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Nome Artístico
Gastão Formenti
Nome verdadeiro
Gastão Formenti
Data de nascimento
24/6/1894
Local de nascimento
Guaratinguetá, SP
Data de morte
28/5/1974
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor.

Filho de um italiano, pintor, decorador e cantor lírico amador. Tinha um ano quando a família mudou-se para São Paulo (SP). Aos nove anos, começou a estudar pintura com o pai e com Pedro Strina. Em 1910, transferindo-se com a família para o Rio de Janeiro, passou a trabalhar com o pai em pintura, logo depois começou a cantar, inicialmente como amador. Exerceu até a morte o ofício de pintor.

Dados artísticos

Em 1927, começou a carreira artística levado pelo escritor Gastão Penalva, se apresentou na Rádio Sociedade, onde cantou a canção “Ontem ao luar”, de Pedro de Alcântara e Catulo da Paixão Cearense. Ainda neste ano, foi contratado pela Odeon, que há pouco inaugurara no Brasil o sistema elétrico de gravação. Seu primeiro disco incluía a canção sertaneja “Anoitecer”, de motivo popular e o tango sertanejo “Cabocla apaixonada”, de Marcelo Tupinambá. Em seguida, gravou duas composições de Joubert de Carvalho: a toada canção “Canarinho” e a toada brasileira “Rolinha”. Nesses dois discos teve acompanamento de Rogério Guimarães ao violão. Também no mesmo ano, gravou o maxixe “Boca pintada” e a toada canção “Sabiá mimoso”, ambas de Joubert de Carvalho, com acompanmento de Rogério Guimarães. Em 1928, gravou de Eduardo Souto a toada “Olhos de cabocla” e a canção “Cantigas” com acompanhamento da Orquestra Rio Artists. Logo em seguida, gravou a modinha “Adeus Eulina”, de Catulo da Paixão Cearense e a canção “Nhapopé”, de motivo popular. No mesmo, fez duas gravações em dueto com Francisco Alves no maxixe “Não posso comer sem molho”, de Bonfíglio de Oliveira e no samba “Foram-se os malandros”, de Donga com acompanhamento da Orquestra Pan-American do Cassino Copacabana. Também no mesmo ano, gravou com acompanamento de Rogério Guimarães a modinha “O que tu és”, de Catulo da Paixão Cearense e Anacleto de Medeiros, a canção “Meu coração”, de motivo popular com versos de Catulo da Paixão Cearense, a toada-canção “Nhá Maria” e o tango “Eu gosto de você”, ambas de Joubert de Carvalho, e o sucesso “Sussuarana”, clássico de Hekel Tavares e Luiz Peixoto. Nesse mesmo período, paralelamente aos discos lançados na Odeon, gravou discos pela sua subsidiária, a Parlophon, sendo que o primeiro desses discos tinha a canção “Bem-te-vi”, de Sinhô e o samba “Ranchinho desfeito”, de Donga.

Em 1929, gravou as canções “Tutu Marambá”, da dupla Joubert de Carvalho e Olegário Mariano e “La marocha”, de motivo popular argentino com acompanhamento do Grupo Odeon. No mesmo ano, gravou a canção “Caboquinha” e a valsa “Sombrinha azul”, de Joubert de Carvalho, com acompanhamento da Orquestra Rio Artists e a canção “Lua branca”, de Chiquinha Gonzaga, com acompanhamento de J. Otaviano ao piano. Voltou a gravar em dueto com Francisco Alves no samba-canção “Já me esqueci de você”, de Francisco Alves e Ari Brandão. Ainda em 1929, gravou quatro composições de Henrique Vogeler, J. Menra e Lamartine Babo: as canções “Bandeirante” e “Sonhos de Natal” e as toadas “Mineirinha” e “Meu Ceará”. Na Parlophon gravou as canções “Cai, cai balão”, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano e “Os dois caminhos”, de Joubert de Carvalho.

