0.000
Nome Artístico
Claudio Dauelsberg
Nome verdadeiro
Claudio Peter Dauelsberg
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Instrumentista (pianista). Compositor. Arranjador.

Filho de Peter e Miriam Dauelsberg, na infância conheceu em sua casa alguns dos maiores nomes da música brasileira, como Guerra-Peixe, Francisco Mignone e Edino Krieger. Começou a estudar piano aos quatro anos de idade, tendo aulas com sua mãe e com Telmo Côrtes. Aperfeiçoou sua técnica com Sergei Dorenski e Hans Graf. Cursou a Berklee School of Music, em Boston. Foi aprovado em 2º lugar para o Mestrado em Piano Performance, na área de Musicologia, concluído em 2001 com a tese “A importância da prática da improvisação na formação do intérprete”.

Dados artísticos

Integrou, ao lado de Délia Fischer, o Duo Fênix, com o qual lançou os CDs “Duo Fênix” (1990), “Karaí-eté” (1991), apontado pela revista “IstoÉ” como um dos Dez Melhores CDs do Ano, e “Duo Fênix Europa” (1993). Realizou apresentações no Festival Internacional de Jazz de Montreux (1989) no Festival Internacional de Jazz de Sófia. Fez temporadas em Paris (New Morning), Frankfurt (Brot Fabrik), Colônia, Hamburgo e Stuttgart. Em 1990, participou do Free Jazz Festival (RJ) e gravou na Alemanha com Birelli Lagrene, guitarrista de Miles Davis.

Em 1999, participou do Festival de Jazz de Montreux e fez shows na Suécia, Portugal, França e Alemanha. Nesse mesmo ano, lançou o CD “Além das imagens”, indicado ao Prêmio Sharp, realizando turnê de lançamento do disco pelo Brasil.

Fundou a Grande Banda Carioca, uma big band da qual participaram vários artistas do cenário da música instrumental brasileira.

Em 2000, apresentou-se no Tchaikovsky Hall, em Moscou, e fez turnê, ao lado de Robertinho Silva (percussão), Ney Conceição (baixo) e Alexandre Carvalho (guitarra), em Paris (New Morning), Frankfurt (Brot Fabrik), Suécia, Portugal e Rússia.

Em 2001, lançou o CD “Paisagens brasileiras”, gravado no Montreux Jazz Festival. Apresentou-se como solista em turnê pelo Brasil com a Orquestra de Câmara de Genebra, sob a regência de Tierry Fischer, e com a Orquestra Nacional de Brasília, apresentando os Concertos de Bach. Nesse mesmo ano, consolidou sua carreira internacional, realizando sua quinta turnê consecutiva em festivais internacionais, com 18 concertos entre Escandinávia, Alemanha e Dinamarca. Também em 2001, ministrou um curso sobre música brasileira para alunos do curso de pós-graduação em música da Universidade de Londres.

Em 2002, realizou bem sucedida turnê nacional com o repertório do CD “Paisagens brasileiras”. No mesmo ano, gravou o CD “Bach”, com a Orquestra de Câmara de Moscou, no Tchaikovsky Hall.

Criou o PianoOrquestra, uma iniciativa inédita na área da música popular contemporânea, explorando o conceito do piano como orquestra, executado por 10 mãos.

Como solista, tocou à frente das Orquestras de Genebra e Moscou, além da Orquestra Nacional de Brasília.

Compôs trilha sonora para cinema (“Jardim de Alah”, de Davi Neves) e publicidade (“Jornal do Brasil” e Givenchi).

Ao longo de sua carreira, atuou com vários artistas, como Plácido Domingo, Bob Mintzer, Bireli Lagrane, Toots Thieleman, Chick Corea, Sandra de Sá, Claudio Nucci, Zélia Duncan, Márcio Montarroyos, Nivaldo Ornellas, Hermeto Pascoal, Robertinho Silva, Nico Assumpção, Arthur Maia, Torquato Mariano, Carlos Bala, Carlos Malta, Marcos Suzano, Jaques Morelenbaum e Toninho Horta, entre outros.

Recebeu várias premiações, com destaque para o 1º Prêmio no Concurso Internacional de Piano Natho Heen, em Porto Alegre, o 1º Prêmio no Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandes e o 2º Prêmio no People Jazz Competition.

Lecionou no Conservatório Brasileiro de Música (1998), ministrou o curso “Prática da improvisação na música popular contemporânea”, na Faculdade de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e realizou workshops na Universidade Federal de Brasília. É professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 2003, lançou o CD “Ventos do Norte” e, com a Orquestra de Câmara de Moscou, o CD “Bach”.

Discografias
2003 Rob Digital CD Bach

Orquestra de Câmara de Moscou

2003 Visom CD Ventos do Norte
2001 Visom CD Paisagens Brasileiras
1999 Rob Digital CD Além das Imagens
1993 In and Out Records/BMG Ariola CD Duo Fênix Europa

Duo Fênix

1991 BMG Ariola CD Karaí-eté

Duo Fênix

1990 BMG Ariola CD Duo Fênix

Duo Fênix

Obras
Além das imagens
Canto dos hebreus (c/ Mamour Bá)
Choro à luz de vela
Estudo n 2
Fênix (c/ Délia Fischer)
Improviso de piano preparado
Infância
Instantes
Jardim Botânico
Lenda de uma canção
Maracatu do Rosário
Oktokar
Passos
Raoni (c/ Délia Fischer)
Sons e cores (c/ Marcio Montarroyos)
Tocatta - D major
Valsa perdida
Ventos do Sul
Via Appia