3.502
©
Nome Artístico
Alaíde Costa
Nome verdadeiro
Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide
Data de nascimento
8/12/1935
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantora. Compositora.

Criada em Água Santa, subúrbio do Rio de Janeiro. Filha de um forneiro de padaria e de mãe lavadeira.

Participou de programas de calouros infantis, como “Sequência G3” (Rádio Tupi) e “Arraia miúda” (Rádio Nacional).

No início da década de 1950, participou do programa “Calouros em desfile”, de Ary Barroso, recebendo a nota máxima.

Em 2025 foi homenageada pela tevê Globo na telenovela “Garota do momento”, que se passa no ano de 1958 – ano em que gravou a música “Conselhos” – em cena que foi reproduzida pela atriz Bárbara Sut.

Dados artísticos

Iniciou sua carreira profissional em 1955, como crooner do dancing Avenida, no Rio de Janeiro.

Em 1957, gravou um 78 rpm contendo “Tarde demais” (Hélio Costa e Lenita Andrade). Ainda nesse ano, lançou mais um 78 rpm com as canções “Conselhos” (Hamilton Costa e Richard Franco) e “Domingo de amor” (Fernando César).

Em 1959, levada por João Gilberto, entrou em contato com os compositores da bossa nova. Gravou, nesse ano, seu primeiro LP, “Gosto de você”, contendo as faixas “Pela rua”, (Ribamar e Dolores Duran), “Minha saudade” (João Donato e João Gilberto), ” Vontade de chorar” (Ivon Cury), “Lobo bobo” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli), “Terminemos em paz” (Oldemar Magalhães e Renato Lima), “Conversa” (Jair Amorim e Evaldo Gouveia), “Canção de ir embora” (Paulo Tito e Ricardo Galeno), “Erros de gramática” (Marino Pinto e Carlos Lyra), “Estrada branca” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Madrugada” (Candinho e Marino Pinto), “Porque? (Sebastião de Souza e Jonas Garret) e a canção-título (Geraldo Serafim e Armando Nunes).

Em 1960, lançou o LP “Alaíde canta suavemente”, registrando as canções “Complicação” e “Fim de noite”, ambas de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli), “Esquecendo você” (Tom Jobim), “História de nossa história” (Marino Pinto e Aloísio de Barros), “Ciúme” (Carlos Lyra), “É mentira nosso amor” (Maria Cecília), “Chora tua tristeza” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves), “Dindi” (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), “Jura de pombo” (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), “O nosso olhar” (Geraldo Serafim e Sergio Ricardo), “Dê-me o braço” (Jasson Fernandes e Luiz Bandeira) e “Discussão” (Newton Mendonça e Tom Jobim). Nessa época, começou a apresentar-se nos shows de bossa nova realizados no Rio de Janeiro.

Em 1961 produziu o próprio disco às próprias expensas, em uma época que pouco se falava em disco independente.

Gravou, em 1961, o LP “Alaíde, jóia moderna”, contendo sua composição “Canção do amor sem fim” (c/ Geraldo Vandré), além de “Ponto final” e “No mundo da lua”, ambas de Ana Maria Portella, “Encontro com a saudade” (Nilo Queiróz e Billy Blanco), “Samba de nós dois” (Baden Powell e Billy Blanco), “Se foi passado” (Aldacir Louro, Willian Duba e Linda Rodrigues), “Gostar de ninguém” (Hugo Almeida e Valsinho), “Só de mentirinha” (Benil Santos e Paulo Tito), “Gosto do seu lhar” (Luvercy Fiorini e Iko Castro Neves), “Sem você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Segue a vida em paz” (Hugo Almeida e Baden Powell) e “Lágrima” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves).

No ano seguinte, casou-se e fixou residência em São Paulo.