Ao lado de Carmen Miranda, foi o primeiro cantor brasileiro a assinar contrato de rádio (com a Mayrink Veiga) em 1930. Ainda nesse ano, transferiu-se para a Rádio Transmissora e gravou a modinha “Marvada”, de Freire Jr. e Gilberto Andrade, a toada “Zé Raimundo”, de Jaime Ovalle e Olegário Mariano e as canções “Como se deve amá” e “Quanto num chorei”, de Ary Barroso. Gravou também os sambas-canções “Sou Ioiô de Iaiá” e “Bamba”, de Henrique Vogeler, com acompanhamento da Orquestra Pan American. No mesmo ano, gravou mais três composições de Joubert de Carvalho: o samba “Dá-se um jeitinho”, a canção “Tarde demais”, parceria com Ana Amélia Carneiro de Mendonça, mulher do então goleiro do Fluminense Marcos Carneiro de Mendonça e a valsa “Para o amor”, parceria com Gastão Penalva. Gravou em dueto com Luci Campos as toadas “Cena caipira” e “Frumiga vremeia”, de Eduardo Souto e Osvaldo Santiago. Também nesse período, gravou alguns discos na gravadora Brunswick com músicas como as canções “Moreninha”, de Henrique Vogeler e Iveta Ribeiro, “Maria Rosa”, de Hekel Tavares e Luiz Peixoto e “Quadras”, de Marcelo Tupinambá, a valsa “Noite de encanto”, também de Marcelo Tupinambá, o choro “Confissão de amor”, de Sinhô e a modinha “Meu sofrer”, de Noel Rosa e Henrique Brito. Em fevereiro de 1931, gravou um disco na Columbia, que trazia seu grande sucesso, a valsa “Glória”, de Bonfíglio de Oliveira e Branca Coelho e logo depois foi contratado pela Victor, através da qual lançou várias músicas da dupla Joubert de Carvalho e Olegário Mariano. Na gravadora Victor estreou com a canção “Flor agreste”, de Aldo Taranto e João Martins e a valsa “Desilusão”, de Milton Amaral e João Martins. Logo depois, gravou o cateretê “De papo pro á” e a canção “Zíngara”, da dupla Joubert de Carvalho e Olegário Mariano. Nesse mesmo ano, gravou em dueto com Sílvio Caldas na Brunwick o choro “Saudade gaúcha”, de Bonfíglio de Oliveira. Em 1932, gravou a canção “Na minha casa”, de Henrique Vogeler, o romance “Este amor”, de Henrique Vogeler, o fox-trote “Beduíno”, de Joubert de Carvalho e Olegário Mariano e a valsa “Se ela perguntar”, de Sivan Castelo Neto. Em junho de 1932, gravou a canção “Maringá”, de Joubert de Carvalho, que alcançou grande sucesso e que, mais tarde, daria nome à cidade paranaense. Em novembro do mesmo ano, gravou e fez sucesso com a canção “Na serra da Mantiqueira”, de Ari Kerner e V. de Castro e, passou a atuar na Rádio Clube.

Em 1933, lançou com o Bando de Tangarás as toadas “Azulão”, de motivo popular com arranjos de Almirante e João de Barro e “Um agradinho é bom”, também de motivo popular, com arranjos de Almirante em disco gravado em dezembro do ano anterior. No mesmo ano, gravou o samba-canção “Jangadeiro do norte”, de João de Barro e a “Canção do exilado”, de motivo popular com arranjos de Sascha e Sivan Castelo Neto. Em seguida, gravou duas composições de Marcelo Tupinambá: a toada “Fico de mal” e a valsa “Castelo de cartas”. Em 1934, gravou as primeiras das várias músicas de Valdemar Henrique que levou ao disco: a valsa “Meu último luar”, o batuque “Tem pena do nego” e a toada “Foi boto sinhá!…”. No mesmo ano, gravou a canção “Felicidade que eu não vi”, de Donga e Luni Montenegro. Em 1935, gravou novas composições de Joubert de Carvalho: a marcha-rancho “Vem aos meus braços”, a chula “Guanabara” e a valsa “Lullaby”. Gravou também a marcha “Aleleuia”, de João de Barro e a valsa “Cinzas no meu coração”, de Alcyr Pires Vermelho e Valfrido Silva e, de Valdemar Henrique a toada amazônica “Boi bumbá” e a lenda amazônica “Cobra grande”. Em 1936, gravou a valsa “Tanger do coração” e a canção “Quanto durou o nosso amor”, de Saint Clair Sena e os sambas-canções “Moreno triste” e “Boneca triste”, de Humberto Porto.

