4.001
Nome do Grupo
Izaias e seus Chorões
Componentes

Izaias Bueno de Almeida
Israel Bueno de Almeida
Waldomiro Marçola
Dorival Malavasi
Clodoaldo Coelho da Silva
Valdir Guidi
Viché
Roberto Sion
Toninho Carrasqueira

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de choro formado por Isaías Bueno de Almeida (São Paulo, 1937 – bandolim), Israel Bueno de Almeida (São Paulo, 1943 – violão de 7 cordas), Waldomiro Marçola (violão), Dorival Malavasi (São Paulo, 1934 – cavaquinho), Clodoaldo Coelho da Silva (São Paulo, 1936 – pandeiro), Valdir Guidi (reco-reco, cacheta e ganzá), Vicente de Paula Salvia – Viché – piano), Roberto Sion (flauta) e Toninho Carrasqueira (flauta) em São Paulo. Entre os integrantes também faziam parte dois filhos do clarinetista de orquestra Benedito Bueno de Almeida. Isaías começou a tocar bandolim com 10 anos de idade em 1947 e, logo depois, seu irmão Israel, quatro anos mais novo, iniciou-se no cavaquinho. Em 1953, começaram a atuar em programas de calouros, chegando a formar um conjunto com o violonista Antonio Edgard Gianor, lendário modernizador de harmonias. Três anos depois, foi apresentado por Jacob do Bandolim na segunda “Noite dos Choristas” e, a partir daí, tornou-se o mais respeitado bandolinista de São Paulo. Sempre disposto a improvisar, não teve para isso o apoio de Jacob do Bandolim. Ao contrário do irmão, totalmente apegado ao gênero “Choro”, Israel passou depois para o violão, tocando bossa-nova, e para a guitarra, integrando conjuntos de iê-iê-iê. Mais tarde, enveredou pelo jazz, estudou violão clássico e assimilou o violão de 7 cordas, fechando um ciclo que o trouxe de volta ao choro. Com o programa “O Choro das sextas-feiras” apresentado na TV Cultura a partir de 1973, no qual atuava ao lado do Conjunto Atlântico, Isaías passou a ser destaque nacional. Em 1974, recebeu o Prêmio APCA de revelação do ano. O começo dos anos 70 marcou também o nascimento de Isaías e Seus Chorões, que contava, além de Israel, com gente também vinda de famílias de músicos, como o cavaquinista Dorival, filho do saxofonista Ernesto Malavasi, e o pandeirista Clodoaldo Coelho da Silva, cujo pai, Álvaro, chegou a atuar com o Bando da Lua. O grupo participou de diversos programas sobre choro na TV Cultura de São Paulo, além de ter acompanhado artistas importantes no cenário da MPB: Paulinho da Viola, Arthur Moreira Lima e Altamiro Carrilho, entre outros. Depois de gravar os discos “O fino do bandolim”, com choros clássico e “O regional brasileiro na música dos Beatles”, o grupo lançou, na virada dos 80, o LP “Pé na cadeira”. O repertório resgatou músicas raras de pioneiros como Joaquim Callado, Carramona (Albertino Pimentel) e Nelson Alves. Duas personalidades importantes do bandolim tocado em São Paulo figuram entre os autores: Amador Pinho, espécie de professor informal de Isaías, e Mario Moretti, bandolinista virtuoso ainda em atividade. O LP foi remasterizado para CD no ano de 1999 e lançado pela gravadora Kuarup.

Discografias
s/d Bandeirantes Discos LP O fino do bandolim
s/d Clack Discos LP O regional brasileiro na música dos Beatles
2012 selo SESC CD Valsas e Retratos - Radamés Gnatalli (c/ Quintal Brasileiro)
1999 Kuarup CD Pé na cadeira
1994 Continental CD 30 anos de Valdir Azevedo
Obras
Pé na cadeira Vicente Salvia Viché
Soros Israel B. Almeida
Tão só Isaías B. Almeida
Shows
s/d Teatro Municipal de São Paulo, SP 30 anos de Waldir Azevedo
2012 SESC Vila Mariana, São Paulo Izaías e Seus Chorões e Quintal Brasileiro - lançamento do CD “Valsas e Retratos - Radamés Gnatalli”
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.