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Nome do Grupo
Alberto Motta e Seu Conjunto
Componentes

Alberto Mota

Waldemar Teixeira

Manoel Rayol

Joaquim Henriques

Raimundo Cruz

Verbeno Costa

Marco Antonio and Mario Guerreiro

Arnaldo Henriques and Maria de Nazare

Dados Históricos e Artísticos

Conjunto instrumental que foi formado em Belém do Pará na década de 1950 dirigido pelo instrumentista e compositor Alberto Motta, que tocava piano e solovox. Foi o conjunto que obteve maior sucesso na noite paraense no final da década de 1950. Faziam parte dele os artistas Waldemar Teixeira, no piston; Manoel Rayol, no sax alto; Joaquim Henriques, na bateria; Raimundo Cruz, no baixo; Verbeno Costa, na guitarra; Marco Antonio e Mario Guerreiro, na percussão, e Arnaldo Henriques e Maria de Nazare, nos vocais. Com o sucesso obtido na cidade de Belém o conjunto foi contratado pela gravadora Polydor para gravar no Rio de Janeiro. Em 1961, o conjunto gravou pela Polydor o LP “Voa meu samba – Alberto Mota e Seu Conjunto”, que fez bastante sucesso na época e depois tornou-se uma raridade e no qual foram interpretados os sambas “Tamborim”, de Humberto Teixeira e Carlos Barroso; “Fio de canção”, de Luis Antônio; “O que é que ele quer” e  “Ilusão”, de Alberto Mota e J. Herinques; “Império do samba”, de Zé da Zilda e Zilda do Zé; o clássico “Ôba”, de Oswaldo Nunes, que fez sucesso na década de 1960 e nas seguintes com o desfile do bloco carnavalesco Bafo da Onça; “Tamanco no samba”, clássico sambalanço de Orlann Divo e Hélton Menezes; “Jogado fora”, de João Mello; “Na base do pinguim”, de Fernando César e Leal Brito o “Britinho”; “Agradeço a você”, de Djalma Ferreira e Luis Bandeira; “Na cadência do samba”, de Ataulfo Alves e Paulo Gesta, e “Ninguém chora por mim”, de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Nesse LP o conjunto aparece na capa do disco ao pé de uma avião pronto para embarcar. Esse LP fez sucesso especialmente nas capitais do Norte e Nordeste do Brasil, o que levou o conjunto a receber convites para animais bailes naquelas regiões. Com isso recebeu novo convite da Polydor, e em 1963, lançou o LP “É pra dançar… Ou mais!… – Alberto Mota e Seu Conjunto” com os sambas “Samba triste”, de Baden Powell e Billy Blanco;”Samba toff”, de Orlann Divo e Roberto Jorge; “Dona Baratinha”, de Newton Ramalho e Almeida Rego; “Vem pro samba”, de Orlann Divo; “Ou mais”, de M. Guerreiro e J. Henriques; “Choro sim”, “Já me convenci” e “Gafieira”, de Djalma Ferreira e Iza Ferreira, e “Per om nia saecula saeculorum amen”, de Miguel Gustavo, além de “I could have danced all night”, de A. G. Lerner e F. Lowe; “Sentimental journey”, de L. Brown, B. Homer e B. Green, e “Aquellos ojos verdes”, de N. Menendez  ,que receberam arranjos para samba. Ainda em 1963, o conjunto reduzido a um quarteto formado por Alberto Mota, ao piano e solovox; Armando de Souza, na guitarra; Joaquim Paes Henriques, na bateria e Raymundo Cruz, no baixo, gravou o LP “Quarteto Alberto Mota” com as músicas “Samba de uma nota só” e “Discussão”, de Tom Jobim e Newton Mendonça; “Tudo certinho”, de Alberto Mota e Armandinho; “Folhas mortas (Les feuilles mortes)”, de Kosma e J. Prevert; “Nossos momentos”, de Haroldo Barbosa e Luis Reis; “Canção de amor”, de Alberto Mota e Armandinho; “Menina feia”, de Oscar Castro Neves e Luvercy Fiorini; “Corcovado”, de Tom Jobim; “Sonho e saudade”, de Tito Madi; “Laura”, de Mercer e Raksin; “Se meu apartamento falasse (The apartment)”, de C. Williams, e “Suave é a noite (Tender is the night)”, de Fain e Paul Francis Webster. O conjunto continuou atuando e fazendo sucesso em bailes pelo Norte e Nordeste e em 1966 retornou ao Rio de Janeiro para gravar pela Polydor o LP “Top-set – Alberto Mota e Seu Conjunto” com vários sucessos da época. Foram incluídas no LP as músicas “A casa do sol nascente (The house of the rising sun”, de A. Price; “Arrastão”, de Edu Lobo e Vinicius de Moraes; “Você”, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli; “Rosas vermelhas para uma dama triste (Red roses for a blue lady)”, de Tepper e Brodsky; “Hello Dolly”, de Jerry e Herman; “Brincando gostei”, de Waltel Branco e Orlann Divo; “Vamos balançar”, de Ed Lincoln; “Tem que balançar”, de Carlos Imperial; “Palpite infeliz”, de Noel Rosa; “Sinfonia do carnaval”, de Helena de Lima e Concessa Lacerda; “Na onda do berimbau”, de Oswaldo Nunes; “Samba de verão”, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle; “Exaltação à Belém do Pará”, de J. Macedo; “Êxtase total”, de Alberto Mota; “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “From Russia with love”, de Lionel Bart. Com o sucesso da Jovem Guarda e logo depois, da Tropicália, o tipo de música feita pelo conjunto entrou em decadência e o grupo acabaria restrito ao Norte e Nordeste do país. Em 2011, os LPs “Voa meu samba – Alberto Mota e Seu Conjunto” e “É pra dançar… Ou mais!… – Alberto Mota e Seu Conjunto” podem ser obtidos por preços próximos a R$ 300,00 bastante altos para um LP, ou seja, um pouco mais que dez vezes que um CD de qualidade superior em 2010/2011.

Discografias
1966 Polydor LP Top-set - Alberto Mota e Seu Conjunto
1963 Polydor LP É pra dançar... Ou mais!... - Alberto Mota e Seu Conjunto
1961 Polydor LP Voa meu samba - Alberto Mota e Seu Conjunto