Em 1937, gravou os últimos discos na Victor, lançando a canção “Teu olhar”, de Henrique Vogeler, o lundu “Alma do sertão”, de Henrique Vogeler e Edmundo Maia, a valsa “O segredo dos teus olhos”, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso e a canção “Coração, porque soluças”, de José Maria de Abreu e Saint Clair Sena, com a qual fez sucesso. No mesmo período, retornou para a Odeon e gravou o samba “Maria Fulô”, de Leonel Azevedo e Sá Róris, a serenata “Chorinho”, de Valdemar Henrique e Bruno de Menezes, o samba-canção “Meu samba é triste” e a valsa “O nosso amor morreu”, de Saint Clair Sena e a canção “Minha vida tão bonita!”, de Francisco Matoso e “A valsa da saudade”, de José Maria de Abreu e Francisco Matoso. No ano seguinte, gravou a valsa canção “Um minuto de felicidade”, de J. Francisco de Freitas e Valfrido Silva, a canção “Noite fria de São João”, de Lina Pesce e o samba-canção “Na quebrada do monte”, de Jararaca e Vicente Paiva. Também em 1938, gravou com acompanhamento da Orquestra Copacabana o fox-canção “Vem amor” e a valsa “Adoração”, de Saint Clair Sena.

Em 1939, retorbou à Columbia e gravou a canção “Tinha o gosto da saudade”, de Paulo Mac Doeell e Saint Clair Sena e a valsa “Não sei para que viver”, de Saint Clair Sena que obteve grande sucesso . Em seguida, gravou para o carnaval o ano seguinte a marcha-rancho “Dos males, o menor”, de Antônio Almeida e Saint Clair Sena e o samba “Só ela”, de J. Cascata e Leonel Azevedo. Em 1940, voltou para a Odeon e gravou a marcha “Jurei”, de Sá Róris e o samba “Não quero mais lhe ver”, de Popeye do Pandeiro e Jaime Florence, disco lançado para o carnaval do ano seguinte. A partir de 1941, passou a cantar esporadicamente, dedicando-se à pintura, na qual também se destacou. Em 1947, voltou a gravar e lançou na Odeon a valsa “Não vale recordar”, de João Conde e Mário Rossi e a toada-rumba “Lua malvada”, de Saint Clair Sena. Em 1952, agora na RCA Victor, regravou o baião “Nhá Maria” e a toada “Trovas de amor”, de Joubert de Carvalho. Em1959, a RCA Victor reuniu seus grandes sucessos no LP “Quadros musicais”. Após esse lançamento, retirou-se definitivamente da vida artística. Em 2000, sua interpretação da valsa “Glória”, de Bonfíglio de Oliveira foi relançada pelo selo Revivendo no CD “Músicas brasileiras – volume 3”.