Em 1963, lançou o LP “Afinal…”, contendo, além da faixa-título, de sua autoria, as canções “Natureza” e “Igrejinha”, ambas de Theo de Barros, “E agora” (Hayban e Hélio Simões), “Cadê o amor” (Walter Santos e Tereza Souza), “Ouvi tua voz” (Paulinho Nogueira), “Insensatez” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), “Historinha” (Rita Moreira e Paulinho Nogueira), “Tristeza de amar” (Luiz Roberto e Geraldo Vandré), “Manhã chegou” (Manguito e André Perez), “Rimas de ninguém” (Vera Brasil) e “Como eu gosto de você” (Gracindo Jr. E Rildo Hora).

Participou, em 1964, do programa “O fino da bossa”, realizado no Teatro Paramount (TV Record/SP), interpretando com grande repercussão “Onde está você” (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini), canção que viria a se tornar emblemática em sua carreira, A consagração obtida no espetáculo lhe valeu um contrato com a emissora. Em seguida, apresentou-se em temporada com Oscar Castro Neves no Teatro Santa Rosa (RJ), participou do I Festival Universitário da TV Tupi (SP) e realizou um recital de canções renascentistas no Teatro Municipal de São Paulo, intitulado “Alaíde alaúde”, com o maestro Diogo Pacheco.

Em 1965, gravou o LP “Alaíde Costa”, contendo “Sonho de um Carnaval” (Chico Buarque), “Onde está você” (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini) e “Preciso aprender a ser só” (Marcos e Paulo Sérgio Valle), entre outras, além de sua composição “Tudo o que é meu” (c/ Vinicius de Moraes).

No ano seguinte, afastou-se do cenário artístico devido a problemas de saúde.

Retomou sua carreira em 1972, gravando em dueto com Milton Nascimento a faixa “Me deixa em paz” (Airton Amorim e Monsueto), incluída no LP “Clube da Esquina”. Apresentou-se, em seguida, ao lado do compositor, no Teatro Teresa Raquel e na Sala Cecília Meirelles (RJ). Ainda em 1972, voltou a gravar, lançando um compacto simples contendo as canções “Diariamente” (Paulo César Girão e Gérson) e “Antes e depois” (Oscar Castro Neves). Também nesse ano, lançou um compacto duplo com “Diz” (Walter Santos e Teresa Souza), “Enlouqueci” (Luís Soberano, Valdomiro Pereira e João Sales), “Ansiedade” (Paulinho da Viola) e “E a gente sonhando” (Milton Nascimento).

Em 1973, gravou, com Oscar Castro Neves, o LP “Alaíde Costa e Oscar Castro Neves”, produzido por Aloysio de Oliveira, com destaque para as canções “Sabe você” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), “Companheira da manhã” (Oscar Castro Neves e Regina Werneck) e “Cala meu amor” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), além da faixa “Amigo amado”, de sua autoria em parceria com Vinicius de Moraes.

No ano seguinte, lançou o LP “Alaíde Costa”, registrando as canções “Me deixa em paz” (Airton Amorim e Monsueto) e “Primavera” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes), entre outras. Também em 1974, gravou um compacto duplo com as canções “Calvário” (Marcos Calazans e Cao Pimentel), “Avenida fechada” (Élton Medeiros, Cristóvão Bastos e Antônio Valente), “Primavera” (Carlos Lyra e Vinícius de Morais) e “O rei da França na ilha da assombração” (Zé Di), samba-enredo do Salgueiro. Ainda nesse ano, participou, ao lado de Johnny Alf e Lúcio Alves, do segmento “Bossa Nova”, da série radiofônica “MPB-100”, produzida e apresentada por Ricardo Cravo Albin para o “Projeto Minerva”, transmitida em cadeia nacional, gerando oito LPs.

Em 1975, regravou a canção “Onde está você”, lançada em compacto simples.

No ano seguinte, lançou o LP “Coração”, com destaque para a faixa-título (Nelson Angelo e Ronaldo Bastos), “Tomara” (Maurício Tapajós, Novelli e Paulo César Pinheiro) e “Viver de amor” (Toninho Horta e Ronaldo Bastos), entre outras, além de sua composição “Tempo calado” (c/ Paulo Alberto Ventura).

