
André
Andrade
Cantores. Compositores. Irmãos. Nascidos na cidade goiana de Itaguari. Criados na roça, sempre gostaram de cantar. Irmãos das cantoras Irmãs Freitas.
Gravaram o primeiro LP em 1968, pela gravadora RDB. Nesse disco, pagaram a promessa feita de que, quando gravassem o primeiro disco, colocariam uma foto de Jesus Cristo na contra capa e o tema da primeira música seria dedicado a ele. Em 1980, a dupla tomou parte da coletânea “Sertão 80 – Vol. 2” da gravadora K-Tel, na qual também fizeram parte duplas como Durval e Davi, Irmãs Freitas, Mizael e Waldery, Tibagi e Miltinho, e Milionário e José Rico. Nesse disco, interpretaram a composição “Dormir com quem não gosta”.
Em 1981, gravaram, pela Chantecler, o LP “Sinal fechado”, no qual interpretaram as músicas “Visitando Mato Grosso”, “Mulher sem juízo”, e “Lágrimas de amor”, de autoria da dupla; “Oceano da vida”, de Andrade e Albertino Soares; “Ela não dá confiança pra ninguém”, de André, Andrade e Ferreira Dias; “Coração que bate forte”, de André, Andrade e Ferraz; “Noites e noites”, de Zé Venâncio e Donizete; “Passarinho mensageiro”, de João de Freitas, André e Andrade; “Sinal fechado”, de André, Luciana e Ana Lúcia; “Casa vazia”, de Loirinho e Doquinho; “Linda cigana”, de Ourival Siriano, André e Andrade, e “Mataria”, de João de Freitas e Sebastião Brunio Rosário. No mesmo ano, participaram do LP “Irmãs Freitas, Voninho e seus convidados/André e Andrade e seus convidados”, da gravadora RDG. O disco contou, ainda, com a participação dos Filhos de Goiás. Nesse LP, a dupla interpretou “Flor do Ipê”, de Djalma, André e Andrade, e “Cama fria”, de André, Andrade e Loirinho. No ano seguinte, gravaram pela Chantecler o LP “Amando escondido”, no qual interpretaram as músicas “Batata assada”, “Resto de ninguém”, e “Amando escondido”, de autoria da dupla; “Caminho do mundo”, de Dr. Vivaldo e Donizete, “Gabriela”, dos Irmãos Monteiro; “Mulher da minha vida”, de Vitalino, Ourival Siriano e Lourival Siriano; “Coração de aço”, de André; “Fogão apagado”, de Vicente Dias e Noel Fernandes; “Aluga-se ou vende-se uma casa”, de André, Andrade e Bambico; “O Silêncio e a brisa”, de André e Ourival Siriano; “Cigano do amor”, de André, Andrade e Albertino Soares, e “Laçada”, de João de Freitas e Dr. Vivaldo. Dois anos depois, pela gravadora Tri-Som, lançaram o LP “André e Andrade”, que continha as músicas “Amor antigo”, e “Te amar”, de Luis Carlos; “É sempre assim” e “Tudo por ela”; de Luis Carlos e André; “Terra”, de André e Mozart; “Chiquinha”, de Hamilton Carneiro e Andrade, e “Doze dupla”, de André e Cacilda. Em 1990, a dupla fez uma participação especial no LP “Terno de missa”, lançado por Rolando Boldrin, pela RGE, interpretando com ele a “Moda ecológica”, de André e João de Freitas. Em 1999, na série “Raízes sertanejas” da EMI, foi lançado um CD com 20 sucessos da dupla. No ano seguinte, a dupla lançou o CD “André e Andrade”, com destaque para as faixas “Amor antigo”, “É sempre assim” e “Te amar e te amar”. Em 2004, a dupla participou de uma série de shows em homenagem ao contador de casos Geraldinho. Os shows foram escritos e apresentados pelo pesquisador Hamilton Carneiro e deram ensejo ao lançamento de dois CDs, que também contaram com as participação da dupla. Em 2005, lançaram o 18º disco da carreira pelo selo Diamante/Atração. No mesmo ano, a dupla teve participação especial no CD “Meu reino encantado III”, lançado pelo cantor Daniel. Em 2006, a dupla, com mais de vinte anos de carreira, foi homenageada no programa “Viola minha viola”, apresentado por Inezita Barrozo na TV Cultura. Na ocasião cantaram junto com as Irmãs Freitas.
(Participação)