1.502
Nome Artístico
Antenógenes Silva
Nome verdadeiro
Antônio Honório da Silva
Data de nascimento
30/10/1906
Local de nascimento
Uberaba, MG
Data de morte
9/3/ 2001
Local de morte
Rio de Janeiro
Dados biográficos

Acordeonista. Compositor.

Filho de Olímpio Jacinto da Silva, serralheiro, ferrador de cavalos e grande sanfoneiro. Sua mãe, Maria Brasilina de São José, descendia do já empobrecido Barão da Ponte Alta. Freqüentou a escola por apenas dois anos, passando a trabalhar desde muito jovem. Já nessa época, dedilhava o acordeom e compunha. Sua valsa “Saudoso passado”, feita aos 14 anos de idade, foi plagiada e apresentada com a assinatura de outro compositor, com nome de “Saudades de Matão”, que se tornaria grande sucesso. Uma história polêmica, que se concluiu com a comprovação de autoria do acordeonista. Servente de pedreiro, transferiu-se aos 21 anos para Ribeirão Preto, buscando, ali, iniciar sua carreira artística. Em 1931, casou-se com Marcília Marinari, violinista e locutora com o nome artístico de Léa Silva, excelente profissional, que depois de atuar na Rádio Nacional do Rio de Janeio, foi para os Estados Unidos trabalhar na C.B.S, e na N.B.C. Concluiu seu curso primário em São Paulo. Em 1949, fez o ginasial em Niterói, tendo se formado posteriormente em químico industrial. Manteve sempre uma atividade paralela à vida artistica, como comerciante de queijos. Diplomado em Química, fundou o Laboratório Creme Marcília, no Rio de Janeiro, do qual foi diretor-presidente.

Dados artísticos

Em 1928, apresentou-se no Cassino de Lindóia, transferindo-se para São Paulo, onde trabalhou no Bar Excelsior. Atuou na Rádio Educadora Paulista. Em 1929 gravou na Victor seus primeiros discos, interpretando de sua autoria, o choro “Gostei da tua caída”, o maxixe “Saudade de Uberaba” e as valsas “Norma” e “Feliz de quem ama”, todas de sua autoria. Gravou também na Orion e na Arte Fone.

Em 1933, transferiu-se para o Rio de Janeiro, tornando-se, desde então, nacionalmente conhecido. Acompanhou os melhores intérpretes nacionais e internacionais, dentre os quais Lucienne Boyer e Marta Eggerth. Gravou na Argentina com Carlos Gardel e Libertad Lamarque. Na Itália gravou com Gigli. Em 1934, atuou em Buenos Aires. No mesmo ano gravou de Zequinha de Abreu as valsas “Súplica de amor” e “Elza”. Em 1935 gravou com as Irmãs Pasgãs as marchas “Não foi assim”, de sua autoria e Osvaldo Santiago e “O carnaval é rei”, de sua autoria e Ernâni Campos. No ano seguinte gravou com sucesso, com voz de Augusto Calheiros a valsa “Pisando corações”, de sua autoria e Ernâni Campos. Mestre do acordeom, jamais deixou de se aperfeiçoar, tendo sido um dos poucos a acompanhar música do repertório lírico, o que fez em apresentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Conheceu música, dominando harmonia e orquestração, tendo sido aluno do maestro Guerra Peixe. Foi professor de Luiz Gonzaga, tendo lhe ensinado um repertório de tangos, quando este ainda músico no Mangue, necessitava atender aos pedidos dos freqüentadores e das mulheres.

Em 1937 gravou com a dupla Alvarenga e Ranchinho a mazurca “Candinha doida”, com arranjos de Loreto Conti e a tarantela “Pepinela”, de sua autoria e Alvarenga. Em 1938 gravou com Nestor Amaral e a Orquestra Odeon a rumba “Amor só de perto”, de sua autoria e a valsa “Se amas és feliz”, de sua autoria e Osvaldo Santiago. No mesmo ano, a dupla “Raul Torres e Mariano” gravou a valsa “Saudades de Matão, abrindo uma longa polêmica sobra a verdadeira autoria da obra, registrada como sendo dele e Jorge Galati, com letra de Raul Torres. No ano seguinte, gravou com Augusto Calheiros a valsa “Ave Maria”, de Erotides de Campos.

