1.502
Nome Artístico
Edgar Morais
Nome verdadeiro
Edgar Ramos de Morais
Data de nascimento
1/11/1904
Local de nascimento
Recife, PE
Data de morte
31/3/1973
Local de morte
Recife, PE
Dados biográficos

Compositor. Arranjador. Instrumentista.

Começou a estudar música com o irmão mais velho, Raul Morais, formado em Música na Alemanha e compositor de carnaval.

Dados artísticos

Ficou conhecido como o General de Cinco Estrelas da Folia. Em 1923, assinou as primeiras composições para o carnaval. Foi um dos grandes foliões de Recife, onde fundou os blocos Pirilampos, Turunas de São José, Jacarandá e Corações Futuristas. Em 1935, suas composições “Furacão no frevo” e “Cai no frevo morena” ganharam destaque no carnaval recifense, sendo gravadas posteriormente. Com a morte do irmão, passou a estudar música por conta própria. Em 1939, obteve o segundo lugar no Concurso de Músicas de Carnaval no Recife com o frevo de rua “Saudades de mano”. Pouco depois deixou a orquestra de metais que dirigia e formou uma banda de pau e corda, integrada por violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, reco-reco, tarol e surdo. A banda era composta também por um coral feminino que interpretava suas composições. Compôs para quase todos os blocos de Recife. Num determinado ano, 12 blocos diferentes desfilaram, interpretando composições de sua autoria. Durante vários anos foi campeão do carnaval de Recife. Suas cerca de 300 composições foram gravadas por diversos intérpretes e gravadoras, em sua grande maioria marchas e frevos. Em 1973 teve o frevo “Valores do passado” gravado no volume 1 da série “Música popular do Nordeste”, lançado por Marcus Pereira. Em 1980, teve o frevo “A dor de uma saudade” regravada no LP “Baile da saudade II – Claudionor Germano e Orquestra de Frevos Nelson Ferreira”.

Em 1986, foi fundado por alguns de seus descendestes o Coral Edgard Moraes formado por vários integrantes do Bloco das Ilusões. A partir de 1992 o coral particpou de várias gravações. Em 2000, foi lançado pelo Coral Edgard Moraes o CD “Coral Edgard Moraes: Frevos de Bloco”. Em 2004, como homenagem pelos cem anos de seu nascimento o selo Revivendo lançou o CD

“Edgard Morais – 100 Anos – Nossa Homenagem – Carnaval sua História, sua Glória – Vol. 32”, com 22 composições suas como “A verdade é esta”, com o Bloco Rebeldes Imperial; “Homenagem à folia”, “Carnavais de outrora” e “Recordando a mocidade”, com a Orquestra e coro de Zaccarias; “Saudades de Raul Morais” e “Pra vocês foliões”, com a Orquestra Zaccarias; “Valores do passado”, com o Bloco da Saudade; “Ao som dos guizos”, com a Orquestra e Coro de Osvaldo Borba; “Mágoas de pierrot”, “Recordar é viver” e “Democracia”, com a Orquestra e Coro de Jonas Cordeiro; “Velhos carvavais” e “Ao som do violão”, com o Bloco Mocambinho na Folia; “Pra você recordar”, com o Coro e Orquestra RCA Victor e “Recife antigo”, com a Orquestra de Portinho, entre outras.

Discografias
2004 Revivendo CD Edgard Morais - 100 Anos - Nossa Homenagem - Carnaval sua História, sua Glória - Vol. 32
1974 Rozenblit LP Edgard e Raul Morais
Obras
A canção do amor
A dor de uma saudade
A verdade é esta
A vida é um carnaval
Alegre bando
Ao som do violão
Cai no frevo, morena
Carnavais de outrora
Carnaval divinal
Furacão no frevo
Homenagem à folia
Pinga fogo
Pra você recordar
Pra vocês foliões
Recife antigo
Recordando a mocidade
Saudades de Raul Morais
Saudosos foliões
Tempo quente
Valores do passado
Velhos carnavais
Velhos tempos de criança
Bibliografia Crítica

MARCONDES, Marcos Antônio. (ED). Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. 2. ed. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.