
Cantor. Compositor.
Foi criado em Belém, ouvindo as músicas populares da região e, acostumado a tomar banho de chuva e brincar na rua com outras crianças da região.
Trabalhou, quando jovem, antes de se tornar artista, como descarregador de caminhão, ajudante de feira, office-boy, motorista, vendedor, caixa e gerente comercial.
(17:56:30) agradece a presença de Beto Barbosa.
Pollyana Morbach recebe Beto Barbosa na AllTV
Domingo, 21 de Setembro de 2003 às 14:09
O rei da lambada Beto Barbosa é convidado especial de hoje de Pollyana Morbach em seu programa AllLove, na AllTV.
O moço, que esteve ontem ao vivo no Sabadaço, vai divulgar seu mais recente CD Balada – Uma Explosão de Alegria e falar sobre sua carreira e novos projetos.
O programa pode ser visto pelo endereço eletrônico http://www.alltv.com.br ou pelo canal 12 da TVA.
Empresário, Cantor, Compositor
Nome Beto Barbosa
Idade 48 anos
Signo Peixes
Profissão Cantor
Prato Churrasco
Bebida Água de Coco
Adora Estar bem acompanhado
Odeia Mentira
Time Palmeiras
Música As dançantes
Vida noturna Barzinhos e Boites
Esporte Malhação geral
Um herói Deus
Um defeito Perfeccionismo
Uma qualidade Ajudar ao próximo
Um desejo Ser feliz sempre
Saudades Do meu pai
Diversão e Arte Fortaleza, 25 de Agosto de 2004
CLUBE DO VAQUEIRO
Genival Lacerda, Eliane, Beto Barbosa e Forró na Veia
[10 Julho 09h49min 2004]
Hoje no Clube do Vaqueiro (Quarto Anel Viário de Fortaleza, 3680 – Km 14), a partir das 21h. Ingressos antecipados: R$ 8,00 (à venda nas farmácias Pague Menos 24h, lojas Ocapana e Esplanada). O preço é único, descumprindo a lei da meia-entrada, que determina que estudantes paguem a metade do valor, ainda que se trate de promoção. Informações pelos fones 278 2000.
Conhecido como “o rei do balanço”, ou “O rei da lambada”, é um dos artistas mais populares do país, especialmente nas regiões norte e nordeste, já tendo atingido mais de quatro milhões de discos vendidos. Durante a década de 1980, foi um dos grandes divulgadores da lambada, ritmo que alcançou grande sucesso naquele período,transformando-se, inclusive, em modismo internacional, com forte repercussão na Europa e nos Estados Unidos, o que geraria programas especiais de televisão e documentários de larga divulgação no mundo inteiro.
Sendo compositor da maioria de músicas de seu repertório, sua música se caracteriza pelo estilo dançante que abrange merengue, calipso, axé e principalmente o forró, além de outros ritmos regionais, passando pelo Zouk, ritmo que deu origem à lambada, e o xote, em recriações de clássicos como “Gostava tanto de você” e Meu amor não vá embora”, que foi tema da novela “Tropicaliente”, apresentada pela TV Globo no início da década de 1990.
O artista divide-se entre São Paulo e Fortaleza, onde é muito popular, já tendo feito apresentações em quase todo o país, especialmente em cidades do norte e nordeste, como Currais Novos e Vaquejada no Rio Grande do Norte, Forrico em Fortaleza e Icó no Ceará, sempre acompanhado de sua banda que, em algumas formações, chegou a contar com 21 componentes.
Já recebeu vários prêmios de vendagem e de popularidade, inclusive o Troféu Imprensa. Já esteve, com sucesso, em turné no exterior, países da África, Europa, como a Itália, onde permaneceu em temporada de show pela região da Sicília.
Em 1999, lançou, pela gravadora “Atração”, o 13º disco de sua carreira e primeiro gravado ao vivo. A gravação se realizou no Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo. O álbum trazia 14 faixas, distribuídas entre músicas inéditas, como “Não me machuque assim”, de sua autoria, que logo se tornou destaque nas hit-paradas de João Pessoa, alcançando, gradativamente, 8 execuções por dia, a pedido do público. Apontada como a novidade do disco, a influência do estilo zouk love, que se faz presente em ” Chamego”, “Te amo”, “Sou assim” e “Possuída” e “Não me machuque assim”. O disco também contava com sucessos já consagrados, como “Adocica”, música que liderou a vendagem de 2,7 milhões de seu terceiro disco, em 1988, e “Beijinho na boca”, responsável principal pela venda de 2,3 milhões de cópias do álbum seguinte.
Em 2001, apresentou-se em temporada nos EUA, fazendo 6 shows. Nesse ano lançou o CD Forroneirando, com a maioria das músicas inéditas, que foi indicado ao prêmio Grammy. O disco também trazia antigos sucessos do cantor na versão forró. No mesmo ano deu uma entrevista a Adriana de Barros, no programa Bate-papo UOL, no loggin daquele provedor, atraindo a participação de 660 pessoas. No programa, Beto Barbosa falou de sua carreira, de seus sucessos e, entre outras, coisas sobre sua temporada de shows no exterior.
Em 2011, somava 22 discos gravados. Nessa mesma época, em função da forte penetração popular obtida por sua imagem, foi contratado pela AMBEV para gravar comerciais da cerveja Skol, cantando os seus sucessos “Preta” e “Adocica”.