Em 1941 gravou na Odeon as valsas “Cada vez te quero mais”, de sua autoria e “Pic-nic trágico”, de Germano Benecase e Gomez Almeida, com Gilberto Alves na voz. No mesmo ano gravou com a dupla mineira De Morais e Nair Rodrigues a mazurca “Adeus porteira velha” e a marcha “Dança mineira”. Por essa época, acompanhou diversos artistas na Odeon tocando acordeom com seu conjunto, entre os quais, Gilberto Alves, De Morais, Manezinho Araújo e a dupla Joel e Gaúcho.

Em 1942 compôs com De Morais o samba “Uma mulher para mim”, gravada pelos dois no mesmo ano na Odeon. Compôs também com Miguel Lima, parceiro de Luiz Gonzaga, a valsa “Chamas do amor”. Em 1943 gravou na Odeon com canto de Morais Neto a canção “Luar do sertão”, de Catulo da Paixão Cearense. Em 1944 gravou com De Morais e Olguinha no canto as valsas “Nunca mais te verei”, de De Morais e João Bastos Filho e “Triste caminho”, de De Morais e Geraldo Costa. No mesmo ano compôs com o lendário compositor sertanejo João Pacífico o xote “Formosa morena”, gravado no mesmo ano com o canto de “As três garotas”. No mesmo período gravou de sua autoria e Miguel Lima o choro “Pica pau”, com voz de Ademilde Fonseca. Em 1945 gravou com Gilberto Alves na voz as marchas “Palhaço”, parceria com Miguel Lima e H. Souza e “Cantor de rádio”, parceria com Miguel Lima. Em 1947 gravou com Alcides Gerardi no canto, as valsas “Isa”, de sua autoria e Miguel Lima e “Deusa da beleza”, de De Morais e Arquimedes Rodrigues.

Em 1949 gravou com Seus Portenhos os tangos “Amar” e “Amargura”, de sua autoria. No mesmo ano acompanhou o cantor Jamelão na gravação do samba “Pensando nela”, de sua autoria e Irani de Oliveira. Em 1952 gravou a valsa “Branca”, de Zequinha de Abreu, clássico do cancioneiro popular. Em 1954 gravou a valsa “Quarto centenário de São Paulo”, de sua autoria em homenagem ao aniversário da cidade. Em 1956, sua valsa “Saudade de Ouro Preto” foi regravada pela Copacabana em interpretação de cítara por Avena de Castro. Em 1957, ganhou o primeiro lugar no concurso patrocinado pela fábrica de gaitas Honner, realizado em Trossingen – Alemanha, tendo sido considerado um dos maiores acordeonistas do mundo. Nessa ocasião, recebeu convite para apresentações no Conservatório de Paris. No mesmo ano gravou com seu conjunto, de sua autoria a quadrilha “Caminho da roça” e a marcha “Vamos pro sertão”. Em 1958, sua valsa “Santa Terezinha” foi gravada por Gilberto Alves no LP “…E as valsas voltaram Nº2” da gravadora Copacabana.

Em 1959, fundou a Rádio Federal de Niterói, que ajudou, literalmente, a construir com as próprias mãos. Conhecido como “O mago do acordem”, tem uma extensa discografia. Durante muitos anos, manteve no Rio de Janeiro uma escola de acordeom, com cursos de teoria, solfejo e harmonia. Compôs valsas, tangos, xotes, mazurcas, sambas, rancheiras e outros rítmos. Gravou mais de 130 composições de sua autoria sozinho ou com diversos parceiros.

Entre seus maiores parceiros está Miguel Lima, com quem compôs entre outras, a valsa “Isa”, as marchas “Cantor de rádio” e “Alegria” e o samba “Mulher bonita”. Em 1961 gravou na Odeon as marchas “Pisando na brasa” e “Marcha dos candangos”. No mesmo ano lançou pela Orion a mazurca “Adeus porteira velha” e a valsa “Porque choras”, ambas de sua autoria. Em 1963 gravou “Quando chora o bombardino” e “Baile da saudade”, ambas de sua autoria. Em 1968, sua valsa “Santa Terezinha” foi gravada na Copacabana por Gilberto Alves no LP “E as valsas voltaram nº2”.

Impulsionou a carreira no rádio de inúmeros artístas entre os quais Jamelão, Dilu Melo, Gilberto Alves e as Irmãs Pagãs. Foi o grande incentivador do chamado choro mineiro, mais chegado para a valsa. Entre seus sucessos estão “Pisando corações”, “Santa Terezinha”, “Suely”, “Uma grande dor não se esquece”, e “Saudades de matão”, esta última em parceria com Raul Torres e Jorge Gallati. Recebeu na Alemanha o prêmio de maior sanfoneiro de oito baixos do mundo.

