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Nome Artístico
Bill Farr
Nome verdadeiro
Antônio Medeiros Francisco
Data de nascimento
30/10/1925
Local de nascimento
Sapucaia, RJ
Data de morte
13/09/2010
Local de morte
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Cantor.

Passou a infância em Petrópolis, RJ. Ainda estudante do Colégio Werneck, naquela cidade, organizou um grupo vocal. Depois que terminou seu curso científico, ingressou na carreira artística. Em fins da década de 1950, trocou a carreira de cantor pelo comércio exterior, indo para Madri, Espanha, trabalhar em um escritório brasileiro.

Dados artísticos

Começou como crooner no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, RJ, interpretando músicas brasileiras e internacionais. Depois, por intermédio de César de Alencar, passou a atuar na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Participou dos programas “Gente Nova”, de Celso Guimarães, “Programa César de Alencar”, “Um milhão de melodias” e “Orquestra melódica”. Integrou a orquestra de Ferreira Filho como crooner. Gravou em 1952 o primeiro disco em 78 rpm pela Sinter com “Abraça-me”, um samba de Luís Bittencourt e “Depois do amor”, bolero de José Maria de Abreu e Osvaldo Santiago. Participou como ator, no mesmo ano, nos filmes “Barnabé, tu és meu” e “Carnaval Atlântida”, ambos do diretor José Carlos Burle que o lançou como galã do cinema nacional. Em 1953, gravou a marcha “Tomara que caia”, de Pedro Caetano e Carlos Barroso e o samba “Vai saudade”, de Humberto Teixeira e Felícia de Godoy. Transferiu-se para a gravadora Continental por intermédio de Bené Nunes, onde gravou com sucesso, no ano de 1954, o fox “Oh”, de Byron Gray e Arnold Johnson, com versão de Haroldo Barbosa que ficou meses a fio como um dos discos mais vendidos do ano. 

No mesmo período, gravou o samba “Podem falar”, de Antônio Maria e Ismael Neto, a cançoneta “Coisas de Paris”, de Haroldo Barbosa e o fox-trot “Zum-zum-zum”, de Lúcio Alves. No ano seguinte, lançou a marcha “Tira a boca do caminho”, de Mário Lago e Chocolate. Gravou também o fox-polca “A casa do Nicola”, de João de Barro e o samba canção “O que é amar”, de Johnny Alf. 

Em 1956 gravou com Emilinha Borba, com arranjos de João de Barro, o fox-marcha “Bate o bife”. No mesmo ano, gravou os sambas “Só errando o português”, de Lúcio Alves e “Sonho desfeito”, de Armando Cavalcânti, Antônio Carlos Jobim e Paulo Soledade. Em 1957 gravou os sambas “Vamos beber”, de Paquito, Nelson Boexi e Romeu Gentil e “Não me jogue fora”, de Aldacir Louro e Avaré, a “Toada do burrinho”, de Catulo de Paula e Hermenegildo Francisco e a valsa “Mulher ideal”, de Klécius Caldas e Armando Cavalcânti. 

Em 1958 lançou o bolero “vencida”, do maestro Eduardo Patané e os sambas canção “Eu não existo sem você”, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes e “Canção para ninar gente grande”, de Antônio Maria e Evado Gouveia. Em 1959 gravou “Mais um samba popular”, de Ataulfo Alves e “Manhã de carnaval”, de Luiz Bonfá e Antônio Maria. Em 1959, participou atuando e cantando do filme “Mulheres à vista”, com direção de J. B. Tanko. Em 1960 gravou o clássico samba “Mulher de 30”, de Luiz Antônio. Em 1961, lançou seu último disco, interpretando a marcha “Passarela”, de Jota Jr.  E Castelo e o samba “Lá vem Mangueira”, de Paquito, Romeu Gentil e Paulo Gracindo. Pouco depois desse carnaval, abandonou a carreira artística e passou a residir na cidade de Madrid, onde passou a trabalhar em um escritório brasileiro de comércio exterior. Em 2005, participou dos festejos pelos 70 anos da Rádio Nacional, atuando ao lado de artistas como Marlene, Jorge Goulart, Ademilde Fonseca, e radialistas como  Daisy Lúcidi e Gerdal dos Santos.

Discografias
1961 Continental 78 Passarela/Lá vem Mangueira
1960 Continental 78 Massagista de vedete/A letra "J"
1960 Continental 78 Mulher de 30/Não diga nada
1959 Continental 78 La vita e bela/Mais um samba popular
1959 Continental 78 Manhã de carnaval/Balada do sublime amor.
1959 Continental 78 Nessa eu não vou/Na base do amor
1958 Continental 78 Canção para ninar gente grande/Carioca 58
1958 Continental 78 Cara bonita/Ladrões de Bagdad
1958 Todamérica 78 Debutante/Chorei baixinho
1958 Continental 78 Vencida/Eu não existo sem você
1957 Continental 78 Aula de amor/Ela bateu na minha porta
1957 Continental 78 Calminho/Toada do burrinho
1957 Continental 78 Mulher ideal/Deus te favoreça
1957 Continental 78 Vamos beber/Não me jogue fora
1956 Continental 78 Bate o bife (c/Emilinha Borba)/Jardim de Allah
1956 Continental 78 Esquina carioca/Sonho desfeito
1956 Continental 78 Só errando o português/Milonga para dois
1955 Continental 78 A casa do Nicola/O que é amar
1955 Continental 78 Maricota cervejota/Era de madrugada
1955 Continental 78 Tira a boca do caminho
1955 Continental 78 na fonte dos sonhos/Soluço
1954 Continental 78 Foi você/É o amore
1954 Continental 78 Oh/Maria Tereza
1954 Continental 78 Podem falar/Coisas de Paris
1954 Continental 78 Zum-zum-zum/Relógio sincopado
1953 Sinter 78 Mulher rendeira/Solidão
1953 Sinter 78 Tomara que caia/Vai saudade
1952 Sinter 78 Abraça-me/Depois do amor
Bibliografia Crítica

AZEVEDO, M. A . de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

CARDOSO, Sylvio Tullio. Dicionário biográfico da música popular. Rio de Janeiro: Editora: do autor, 1965.

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.