Em 1982, gravou o LP “Águas vivas: Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho”, registrando obras do compositor, como “Valha-me Deus” (c/ Baden Powell), “Mudando de conversa” (c/ Maurício Tapajós) e “Pressentimento” (c/ Élton Medeiros), entre outras, além de sua parceria com o autor na faixa “Cadarços”.

Em 1988, lançou o LP “Amiga de verdade”, com a participação de Paulinho da Viola, Milton Nascimento, Ivan Lins e Egberto Gismonti, entre outros. O disco registrou as canções “Cinema antigo” (Sueli Costa e Cacaso), “Absinto” (Fátima Guedes) e “Morrer de amor” (Oscar Castro Neves e Luverci Fiorini), entre outras, além da faixa-título (Aldir Blanc e Gilson Peranzzetta).

Em 1991, apresentou em São Paulo os espetáculos “Coração violão”, acompanhada por Paulinho Nogueira, e “Alaíde Costa canta Tom Jobim”.

Em 1995, lançou, com o pianista João Carlos Assis Brasil, o CD “Alaíde Costa & João Carlos Assis Brasil”. Nesse mesmo ano, foi convidada por José Miguel Wisnik para participar do evento “Rumos Musicais” (Instituto Cultural Itau/SP).

No ano seguinte, apresentou-se, com muito sucesso, no Teatro Municipal de São Paulo, interpretando canções de Tom Jobim.

Em 1999, fez show no Vinícius Piano Bar, no Rio de Janeiro.

Lançou, em 2000, o CD “Falando de amor”, gravado em Paris, em 1987. No repertório, as canções “Amor é outra liberdade” (Sueli Costa e Abel Silva) e “Tudo se transformou” (Paulinho da Viola), entre outras, além da faixa-título (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). Nesse mesmo ano, apresentou-se no Mistura Fina (RJ) e no Vinicius Piano Bar (RJ).

Ao longo de sua carreira, participou de discos de outros artistas, como “Clube da Esquina” (Milton Nascimento e Lô Borges), “No Tom da Mangueira” (Tom Jobim e Velha Guarda da Mangueira), “Songbook Tom Jobim”, “Pouco pra mim” (Carlos Navas) e “Milton Nascimento – Sua vida, sua música”.

Em 2003, apresentou-se, com Johnny Alf, no London Jazz Festival, realizado no Queen Elizabeth Hall, em Londres.

Lançou, em 2005, o CD “Tudo que o tempo me deixou”, produzido por Antônio Carlos Vidigal. O disco contou com a participação de Gilson Peranzzetta (arranjos, direção musical, piano e teclados), Paulo Russo (contrabaixo acústico), João Cortez (bateria), David Chew (violoncelo) e Mauro Senise (sax alto e flauta). No repertório, suas composições “Saída”, “Você é amor” (c/ Tom Jobim) e “Meu sonho” (c/ Johnny Alf), além de “Voz de mulher” (Sueli Costa e Abel Silva), “Conversa com o coração” (Guinga e Paulo César Pinheiro), “Estranha saudade” (Cristóvão Bastos e Hermínio Bello Carvalho), “Coração sem saída” (Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro), “Predestinado amor” (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro), “Minha Nossa Senhora” (Fátima Guedes), “Pra Tânia” (Sebastião Tapajós e Geraldo Julião), “Ana Luiza” (Tom Jobim), “Leilão” (Carlota Marques e Paulo César Feital), “Solidão” (Dolores Duran) e a faixa-título (Gilson Peranzzetta e Paulo César Pinheiro). Nesse mesmo ano, foi contemplada com o Prêmio Rival Petrobras da Música, na categoria Melhor Cantora. Ainda em 2005, participou, ao lado de Elza Soares e Jair Rodrigues, do show “Brasil Brasileiro”, apresentado em Paris como atividade de encerramento do Ano do Brasil na França. Em 2011, numa parceria do Instituto Cultural Cravo Albin com o selo Discobertas, foi lançado o box “100 Anos de Música Popular Brasileira”, contendo quatro CDs duplos, com áudio restaurado por Marcelo Fróes da coleção  de oito LPs da série homônima produzida por Ricardo Cravo Albin, em 1975, com gravações raras dos programas radiofônicos “MPB 100 ao vivo” realizadas no auditório da Rádio MEC, em 1974 e 1975. A cantora participou dos volumes 5 e 6 da coletânea, nas seguintes faixas: “Desafinado” (Tom Jobim e Newton Mendonça); “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), em duo com Johnny Alf; e “Influência do jazz”; “Eu não existo sem você” (Tom Jobim e Newton Mendonça); e “Lobo bobo” (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli).