Discografias
[S/D] Imperial LP Valsa da meia noite
1963 Orion 78 Quando chora o bombardino/Baile da saudade
1962 Orion 78 Amor/Quando te vejo
1961 Orion 78 Adeus porteira velha/Porque choras
1961 Odeon 78 Pisando na brasa/Marcha dos candangos
1961 Orion 78 Saudades de uro Preto/Saudades de Uberaba
1957 Odeon 78 Caminho da roça/Vamos pro sertão

(c/Seu conjunto)

1957 Odeon 78 Formosa morena/Trink, trink Brüderlein, trink
1956 Odeon 78 Rapaziada do Bráz/Dirce
1954 Odeon 78 Quarto Centenário de São Paulo/Nossa Senhora da Aparecida
1953 Odeon 78 Apertadinho/Picadinho
1953 Odeon 78 Chegou a banda/Noite na roça
1953 Odeon 78 Nossa Senhora do Brasil/Nossa Senhora da Penha
1952 Odeon 78 Arrependimento/Lírios e rosas
1952 Odeon 78 Branca/Centenário de Rio Preto
1952 Odeon 78 Escravo/Saudades eu tenho
1952 Odeon 78 Longe dos olhos/Moreninha do sertão
1951 Odeon 78 Ai sinhá, sinhá/Baião do pulo
1951 Odeon 78 Ai!Jangadeiro/Amando e sendo amado
1951 Odeon 78 Aurora/Dá um jeitinho
1950 Odeon 78 Esperando meu benzinho/João Tropeiro
1950 Odeon 78 Pescador/Como sofre quem ama
1949 Odeon 78 A giboia comeu/Pensando nela
1949 Odeon 78 Amar/Amargura
1949 Odeon 78 Trem de ferro (Viajando para São Paulo)/Rosa do sul
1948 Odeon 78 A vida é boa/É só ilusão
1948 Odeon 78 Argélia/escravo
1948 Odeon 78 Nossa Senhora das Graças/Recordação de Poços de Caldas
1947 Odeon 78 Dança do esquinado/Não posso viver sem ti
1947 Odeon 78 Isa/Deusa da beleza
1947 Odeon 78 Lágrima de homem/Sonhador
1947 Odeon 78 Mulher bonita/Adeus Helena
1947 Odeon 78 Mês de Maria/Razão do meu sofrer
1946 Odeon 78 Chega de tanto sofrer/Vida de pobre
1946 Odeon 78 Dorsinha/Feijão com couve
1946 Odeon 78 Não posso esquecer/Linda curitibana
1946 Odeon 78 Partiu meu benzinho/Adeus moreninha
1946 Odeon 78 Tocando para o meu amor/Florita
1945 Odeon 78 Alegria/Meu defeito
1945 Odeon 78 Cesário/Planta milho
1945 Odeon 78 Ideal desfeito/Carícias ao luar
1945 Odeon 78 Mágoa/Nove de julho
1945 Odeon 78 Palhaço/Cantor de rádio
1945 Odeon 78 Pecadora/Porque amei?
1945 Odeon 78 Recordação de Poços de Caldas/Sempre linda
1945 Odeon 78 Sueli/Cada vez te quero mais
1945 Odeon 78 Tocando em cima da mesa/Desilusão
1945 Odeon 78 Viver é beijar/Potpourri de melodias russas
1944 Odeon 78 Espelhos d'alma/O churrasco tá pronto
1944 Odeon 78 Formosa morena/Meu coração
1944 Odeon 78 Luar de Santa Catarina/Marcha do acordeom
1944 Odeon 78 Nasci para te amar/Pingo d'agua
1944 Odeon 78 Noite da amargura/Pica-pau
1944 Odeon 78 Nunca mais te verei/Triste caminho
1944 Odeon 78 Porque choras?/Triste fiquei
1944 Odeon 78 Soberano/Olga
1944 Odeon 78 Vai virando de banda/O vira do amor
1943 Odeon 78 Cotuba/Candinha no sarapico
1943 Odeon 78 Luar do sertão/Luar de ponte alta
1943 Odeon 78 Mariana/Fonte dos amores
1943 Odeon 78 Meu amor voltou/Morena dengosa
1943 Odeon 78 Morena do sul/Telegrama para o meu amor
1943 Odeon 78 Saudades de Petópolis/Santa Terezinha
1943 Odeon 78 Saudoso luar/Linda paraguaia
1943 Odeon 78 Serenata de Ribeirão Preto/Arrasta-pé
1943 Odeon 78 Viajando prá São Paulo/Este fox e um beijo
1943 Odeon 78 É prá mim/Não te esquecerei
