
Formação original:
Astor Silva
Luiz Marinho
Neco (Daudeth Azevedo)
Rubens Bassini
Wilson das Neves
Formação atual:
Wilson das Neves
Ivan Conti
José Carlos
Jorge Helder
Vittor Santos
Thiago Gim
Grupo formado nos anos 1960 por Astor Silva (trombone), Neco (violão), Luiz Marinho (contrabaixo), Wilson das Neves (bateria) e Rubens Bassini (percussão), todos eles músicos que participavam de inúmeras gravações com outros artistas.
Em 1964, lançou o LP “Os Ipanemas”, contendo as faixas “Zulus” e “Java”, ambas de Astor Silva e Neco, “Consolação” e “Berimbau”, ambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, “Nanã” (Moacir Santos e Mário Telles), “Se chegou assim” (Othon Russo e Newton Ramalho), “Congo” (Astor Silva e Wilson das Neves), “Kenya” (Astor Silva e Rubens Bassini), “Jangal” (Orlandivo e Rubens Bassini), “Clouds” (Durval Ferreira e Maurício Einhorn), “Adriana” (Roberto Menescal e Lula Freire) e “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).
Em 2001, o produtor britânico Joe Davis e o baterista brasileiro Ivan Conti reuniram Neco e Wilson das Neves, remanescentes da formação original do grupo, para gravar um novo disco. Nesse ano, o grupo lançou o CD “The Return of The Ipanemas”.
Em 2008, lançou o CD “Call of the Gods” e fez uma bem sucedida turnê européia, que valeu ao grupo citação da crítica européia como o “Buena Vista Social Clube brasileiro”.
No ano seguinte, Neco veio a falecer.
Em 2010, com apenas Wilson das Neves da formação original, o grupo lançou o CD “Que beleza”, fazendo um tributo a Neco. O disco trouxe a participação da cantora Áurea Martins.
A formação atual do grupo tem como integrantes Wilson das Neves (bateria, produção e vocal), Ivan Conti (bateria e percussão), José Carlos (guitarra e violão), Jorge Helder (baixo), Vittor Santos (trombone) e Thiago Gim (percussão).