Em 2014, finalmente realizou o seu sonho de gravar um disco autoral. “Canções de Alaíde” foi lançado pelo selo “Nova Estação” e produzido por Thiago Marques Luiz. Dentre as músicas selecionadas, apareceram clássicos da bossa nova como “Amigo amado”, parceria com Vinicius de Moraes, “Você é amor”, com Tom Jobim, e “Canção do breve amor”, com Geraldo Vandré). O trabalho foi uma forma de comemorar seus 60 anos de carreira, contados a partir de seu primeiro contrato musical como crooner do Dancing Avenida, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, a editora Imprensa Oficial lançou, pela coleção “Aplausos”, o livro “Alaíde Costa: faria tudo de novo”. Escrito por Ricardo Santhiago, o livro rememorou os principais momentos de sua carreira e seus encontros musicais. Ao lado de Dalva Torres apresentou o show “Porcelana”, em Recife.

Em 2015, em comemoração aos seus 80 anos de idade, apresentou-se no Teatro Rival BR, em show no qual revisitou sua obra apresentando-se ao lado de convidados como Áurea Martins e João Senise. Também em 2015, ainda em comemoração aos seus 80 anos, gravou com o violonista e guitarrista Toninho Horta o CD “Alegria é Guardada em Cofres, Catedrais” no qual interpretou músicas como “Travessia”, e “Outubro”, de Milton Nascimento e Fernando Brant; “Beijo partido”, de Toninho Horta; “Nascente”, de Flávio Venturini e Murilo Antunes; “Sol de primavera”, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos; “Tudo que você podia ser”, de Márcio Borges e Lô Borges; “Saguin”, de Toninho Horta; “Bons amigos”, de Toninho Horta e Ronaldo Bastos, e “Sem você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

Em dezembro de 2020 lançou “O Anel”, com a obra de José Miguel Wisnik, de quem ela cantou “Outra Viagem” no Festival Universitário de Música Popular Brasileira (TV Tupi), em 1968, música que ganhou a primeira versão gravada pela cantora neste álbum. Além desta, o álbum trouxe mais três músicas inéditas com uma foi composta em 2020 e outras que ganharam o primeiro registro fonográfico. O álbum foi gravado entre setembro e outubro de 2020. Entre as músicas registradas estão “Aparecida”(uma das inéditas em gravações); “Estranho Jardim”; “Laser” (José Miguel Wisnik com Ricardo Breim); “Assum branco”, “Saudade da saudade”; “Ilusão Real”(JoséMiguel Wisnik e Guinga); “Por Um Fio”; “Olhai os Lírios do Campo”(a outra inédita em gravações parceria de Wisnik com Flávio Rezende).

Em 2022 lançou o álbum “O que meus calos dizem sobre mim”, produzido por Emicida e Marcus Preto, com direção musical de Pupillo. O disco incluiu músicas como “Aos meus pés” (João Bosco e Chico Bosco), “Aurorear” (Joyce Moreno e Emicida), “Nenhuma ilusão” (Fátima Guedes), “Pessoa-ilha” (Ivan Lins e Emicida), “Praga” (Erasmo Carlos e Tim Bernardes), “Tristonho” (Nando Reis e Alaíde Costa), “Turmalina negra” (Céu e Diogo Pouças).