1942 Odeon 78 A moça do cinquenta e dois/Uma mulher para mim
1942 Odeon 78 Acerta o passo/Caminho da roça
1942 Odeon 78 Adeus mãezinha/Eu tenho paixão por você
1942 Odeon 78 Bem me quer/Lírios e rosas
1942 Odeon 78 Chamas do amor/Quanto dói uma saudade
1942 Odeon 78 Noite de amor/Amor imortal
1942 Odeon 78 Oh Geraldina/Bebê chorão
1942 Odeon 78 Salve Brasil/Prenda minha
1942 Odeon 78 Santa Terezinha/Até o mar chorou
1942 Odeon 78 Tampolim do diabo/Saudades de Petrópolis
1942 Odeon 78 Vendedores do rio/Ocanto do sabiá
1942 Odeon 78 Zulmira/Doi, doi coração
1941 Odeon 78 Adeus porteira velha/Dança mineira
1941 Odeon 78 Ave Maria/Carrero bão
1941 Odeon 78 El penado 14/Acácia
1941 Odeon 78 Levanta poeira/Sensitiva
1941 Odeon 78 Luar de minha terra/Caipira da fuzarca
1941 Odeon 78 Noche de reys/Rodriguez Peña
1941 Odeon 78 Partida cruel/Passa pro lado de cá
1941 Odeon 78 Pic-nic trágico/Cada vez te quero mais
1941 Odeon 78 Sedutora/Coração que sofre
1940 Odeon 78 Desenho animado/Telefone cruel
1940 Odeon 78 Meu boi Borroso/Sapequinha
1940 Odeon 78 Moda da cidade/Arrasta o pé meu bem
1940 Odeon 78 Músicas do passado (I)/Músicas do passado (II)
1940 Odeon 78 O destino é quem quer/Marmelada
1940 Odeon 78 Saudades eu tenho/O boizinho tá doente
1940 Odeon 78 Sinal fechado/Pode bater coração
1940 Odeon 78 Um bosque florido/Quem pode esquecer
1940 Odeon 78 Uma grande dor não se esquece/Palhaço
1940 Odeon 78 Vira das ceifas/Até o mundo dança
1939 Odeon 78 Ave Maria/Se amas és feliz
1939 Odeon 78 Deliciosa/Hoy busco un cariño
1939 Odeon 78 Margarida/Agüenta o galho Chiquinho
1939 Odeon 78 O carnaval chegou/Quero também
1939 Odeon 78 Pescando lambari/Adeus João
1939 Odeon 78 Saudade profunda/Pisando na brasa
1939 Odeon 78 Saudades de Ouro Preto/Saudades de Uberaba
1939 Odeon 78 Teu amor é leilão/Estrela do sul (Reny)
1939 Odeon 78 Às três da manhã/Companheiro do meu penar
1938 Odeon 78 Afirma o pé crioula/Sanfona infezada
1938 Victor 78 Camélia/Baile no terreiro
1938 Odeon 78 Eu chorei, você chorou/Você vai
1938 Odeon 78 Isa/Última serenata
1938 Odeon 78 Maria/Agora eu vou
1938 Odeon 78 Quero ser lulu de estimação/É só mudar de proceder
1938 Odeon 78 Rainha do meu coração/Dor, nossa companheira
1938 Odeon 78 Saudades de Iguape/Curvado ao teu amor
1938 Victor 78 Saudoso passado/Roda morena
1938 Odeon 78 Sorriso de Ofélia/Olhos verdes
1938 Odeon 78 Vamos pro sertão/Dolorosa
1937 Odeon 78 Alegria do sertão/Uma noite na serra
1937 Odeon 78 Bimbalhou meu coração/Carnaval prá dois
1937 Odeon 78 Campo belo/Noite enluarada
1937 Odeon 78 Candinha doida/Pepinela
1937 Odeon 78 Companheiro do meu penar/Peteca do destino
1937 Odeon 78 Ingrata/Rosas de outono
1937 Odeon 78 Solucós d'alma/Caprichosa
1937 Odeon 78 Tia Chica no baile/Olha o sapo
1937 Odeon 78 Viver é beijar/O que sempre senti por ti
1936 Odeon 78 A minha alucinação/Léa
1936 Odeon 78 Alucinação/Nessa vida acontece
1936 Odeon 78 Assanhado/Lair
1936 Odeon 78 Dá tudo!/Mulata sem sê-lo
1936 Odeon 78 Minha linda Guanabara/Boneca não tem coração.
1936 Odeon 78 Pisando corações/Palmira
1936 Odeon 78 Recordação/Soluçando
