produção, arranjo regência e execução). O disco contou com a participação de Renio Quintas (produção, direção musical, arranjos e teclados), Kaká Magalhães (guitarra), Gê Mendonça (baixo elétrico) e Ademar Boka (bateria), além de outros músicos.

Em 2002, participou do showmício da campanha de Luís Inácio Lula da Silva, realizado na Esplanada dos Ministérios, interpretando o Hino Nacional Brasileiro para mais de 70.000 pessoas.

Discografias
2000 Ponte Studio CD Palhaço bonito
1997 Ponte Studio CD Célia Porto canta Legião Urbana
1994 Ponte Studio CD Célia Porto
Shows
Célia Porto. Abertura da I Feira Latino-Americana de Brasília. Sala Villa-Lobos, Brasília.
Célia Porto. Comemoração ao 41º Aniversário de Brasília. Sala dos Vitrais/Sede da Caixa Econômica Federal, Brasília.
Célia Porto. Comemoração do Aniversário de Brazlândia, Brasília.
Célia Porto. Inauguração da Praça Eduardo e Mônica, em homenagem a Renato Russo.
Célia Porto. Projeto "Arte por Toda a Parte". Brazlândia e Núcleo Bandeirante, Brasília.
Célia Porto. Projeto Arte por Toda Parte. Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Palhaço bonito. Bar do Ziraldo, Livraria Letras e Expressões, Rio de Janeiro.
Palhaço bonito. Boite Fábrica, São Luiz.
Palhaço bonito. Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza.
Palhaço bonito. Sala Martins Penna do Teatro Nacional, Brasília.