
Instrumentista (baixista). Compositor. Arranjador.
Irmão das cantoras Gracinha Leporace e Marianna Leporace.
Iniciou sua carreira profissional em 1965, como integrante do Grupo Manifesto.
Participou, dois anos depois, do II Festival Internacional da Canção, classificando “Canção de esperar você”, de sua autoria, interpretada por Gracinha Leporace.
Em 1969, integrando o Vox Populi, seguiu para o México, onde morou um ano. Em seguida, mudou-se para Los Angeles, onde aprimorou seus estudos de composição, violão e baixo.
Regressou ao Brasil no início de 1972. A partir desse ano, começou a atuar em shows e gravações com diversos artistas, como Edu Lobo, Gal Costa, Ivan Lins, Dorival e Família Caymmi, Elizeth Cardoso, Milton Nascimento, Joyce, Sueli Costa e Sá & Guarabira, entre outros.
Compôs a trilha sonora de “Se a banana prende o mamão solta”, musical infantil de Dilma Lóes, apresentado no Teatro Villa Lobos, no Teatro do América e no Teatro do Hotel Nacional, durante o ano de 1985.
Dois anos depois, gravou, com Maurício Gueiros, o LP “Aldeia”, que contou com cinco composições próprias.
Em 1998, montou o projeto “Pra vida inteira”, um trabalho autoral apoiado por uma banda formada por Marianna Leporace (voz), Adriano Souza (teclado), Mila Schiavo (percussão) e Afonso Cláudio (sax/flauta).
Em 2000, participou, como baixista, da série de shows e do CD “São bonitas as canções”, acompanhando Marianna Leporace e Sheila Zagury.
Constam da relação dos intérpretes de suas canções artistas como Edu Lobo, Nana Caymmi, Alaíde Costa, Leny Andrade, Zizi Possi, Joyce, Sarah Vaughan e Johnny Mathis, entre outros.
Fernando Leporace e Maurício Gueiras
Vox Populi
Grupo Manifesto
Grupo Manifesto
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.