1936 Odeon 78 Saudade dos teus beijos/Eu e o meu amor
1936 Odeon 78 Sertaneja/Madrugada na roça
1936 Odeon 78 Vamos à quadrilha/Moreninha do sertão
1935 Odeon 78 No butirão/Canta morena
1935 Odeon 78 Noitada na roça/Amélia
1935 Odeon 78 Não foi assim/O carnaval é rei
1935 Odeon 78 Um baile na fazenda/Tira lasca
1934 Victor 78 Nininha/Saudade de Ribeirão Preto
1934 Victor 78 Não é nada disso/Primavera
1934 Odeon 78 Pica-pau/Até eterno amor
1934 Victor 78 Saudades de um velho amor/Tira fogo
1934 Odeon 78 Súplicas de amor/Elza
1934 Victor 78 Tira o pé do caminho/Alegria
1933 Victor 78 Camélia/Roda morena
1931 Odeon 78 Guarujá/Meu buchinho
1929 Victor 78 Gostei de tua caída/Norma
1929 Victor 78 Saudade de Uberaba/Feliz de quem ama
Obras
A giboia comeu (c/ J. Correia da Silva)
A minha alucinação (c/ Ernâni Campos)
A vida é boa (c/ Ernâni Campos)
Acerta o passo
Acácia
Adeus Helena (c/ Miguel Lima e Caboclo)
Adeus João
Adeus moreninha (c/ De Morais)
Adeus mãezinha (c/ De Morais)
Adeus porteira velha
Afirma o pé crioula
Agora eu vou
Aguenta o galho Chiquinho
Ai! Jangadeiro
Alegria (c/ Miguel Lima)
Alegria do sertão
Amar
Amargura
Amor (c/ Ernâni Silva)
Amor imortal
Amélia
Apertadinho
Argélia
Arranca lasca
Arrasta o pé meu bem
Arrasta-pé
Assanhado
Até eterno amor
Até o mar chorou
Até o mundo dança (c/ Ernâni Campos)
Baile da saudade
Baile no terreiro
Baião do pulo
Balões do pensamento (c/ Ernâni Campos)
Bebê chorão (c/ Irani de Oliveira)
Bem me quer
Bimbalhou meu coração (c/ Ernâni Campos)
Boneca não tem coração (Ernâni Campos)
Cada vez te quero mais
Caipira da fuzarca
Caminho da roça
Campo Belo
Camélia
Canta morena
Cantor de rádio (c/ Miguel Lima)
Caprichosa
Carnaval prá dois (c/ Ernâni Campos)
Carícias ao luar
Centenário de Rio Preto
Cesário (c/ Miguel Lima)
Chamas do amor (c/ Miguel Lima)
Chegou a banda
Companheiro do meu penar (c/ Ernâni Campos)
Coração que sofre
Cotuba
Curvado ao teu amor (c/ Ernâni Campos)
Dança do esquinado (c/ J. Portela)
Dança mineira
Deliciosa
Desenho animado
Desilusão
Doi, doi coração (c/ De Morais)
Dois destinos (c/ Gil Lima e Miguel Lima)
Dolorosa
Dor, nossa companheira (c/ Ernâni Campos)
Dorsilha
Dá tudo (c/ Ernâni Campos)
Dá um jeitinho
Escravo (c/ Ernani Campos)
Espelhos d'alma
Estrela do sul (Reny)
Eu chorei, você chorou (c/ Osvaldo Santiago)
Eu e o amor
Eu tenho paixão por você (c/ De Morais e Geraldo Costa)
Feijão com couve
Feliz de quem ama
Florita
Fonte dos meus amores
Formosa morena (c/ João Pacífico)
Força de vontade (c/ Irani de Oliveira)
Gostei de tua caída
Guarujá
Hoy busco un cariño (c/ Guilhermo Damiano)
Ingrata
Irene
Isa (c/ Miguel Lima)
João tropeiro
Juramento (c/ João Correia da Silva)
Lair
Levanta poeira (c/ Netinho)
Linda curitibana (c/ De Morais)
Linda paraguaia
Luar da minha terra
Luar de Ponte Alta
Luar de Santa Catarina
Lágrimas de homem
Léa (c/ Ernâni Campos)
Lírios e rosas
Madrugada na roça
Marcha do acordeom
Marcha dos candangos
Margarida
Maria (c/ Ernâni Campos)
Marina
Marmelada (c/ Cristovão de Alencar)
Meu amor voltou (c/ Geraldo Costa)
Meu boi Barroso
Meu buchinho
Meu coração
Meu defeito (c/ Miguel Lima)
