0.000
Nome do Grupo
Chelpa Ferro
Componentes

Barrão

Luiz Zerbini

Sergio Mekler

Dados Históricos e Artísticos

Grupo multimídia formado no Rio de Janeiro em 1995 pelos artistas Sergio Mekler, Barrão e Luiz Zerbini, em uma edição do projeto “CEP 20.000”. Buscou unir o universo musical ao das artes plásticas, realizando exposições que integravam música eletrônica às instalações, fazendo uso de instrumentos não convencionais e até inventados.

Em 1997 lançou seu primeiro CD “Chelpa Ferro”, pelo selo Rock it! Records.

Em 1998 foi agraciado com o “Prêmio Especial” na 4ª edição do “MTV Vídeo Music Brasil”, pelo clipe Rabo Rato.

Em 2002 foi responsável pela trilha sonora da coreografia “Mesa”, incluída no espetáculo “4×4” da Cia de dança da bailarina e coreógrafa Deborah Colker.

Em 2004 lançou o CD “Chelpa Ferro II”, pelo selo Ping Pong. O lançamento do disco foi apresentado na Galeria Vermelho, em São Paulo.

Em 2005 foi uma das atrações do “The Maerz Musik Festival”, em Berlim (Alemanha).

Em 2012 lançou o CD “Chelpa Ferro 3” com participação dos músicos Arto Lindsay, Pedro Sá, Jacques Morenbaum, Berna Ceppas, Kassin, Chico Neves e Stephane San Juan.

Em 2015 lançou o CD “Ruim”. Abriu a série de exposições do “Prêmio CCBB Contemporâneo”, realizado pelo Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com a instalação “Sonorama”, que reproduzia um estúdio de gravação. Nessa exposição receberam como convidados os músicos Bemônio, Cabelo, Chacal, Domênico e Fausto Fawcett. Realizou o show de lançamento do CD “Ruim” na Sala Funarte Sidney Miller, no Rio de Janeiro.

O grupo já se apresentou em museus e galerias do país, na Europa e nos Estados Unidos.

Discografias
2015 Independente CD Ruim
2012 Mul.ti.plo. CD Chelpa Ferro 3
2004 Ping Pong CD Chelpa Ferro II
1997 Rock it! Records CD Chelpa Ferro
Shows
2015 Sala Funarte Sidney Miller, Rio de Janeiro Chelpa Ferro – lançamento do CD “Ruim”