Discografias
1952 RCA Vicrtor 78 Nhá Maria/Trovas de amor
1947 Odeon 78 Não vale recordar/Lua malvada
1941 Odeon 78 Assaí/Tacacá
1940 Odeon 78 Jurei/Não quero mais lhe ver
1939 Columbia 78 Dos males, o menor/Só ela
1939 Columbia 78 Serpentinas de cores/Confesso que chorei
1939 Columbia 78 Tinha o gosto da saudade/Não sei para que viver
1938 Odeon 78 Canção discreta/Cabeça de cuia
1938 Odeon 78 Coração não batas tanto/Inês é morta
1938 Odeon 78 História de uma lágrima/Fascinação
1938 Odeon 78 Noite fria de São joão/Na quebrada do monte
1938 Odeon 78 Samba triste/Revivendo
1938 Odeon 78 Tu és única/Minha boneca
1938 Odeon 78 Tua falta/Olhos tristes
1938 Odeon 78 Um minuto de felicidade/Cabocla
1938 Odeon 78 Vem amor/Adoração
1937 Odeon 78 A cozinha é o teu lugar/Louca de amor
1937 Odeon 78 Luar na roça/Felicidade
1937 Odeon 78 Maria Fulô/Chorinho
1937 Odeon 78 Meu samba é triste/O nosso amor morreu
1937 Odeon 78 Minha vida tão bonita!/A valsa da saudade
1937 Odeon 78 Não faz mal/A via é boa
1937 Victor 78 O segredo dos teus olhos/Coração, porque soluças?
1937 Victor 78 Teu olhar/Alma do sertão
1936 Victor 78 Boneca triste/O amor é mesmo assim
1936 Victor 78 Grão de areia/Pastorinhas
1936 Victor 78 Moreno triste/A saudade éum resto de ventura
1936 Victor 78 Na minha terra/Traição
1936 Victor 78 Rolinha/Canarinho
1936 Victor 78 Sodade ruim/Ver-te sumir dos meus olhos
1936 Victor 78 Tanger do coração/Quanto durou o nosso amor
1936 Victor 78 Todo mundo há de saber/Plantando dá
1936 Victor 78 Voltas da vida/Velho coqueiro
1936 Victor 78 Última confidência
1935 Victor 78 Aleluia/Cinzas no meu coração
1935 Victor 78 Cobra grande/Boi bumbá
1935 Victor 78 Coração na boca/Você ainda não me deu
1935 Victor 78 Esquecer/Retalhos d'alma
1935 Victor 78 Eu jurei.../A madrugada vem rompendo
1935 Victor 78 Felicidade...é meu amor/Nuvens que passam
1935 Victor 78 Guanabara/Lullaby
1935 Victor 78 Minha oração/Este samba me acalenta
1935 Victor 78 Não despertes coração/Mocidade não te vás
1935 Victor 78 Perjúrio/Desencanto
1935 Victor 78 Quando ela voltar/Saudade do luar
1935 Victor 78 Quanta promessa/Amei uma só vez
1935 Victor 78 Quero sentir o teu abraço/Vem aos meus braços
1935 Victor 78 Vingança/Recolhimento
1934 Victor 78 Cabocla malvada/Pássaro cego
1934 Victor 78 Felicidade que eu não vi/Larinha
1934 Victor 78 Jóia falsa/Eternamente
1934 Victor 78 Noite de São João/Sem pátria e sem lar
1934 Victor 78 Samba da saudade/Meu último luar
1934 Victor 78 Sou triste/...e não voltou
1934 Victor 78 Tem pena do nego/Foi boto sinhá!...
1934 Victor 78 Vem meu amor/Vejo você
1933 Victor 78 Coisa ruim/Se eu fizesse uma canção para você
1933 Victor 78 Fico de mal/Castelo de cartas
1933 Victor 78 Jangadeiro do norte/Canção do exilado
1933 Victor 78 Mariúza/Boca bonita
1933 Victor 78 Morena sarará/Minha noite de São João
1933 Victor 78 O barqueiro/Mulher
1933 Victor 78 Promessa/Ouve amor
1933 Victor 78 Recordar.../Folhas ao vento
1933 Victor 78 Se Deus quiser/Se eu amasse alguém
1932 Victor 78 Azulão/Um agradinho é bom

(Com o Bando de Tangarás)

1932 Victor 78 Beduíno/Se ela perguntar
1932 Victor 78 Bem-te-vi/Flor divinal
1932 Victor 78 Na minha casa/Este amor
1932 Victor 78 Na serra da Mantiqueira/Pai João
1932 Victor 78 O índio do Corcovado/Maringá
1932 Victor 78 Recordações/Para a ventura imensa de te amar
1931 Victor 78 De papo pro á/Zíngara
1931 Victor 78 Flor agreste/Desilusão
1931 Brunwick 78 Gauchita/Saudade gaúcha
1931 Columbia 78 Glória/Brincando com foguetão
1931 Brunwick 78 Luizinha/Eu não posso perder você
1931 Brunwick 78 Na minha casa/O rancho da serra
1931 Victor 78 No baile de máscaras/Cabecinha de vento
1931 Parlophon 78 Não tardes/Vovozinha
1931 Brunwick 78 Se ela te oferecesse um grande amor/Dor
1931 Brunwick 78 Trovas de minha terra/Zé Mulato
1930 Brunwick 78 24 de outubro/Os 18 de Copacabana
1930 Parlophon 78 Bamba/A casinha onde moro
1930 Odeon 78 Brasileira/Sim...ou não?...
1930 Odeon 78 Cena caipira/Frumiga vremeia

(Com Luci Campos)