Minha linda Guanabara (c/ Ernâni Campos)
Moda da cidade
Morena dengosa
Morena do sul
Moreninha do sertão
Mulata sem sê-lo (c/ Ernâni Campos)
Mulher bonita (c/ Miguel Lima)
Mágoa
Mês de Maria
Nasci pra te amar
Nessa vida acontece (c/ Ernâni Campos)
No butirão
Noitada na roça
Noite de amargura
Noite de amor
Noite enluarada
Noite na roça
Norma
Nossa Senhora da Aparecida
Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora do Brasil
Não foi assim (c/ Osvaldo Santiago)
Não posso esquecer (c/ De Morais)
Não posso viver sem ti (c/ De Morais)
Não te esquecerei
Não é nada disso
O canto do sabiá
O carnaval chegou (c/ Paulo Murilo)
O carnaval é rei (c/ Ernâni Campos)
O churrasco tá pronto
O destino é quem me quer (c/ Irani de Oliveira)
O que sempre senti por ti (Ernâni Campos)
Oh Geraldina
Olga
Olha o sapo
Olhos verdes
Outro amor (c/ Miguel Lima e Caboclo)
Palhaço (c/ H. Souza e Miguel Lima)
Palmira
Partida cruel (c/ De Morais)
Passa pro lado de cá (c/ De Morais)
Pecadora
Pensando nela (c/ Irani de Oliveira)
Pepinela (c/ Alvarenga)
Pescador
Pescando lambari
Peteca do destino (c/ Ernâni Campos)
Pica pau (c/ Miguel Lima)
Picadinho
Pingo d'água
Piquenique trágico
Pisando corações
Pisando na brasa
Planta milho (c/ J. Portela)
Pode bater coração (c/ Ernâni Campos)
Por que amei?
Por que choras?
Primavera
Quando chora o bombardino
Quando te vejo
Quarto centenário de São Paulo
Quem pode esquecer (c/ Ernâni Campos)
Quero ser lulu de estimação (c/ Ernâni Campos)
Quero também (c/ Paulo Murilo)
Rainha do meu coração
Razão do meu sofrer (Desilusão)
Recordação
Recordação de Poços de Caldas
Roda morena
Rosa do sul
Rosas de outono
Sanfona infezada
Santa Terezinha
Sapequinha
Saudade profunda (c/ Ernâni Campos)
Saudades de Matão
Saudades de Ouro Preto
Saudades de Petrópolis
Saudades de Ribeirão Preto
Saudades de Uberaba
Saudades de um velho amor
Saudades dos teus beijos
Saudades eu tenho (c/ De Morais)
Saudoso luar
Saudoso passado
Se amas és feliz (c/ Osvaldo Santiago)
Sempre linda
Sensitiva
Serenata de Ribeirão Preto
Sertaneja
Sinal fechado (c/ Ernâni Campos)
Soberano
Soluçando
Soluços d'alma
Sonhador
Sorriso de Ofélia
Sueli (c/ Miguel Lima)
Telefone cruel (c/ Ernâni Campos)
Telegrama para o meu amor
Teu amor é leilão (c/ Ernâni Campos)
Tia Chica no baile
Tira fogo
Tira o pé do caminho
Tocando em cima da mesa
Tocando para o meu amor
Trampolim do diabo
Trem de ferro (Viajando para São Paulo)
Triste fiquei (c/ De Morais)
Um baile na fazenda
Um bosque florido
Uma grande dor não se esquece
Uma mulher para mim (c/ De Morais)
Uma noite na serra
Vai virando de banda
Vamos pro sertão
Vamos à quadrilha
Vida de pobre (c/ J. Portela)
Viver é beijar (c/ Ernâni Campos)
Você vai
É pra mim
É só ilusão!...
É só mudar de proceder (c/ Ernâni Campos)
Última serenata
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário Biográfico da música Popular. Rio de Janeiro: Edição do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

NEPOMUCENO, Rosa. Música Caipira – Da roça ao rodeio. São Paulo: Editora 34, 1999.

SEVERIANO, jairo e MELLO, zuza Homem de. A canção no tempo. Vol. 1. São Paulo: Editora 34, 1997.