0.000
Nome Artístico
Alexandre Birkett
Nome verdadeiro
Alexandre Birkett Silvino
Data de nascimento
17/12/1963
Local de nascimento
Santos, SP
Dados biográficos

Instrumentista (guitarra, violão e outros instrumentos de corda). Compositor. Arranjador. Produtor musical. Pesquisador musical. Professor de música.

Em 1984, iniciou seus estudos de violão e harmonia, sob a orientação de João Soto Aguilar. Durante o ano de 1988, estudou com o guitarrista Mozart Mello. No ano seguinte, participou, na Escola Musiarte (RJ), do seminário “Creative Improvisation de Joe Diorio” (guitarrista norte-americano de jazz, co-fundador do Guitar Institute of Technology em Los Angeles). Em 1998, iniciou estudos com Charlie Banacos.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1986. Atuou com Renato Martins, Selmma Carvalho, Blen Blen Brasil Big Band e Banda Gumbo.

De 1987 a 1993, integrou o quadro de professores do Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), lecionando na filial de Santos.

Em 1991, começou a trabalhar com a cantora Tutti Baê, compondo, escrevendo arranjos e atuando em apresentações pelo Brasil.

No ano seguinte, participou do projeto “Via Paulista”, com Luis Melodia e Tutti Baê.

Em 1999, participou da banda 5B (Blen Blen Brasil Big Band ), tocando guitarra e escrevendo os arranjos. Nesse mesmo ano, gravou, com o contrabaixista Washington Soares, o CD de música instrumental “Trem pra Ribeirão”, contendo as faixas “São Francisco”, “Chuva no mar”, “Piavú/Trem prá Ribeirão”, “Pequeno sortilégio”, “O segredo do caminho” e “Fenway Park”, todas de sua autoria, “Aconcágua”, “Trinidad”, “Moleque levado” e “Infância”, todas de autoria de Washington Soares, e “Urrou” (domínio popular). Nesse mesmo ano, fez o circuito de música instrumental pelo Brasil, tocando em Natal, Florianópolis, Salvador, Alfenas e no interior paulista. Também em 1999, participou do projeto “A Casa do Jazz” (Sesc Pinheiros), no qual atuaram também o contrabaixista Nico Assumpção, o saxofonista Vinicius Dorin, o trompetista Nahor Gomes, o trombonista Sidney Borgani e o baterista Bob Wyatt, entre outros. Ainda nesse ano, acompanhou, em São Paulo, o compositor e cantor inglês Robert Davill em turnê brasileira.

Em 2000, foi homenageado na Base Aérea de Santos, tocando com a Big Band da FAB no concerto alusivo ao Dia do Aviador.

No ano seguinte, lançou, novamente com Washington Soares, o CD “Feira livre”, registrando suas composições “Chiquita Síria”, “Viva São João!!!”, “Bicho preguiça”, “Engenho São Jorge dos Erasmos”, “Gaia”, “Estação Paranapiacaba”, “Saci” e “Santa Fé”, além de “Fogo na chaleira”, “Samba do amnhecer”, “Feira livre”, “Eterna” e “Milongueiro”, todas de Washington Soares, e “Posto de monta” (domínio popular). Também em 2001, formou a Banda Gumbo, misturando R&B, Soul, Funk e Jazz.

Em 2002, gravou, em duo com o percussionista Robertinho Silva, o CD “Mixtura brasileira”, contendo as faixas “Bbatuque na serra”, “No caminho dos dervishes”, “Sonny Rollins”, “Fenway Park”, “Rio São Francisco”, “Évora”, “Rua XV”, “Jimsemba” e “Corrupio”, todas de sua autoria, além de “Duna” (Robertinho Silva). Também nesse ano, participou do CD “Mosaico” (Vitale), da cantora Tutti Baê, como músico e arranjador.

Discografias
2002 Marine Music Records CD Mixtura brasileira

Robertinho Silva e Alexandre Birkett

2001 Independente CD Feira livre

Alexandre Birkett e Washington Soares

1999 Independente CD Trem pra Ribeirão

Alexandre Birkett e Washington Soares

Obras
Batuque na serra
Bicho preguiça
Chiquita Síria
Chuva no mar
Corrupio
Engenho São Jorge dos Erasmos
Estação Paranapiacaba
Fenway Park
Gaia
Jimsemba
No caminho dos dervishes
O segredo do caminho
Pequeno sortilégio
Piavú/Trem prá Ribeirão
Rio São Francisco
Rua XV
Saci
Santa Fé
Sonny Rollins
São Francisco
Viva São João!!!
Évora