0.000
Nome do Grupo
Cataluzes
Componentes

Cláudio Miguel
José Amaral
Tonho Amaral
Valdefrê

Dados Históricos e Artísticos

Grupo vocal instrumental de Aracaju (SE), criado em 1982 e integrado inicialmente por Cláudio Miguel (voz e violão), Valdefrê (voz e violão), Tonho Amaral (percussão) e José Amaral (voz e percussão).
Foi o grupo vencedor do primeiro Festival de Música Popular Sergipana (FMPS), realizado na década de 1980.
Em 1983 gravou seu primeiro disco, o LP “Viagem cigana”, que contou com arranjos, regência e participação instrumental do maestro Paulo Moura, e dos músicos Ruy Quaresma (violão e direção musical), Jacques Morelembau (cello), Joel Nascimento (bandolim), Túlio Mourão (teclado), Jorge Degas (baixo), entre outros.
O violonista e cantor Oswaldo Gomes passou a integrar o grupo com a saída de José Amaral.
Em 2001 lançou o CD “Sangue d’alma”, produzido por Ruy Quaresma, com participação especial de Paulo Moura, Cristóvão Bastos, Joel Nascimento e Rildo Hora. O disco foi viabilizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Nesse mesmo ano a música “Cheiro de terra” foi vencedora do concurso “Aracaju em Canto” promovido pela TV Sergipe, através do voto popular.
Em 2003 participou do “Festival de Verão” de Aracajú (SE), em palco montado na Orla de Atalaia para as comemorações do aniversário da cidade. Nesse mesmo ano participou do projeto “MPB Petrobras” apresentado no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju.
Em 2007 o grupo viajou em turnê por Portugal, apresentando-se em várias cidades do país.
Em 2012 lançou, pelo selo Fina Flor, o CD “Voltar à aldeia”, que contou com a participação de músicos como Marcelo Caldi (acordeom), José Arimatéa (trompete e flugel), Fernando Merlino (piano), entre outros. O disco, produzido por Ruy Quaresma, incluiu 13 faixas da autoria de seus componentes, dentre as quais “Paixão de aprendiz” (Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê), “Valsa para Vanessa” (Cláudio Miguel, Oswaldo Gomes, Tonho Amaral e Valdefrê) e “Pele africana” (Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê).

Discografias
2012 Fina Flor CD Voltar à aldeia
2001 Independente CD Sangue d’alma
1983 Independente LP Viagem cigana
Obras
Banzo malungo Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Estarei por aí Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Foi assim? Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Juriti, zabelê Valdefrê
Mandu sarará Valdefrê
Navio gaiola Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Paixão de aprendiz Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Pele africana Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Procurando abrigo Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Rosa camponesa Paulo maia e Valdefrê
S.O.S. Amazônia Paulo Maia e Valdefrê
Valsa para Vanessa Cláudio Miguel, Oswaldo Gomes, Tonho Amaral e Valdefrê
Viola guia Cláudio Miguel, Tonho Amaral e Valdefrê
Voltar à aldeia Valdefrê
Shows
2003 “Festival de Verão”, Aracajú (SE) Cataluzes
2003 “MPB Petrobras” - Teatro Tobias Barreto, Aracajú (SE) Cataluzes