0.000
Nome do Grupo
Taruíra
Componentes

José Roberto Leão
Breno Morais
Carlos Watkins
Yuri Garrido
Leandro Mattos

Dados Históricos e Artísticos

 

Grupo de choro criado em 2002 na cidade serrana de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

O nome “Taruíra” foi escolhido por ser o “apelido” de um tipo de lagartixa no Estado do Espírito Santo.

Em sua primeira formação o grupo foi integrado Breno Morais (sax e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho), Igor Nicolai (violão de 7 cordas), Marcia Villar (pandeiro) e Yuri Garrido (percussão).

No ano de 2005 o grupo deu início à gravação do primeiro disco e na ocasião convidou o bandolinista Paulo Sá para fazer os arranjos das 14 composições do CD. 

Em 2007 o grupo lançou o disco “Taruíra”, no qual interpretou as faixas “Vamos acabar com o baile” (Garoto), com participação especial do pandeirista Celsinho Silva; “Saudade do Rio” (Zequinha de Abreu); “No balanço do jequibau” (Mário Albanese e Ciro Pereira), com participação especial de Andrea Ernest Dias na flauta; “Intriga do Boteco do Padilha” (Luiz Americano); “Pato preto” (Tom Jobim), com participações especiais de Paulo Sá no bandolim e Durval Pereira na percussão; “Choro de gafieira” (Pixinguinha); “Gereba no choro” (Luizão Paiva, Henrique Autran e Zé Nogueira); “Silencioso” (Guerra Peixe); “Ele e eu” (Pixinguinha e Benedito Lacerda); “Marilene” (Pixinguinha); “Donna Lee” (Charlie Parker); “Bolero de Ravel” (Maurice Ravel); “Chorando no choro” (Antonio Porto Filho) e “Nas quebradas” (Hermeto Pascoal), as duas últimas com participação do pandeirista Celsinho Silva. Neste mesmo ano o grupo criou as rodas de choro na Praça da Mosela, em Petrópolis, onde se apresentou por mais de três anos, sempre recebendo diversos convidados especiais.

No ano de 2009 o grupo ganhou o “Prêmio Maestro Guerra-Peixe”. No ano seguinte, em 2010, apresentou-se no teatro do Centro Cultural Ibeu, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na ocasião, o grupo contava com a nova formação, integrada por José Roberto Leão (violão de 7 cordas), Breno Morais (sax e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), Guto Menezes (cavaquinho e viola caipira), Yuri Garrido (percussão) e Leandro Mattos, o “Tartaruga” no pandeiro. Neste mesmo ano o grupo lançou a primeira edição do “Taruíra Jornal”, que, além de informar o público sobre as atividades do grupo, visava ao aquecimento cultural da região serrana.

No ano de 2011 o grupo fez show no Teatro Municipal Carlos Werneck, no Parque do Flamengo, no bairro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano gravou ao vivo o primeiro DVD, em show no espaço “Nas Nuvens”, no Parque São Vicente e na Praça Pasteur, na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O DVD, intitulado “Taruíra nas nuvens”, com iniciativa da produtora ParaRaio Filmes, de Juiz de Fora (MG), foi lançado neste mesmo ano em show no Palácio Rio Negro. No trabalho foram incluídas as seguintes faixas: “Proezas de Solon” (Pixinguinha); “A pasta do Carlinhos” e “Um cabrito no Capela”, ambas de autoria de José Roberto Leão; “Ainda me recordo” (Pixinguinha); “Na glória” (Ary dos Santos, Ranlee Ramos e Raul de Barros), com a participação do trombonista Wellington Ferreira; “Bolero” (Joseph e Maurice Ravel); “Assanhado” (Jacob do Bandolim) e “Interlúdios”. Sobre o DVD escreveu o jornalista José de Arimatéia: “Assim como une modernidade e tradição, o Taruíra é também delicadeza e força. Às vezes soa macio como um regional do Pixinguinha. Às vezes invade os ouvidos como se fosse a Orquestra Tabajara de Severino Araújo”. O DVD também foi lançado em shows em Minas Gerais, na cidade de Juiz de Fora (sede da produtora ParaRaio Filmes, responsável pelo DVD), no Musik Bar e no Bar da Fábrica.

No ano de 2013 o grupo fez três apresentações no palco do Rio Scenarium, na Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

No ano de 2014 com a seguinte formação: Breno Morais (sax soprano e flauta), Carlos Watkins (sax tenor), José Roberto Leão (violão de sete cordas), Leandro Mattos (pandeiro), Maurício Verde (cavaquinho) e Yuri Garrido (bateria) apresentou-se em dieversos espaços em seu local de origem, a cidade serrana de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro, fazendo lançamentos do DVD “Taríra nas nuvens”.

Durante a carreira o grupo apresentou-se em diversos palcos e eventos em várias cidades, destacando-se o “Festival Café, Cachaça e Chorinho”, “1º Encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural, Jogos Mundiais Militares”, projeto “Choro no Werneck”, na “Feira da Providência” e no Rio Scenariun, no Rio de Janeiro; no Bar da Fábrica e no Café Muzik, em Juiz de Fora; e no Palácio de Cristal, festivais de inverno do Sesc e da Dell’Arte e no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, além de projetos e shows em Teresópolis, Nova Friburgo, Paty do Alferes, Ipatinga e Belo Horizonte.

 

Discografias
2011 Selo Taruíra DVD Taruíra nas nuvens
2007 Selo Taruíra CD Taruíra
Obras
A pasta do Carlinhos (José Roberto Leão)
Um cabrito no Capela (José Roberto Leão)
Bibliografia crítica

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.