Em dezembro de 2022, no dia do aniversário, lançou, pelos selos Discobertas e Disco Voador, o single inédito “Cavalos do Meio-dia” (Raul Slawinsky/Ana Maria Bahiana). A gravação, com arranjo de Egberto Gismonti, foi feita ao vivo na apresentação de Alaíde Costa, em 4 de setembro de 1969, na segunda edição do Festival Universitário da Música Brasileira, promovido pela TV Tupi. A música foi derrotada na primeira eliminatória do festival.

Ainda em dezembro de 2022, lançou, apenas em CD, o álbum “Harmonias que Soam e Ressoam”. Foram gravadas para o álbum canções de Tom Jobim, Ivan Lins, Johnny Alf e Moacir Santos, entre outros. O trabalho foi produzido por Geraldo Rocha com a direção musical e alguns arranjos de Gilson Peranzzetta. Além de Peranzzetta no piano, a banda base do álbum teve os músicos Gabriel de Aquino (violão), José Arimatéa (trompete) e Rodrigo Villas (baixo). Toninho Horta fez participação especial em “Dindi” (Tom Jobim). Entre as outras músicas incluídas no álbum podem ser listadas “Se Eu Quiser Falar com Deus (Gilberto Gil) , “Setembro” (Ivan Lins, Vitor Martins e Gilson Peranzzetta) e a inédita “Harmonias que Soam e Ressoam” (Gilson Peranzzetta e Nelson Valência). A capa do CD foi um dos últimos trabalhos assinados por Elifas Andreato.

Lançou o CD “O que meus calos dizem de mim”, do qual se destacou a faixa “Aos meus pés”, composto para ela por João Bosco e Francisco Bosco.

Em 2023 apresentou-se no Carnegie Hall, em Nova York, em show comemorativo da apresentação histórica da Bossa Nova em 1962, desta vez, acompanhada por Roberto Menescal interpretou “Sabe você” (Carlos Lyra e Vinicius de Moraes) e “Demais”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira. Ainda em 2023, lançou disco produzido por Emicida e Marcus Preto, com direção musical de Pupillo. Neste mesmo ano, de  2023, ganhou o “Prêmio da Música Brasileira” na categoria “Lançamento em MPB”, pelo álbum “O que meus calos dizem sobre mim”. No mesmo ano foi convidada para participar da rememoração da noite da bossa nova no Carnegie Hall em outubro de 2023. A apresentação foi marcada para o palco do Stern Auditorium com Alaíde  e mais nomes de Seu Jorge, do  pianista Daniel Jobim, Roberto Menescal, Carlinhos Brown, e Carol Biazin. No repertório, clássicos como “Chega de Saudade”, Corcovado”, Garota de Ipanema” e “Wave”.

Em 2024 gravou, pela primeira vez, música de Caetano Veloso, a composição “Foi só por que você não quis” (Caetano Veloso e Emicida) foi gravada para o segundo disco da cantora produzido por Marcus Preto e Pupillo, lançado nesse mesmo ano com o título “E o tempo agora quer voar”. Ainda em 2024, apresentou o show “Alaíde Costa canta “Domingo” de Gal e Caetano”, idealizado por Thiago Marques Luiz e dirigido por Rodrigo Campos, com a participação especial de Ayrton Montarroyos, em São Paulo. Do disco também se destacou a faixa “Suave embarcação”, composta em parceria com Nando Reis. O trabalho também contou com colaboração de outros compositores como Marisa Monte. Ainda em 2024 computou 27 discos lançados por diversas gravadoras.

Discografias
2024 Samba Rock Discos CD E o tempo agora quer voar
2023 Independente CD Harmonias que Soam e Ressoam

(apenas em CD)

2023 Samba Rock Discos Moço

Single

2022 Discobertas / Circo Voador Cavalos do Meio Dia
2022 Samba Rock CD O que meus calos dizem sobre mim
2022 Samba Rock Discos Tristonho

Single

2021 MCK Canções de Amores Paulistas

Com Eduardo Santhana

2020 Selo Sesc O Anel – Alaíde Costa canta José Miguel Wisnik

Com José Miguel Wisnik

2020 Selo Sesc Saudade da Saudade

Single

2020 Kuarup Vontade de Chorar

Single

2018 Kuarup Musica 60 anos de bossa nova

Com Claudette Soares

2018 A Dama Da Canção
2017 Jam Music Rasguei Minha Fantasia
2015 CD Alegria é Guardada em Cofres, Catedrais

(com Toninho Horta)

