Cantora. Compositora.
Criada na Zona Norte do Rio de Janeiro, começou a compor aos 15 anos.
Em 1973, concorreu no Festival de Música da Faculdade Hélio Alonso, classificando-se em 1º lugar com sua canção “Passional”.
Compôs trilhas sonoras para o teatro, como “Onze fitas”, e “O dia da caça”, de José Loureiro.
Sua canção “Meninas da cidade” foi gravada e incluída por Elis Regina no show “Transversal do tempo”.
Em 1979, gravou seu primeiro disco, “Fátima Guedes”.
No ano seguinte, participou do Festival da Nova Música Brasileira com “Mais uma boca” e gravou novo disco também intitulado “Fátima Guedes”.
Em 1981, lançou “Lápis de cor”, LP que alcançou sucesso da crítica especializada.
Dois anos depois, com destaque para a canção “Absinto”, gravou o LP “Muito prazer”.
Os discos seguintes foram “Sétima arte” (1985), “Coração de louca” (1989), “Pra bom entendedor” (1993) e “Grande tempo” (1995).
Em 1999, comemorando 20 anos de carreira, gravou o CD “Muito intensa”, contando com participação especial de Djavan e Zé Renato. O disco foi lançado em show no Ballroom, com direção e roteiro de Túlio Feliciano.
Em 2001, lançou, com Eduardo Gudin, o CD “Luzes da mesma luz”, interpretando obras do compositor, que assina todos os arranjos orquestrais do disco e atua ao violão, acompanhado de Lito Robledo (baixo) e Toninho Pinheiro (bateria).
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Wanderléa, Elis Regina, Nana Caymmi, Zizi Possi, Joanna, Simone e Alcione, entre outros.
Em 2004, comemorando 25 anos de carreira, apresentou-se no Teatro Rival BR (RJ), com o show “Tanto que aprendi de amor”, no qual recebeu como convidados Alcione, Leila Pinheiro e Emílio Santiago. Assumiu, nesse mesmo ano, o cargo de secretária de Cultura de Teresópolis.
Lançou, em 2006, o CD “Outros Tons”, produzido por Marcus Fernando, registrando canções pré-bossa nova de Tom Jobim, dos anos 50 e início dos anos 60 ainda não regravadas, como “Incerteza” e “Luar e batucada”, ambas com Newton Mendonça, “A chuva caiu” (c/ Luiz Bonfá), “Pelos caminhos da vida” (c/ Vinicius de Moraes). O disco, idealizado e produzido por Marcus Fernando, contou com a participação dos músicos Paulo Midosi (piano), Ronaldo Diamante (baixo) e Élcio Cáfaro (bateria).
Em 2012, a cantora Fhernanda Fernandes lançou o CD “Passional – As canções de Fátima Guedes”, contendo exclusivamente canções de sua autoria: “É sério” (c/ Djavan), “Cara a máscara”, “Dor medonha”, “E agora?”, “Flor de ir embora”, “Tanto que aprendi de amor”, “Não te amo mais”, “Fraqueza”, “Paladar”, “Absinto”, “Desacostumei de carinho”, “Celeste” e a faixa-título.
Em 2013, apresentou-se no Teatro Rival (RJ), com o show “Transparente”.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.