1930 Odeon 78 Como se deve amá/Quanto num chorei
1930 Brunwick 78 Confissões de amor/Meu sofrer
1930 Parlophon 78 Desperta/É quem chora comigo
1930 Odeon 78 Dá-se um jeitinho/Maruská
1930 Odeon 78 Marvada/Zé Raimundo
1930 Odeon 78 Minha choça/Nhanhá Pequena
1930 Brunwick 78 Moreninha/Maria Rosa
1930 Odeon 78 Não sei!/Haydée
1930 Brunwick 78 Olhos/A queimada
1930 Odeon 78 Porque minh'alma sofre
1930 Brunwick 78 Quadras/Noite de encanto
1930 Odeon 78 Riso e pranto/Não
1930 Brunwick 78 Sinhá Rosa/Canção discreta
1930 Odeon 78 Sou Ioiô de Iaiá/Bamba
1930 Odeon 78 Tarde dourada/Para o amor
1930 Odeon 78 Teu amor pra mim não vale nada/Bicho perigoso
1930 Parlophon 78 Teus oio/Sonhos
1930 Brunwick 78 Viola triste/O roçado
1929 Odeon 78 Aurora/Boneca
1929 Odeon 78 Bandeirante/Mineirinha
1929 Odeon 78 Caboquinha/Sombrinha azul
1929 Parlophon 78 Cai, cai balão/Os dois caminhos
1929 Parlophon 78 Canção do amor/O meu penar
1929 Odeon 78 Canção do amor/Pai João
1929 Parlophon 78 Christina
1929 Odeon 78 Crepúsculo/Arrependimento
1929 Parlophon 78 Crepúsculo/Arrependimento
1929 Odeon 78 Eterna canção/Sertaneja do norte
1929 Parlophon 78 Eterna canção/Sertaneja do norte
1929 Odeon 78 Foi num dia de São João/Vontade...de querer
1929 Parlophon 78 Guanabara/Perfil de gaúcha
1929 Parlophon 78 Hula/História de toda gente
1929 Odeon 78 Ingenuidade/Juriti
1929 Parlophon 78 Ingenuidade/Juriti
1929 Odeon 78 Jaboticaba/Tu não gosta de ninguém
1929 Odeon 78 João Capeta/Benzinho do coração
1929 Odeon 78 Já me esqueci de você

(Com Francisco Alves)

1929 Odeon 78 Lua branca/Meu violão
1929 Parlophon 78 Maria/Casinha pequenina
1929 Odeon 78 Meu Ceará/Sonhos de Natal
1929 Parlophon 78 No meu sertão/Tudo selado
1929 Parlophon 78 Soluçar de um coração/Quero você
1929 Odeon 78 Tutu Marambá/La marocha
1929 Parlophon 78 Vai morrendo o nosso amor/A casinha da colina
1928 Odeon 78 A casinha do meu bem/Serrana
1928 Odeon 78 Adeus Eulina/Nhapopé
1928 Odeon 78 Aquele cantinho/Sonho de formosura
1928 Parlophon 78 Bem te vi/Ranchinho desfeito
1928 Odeon 78 Casa de caboclo/Minha paioça
1928 Parlophon 78 Casa de caboclo/Minha paioça
1928 Odeon 78 Foram-se os malandros

(Com Francisco Alves)

1928 Parlophon 78 Na praia/Os filhos da Candinha
1928 Odeon 78 Nhá Maria/Eu gosto de você
1928 Odeon 78 Não posso comer sem molho

(Com Francisco Alves)

1928 Parlophon 78 Não posso mais meu bem/Eu tinha um passarinho
1928 Odeon 78 O que tu és/Meu coração
1928 Odeon 78 Olhos de cabocla/Cantigas
1928 Odeon 78 Ramona/Canção da felicidade
1928 Odeon 78 Sabiá/Felicidade/Papaizinho
1928 Odeon 78 Saci Pererê/O pardal
1928 Parlophon 78 Sapo cururu/O boiadeiro
1928 Odeon 78 Sussuarana/Ciúmes
1928 Odeon 78 Tecia/Rouxinol
1928 Odeon 78 Toada sertaneja

(Com Francisco Alves)

1928 Parlophon 78 Um sorriso e um olhar/Chororó
1927 Odeon 78 Anoitecer/Cabocla apaixonada
1927 Odeon 78 Boca pintada/Sabiá mimoso
1927 Odeon 78 Canarinho/Rolinha
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A canção no tempo. Volume1. São Paulo: Editora: 34, 1999.