2014 Selo Nova estação CD Canções de Alaíde
2012 EMI Retrato em Branco e Preto
2011 Master Classics Recordings Bossa Nova Classics
2010 Elemess Alaide Canta Johnny Alf: Em Tom de Canção
2008 Elemess Alaide Costa Canta Milton Amor Amigo
2005 CD Tudo que o tempo me deixou
2005 Biscoito Fino Águas Vivas: Alaíde Costa canta Hermínio Belo de Carvalho
2001 EMI Bis Bossa Nova

Coletânea

2000 CID CD Falando de amor
1995 Movieplay CD Alaíde Costa & João Carlos Assis Brasil
1988 Independente Amiga de verdade
1982 Vento de Raio Águas vivas

Alaíde Costa canta Hermínio Bello de Carvalho

1976 EMI/Odeon LP Coração
1975 Odeon Compacto simples Alaide Costa
1975 Coronado/Odeon Alaíde Costa
1975 Compacto simples Onde está você
1974 Compacto Duplo Calvário/Avenida fechada/Primavera/O rei da França na ilha da assombração
1973 Odeon Alaide Costa & Oscar Castro Neves
1973 Odeon Compacto simples Alaíde Costa
1973 Discobertas E Daí, E Daí

Reedição single

1972 Compacto simples Diariamente/Antes e depois
1972 Compacto Duplo Diz/Ansiedade/Enlouqueci/E a gente sonhando
1969 Discobertas e Circo Voador Cavalos do Meio Dia

Single

1969 Discobertas/Circo Voador Cavalos do Meio Dia

Single

1969 Discobertas/Circo Voador Cavalos do Meio Dia

Single

1965 Som Maior LP Alaide Costa
1965 Som Maior Alaíde Costa
1963 Audio Fidelity Afinal...
1961 RCA Victor LP Jóia moderna
1960 RCA Victor Alaíde canta suavemente
1959 RCA Victor LP Gosto de você
1957 78 Conselhos/Domingo de amor
1957 Tarde demais
Obras
Afinal
Amigo amado - (c/ Vinicius de Moraes)
Cadarços - (c/ Hermínio Bello de Carvalho)
Canção do amor sem fim - (c/ Geraldo Vandré)
Meu sonho - (c/ Johnny Alf)
Saída
Tempo calado - (c/ Paulo Alberto Ventura)
Tristonho - (c/ Nando Reis)
Tudo o que é meu - (c/ Vinicius de Moraes)
Você é amor - (c/ Tom Jobim)
Shows
2014 Crepe Rouge, Recife, PE Porcelana com participação de Dalva Torres
Alaíde Alaúde. Com o Maestro Diogo Pacheco. Teatro Municipal. São Paulo.
Alaíde Costa Canta Tom Jobim. São Paulo.
Alaíde Costa e João Carlos Assis Brasil.
Alaíde Costa e Milton Nascimento. Teatro Teresa Raquel e Sala Cecília Meirelles. Rio de Janeiro.
Alaíde Costa e Oscar Castro Neves. Teatro Santa Rosa. Rio de Janeiro.
Alaíde Costa. Mistura Fina. Rio de Janeiro.
Alaíde Costa. Teatro Municipal. São Paulo.
Alaíde Costa. Teatro São Pedro. São Paulo.
Alaíde Costa. Vinícius Piano Bar. Rio de Janeiro.
Coração Violão. Alaíde Costa e Paulinho Nogueira. São Paulo.
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. MPB Mulher. (Fotos: Mario Luiz Thompson). Rio de Janeiro: Instituto Cultural Cravo Albin/Elpaso e SESC Rio de Janeiro, 2006.

THOMPSON, Mario Luiz. Música Popular Brasileira (vol. 1 e 2). São Paulo: Editora Bem Te Vi, e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.