3.002
Nome do Grupo
André e Andrade
Componentes

André

Andrade

Dados Históricos e Artísticos

Cantores. Compositores. Irmãos. Nascidos na cidade goiana de Itaguari. Criados na roça, sempre gostaram de cantar. Irmãos das cantoras Irmãs Freitas.

Gravaram o primeiro LP em 1968, pela gravadora RDB. Nesse disco, pagaram a promessa feita de que, quando gravassem o primeiro disco, colocariam uma foto de Jesus Cristo na contra capa e o tema da primeira música seria dedicado a ele. Em 1980, a dupla tomou parte da coletânea “Sertão 80 – Vol. 2” da gravadora K-Tel, na qual também fizeram parte duplas como Durval e Davi, Irmãs Freitas, Mizael e Waldery, Tibagi e Miltinho, e Milionário e José Rico. Nesse disco, interpretaram a composição “Dormir com quem não gosta”.

Em 1981, gravaram, pela Chantecler, o LP “Sinal fechado”, no qual interpretaram as músicas “Visitando Mato Grosso”, “Mulher sem juízo”, e “Lágrimas de amor”, de autoria da dupla; “Oceano da vida”, de Andrade e Albertino Soares; “Ela não dá confiança pra ninguém”, de André, Andrade e Ferreira Dias; “Coração que bate forte”, de André, Andrade e Ferraz; “Noites e noites”, de Zé Venâncio e Donizete; “Passarinho mensageiro”, de João de Freitas, André e Andrade; “Sinal fechado”, de André, Luciana e Ana Lúcia; “Casa vazia”, de Loirinho e Doquinho; “Linda cigana”, de Ourival Siriano, André e Andrade, e “Mataria”, de João de Freitas e Sebastião Brunio Rosário. No mesmo ano, participaram do LP “Irmãs Freitas, Voninho e seus convidados/André e Andrade e seus convidados”, da gravadora RDG. O disco contou, ainda, com a participação dos Filhos de Goiás. Nesse LP, a dupla interpretou “Flor do Ipê”, de Djalma, André e Andrade, e “Cama fria”, de André, Andrade e Loirinho. No ano seguinte, gravaram pela Chantecler o LP “Amando escondido”, no qual interpretaram as músicas “Batata assada”, “Resto de ninguém”, e “Amando escondido”, de autoria da dupla; “Caminho do mundo”, de Dr. Vivaldo e Donizete, “Gabriela”, dos Irmãos Monteiro; “Mulher da minha vida”, de Vitalino, Ourival Siriano e Lourival Siriano; “Coração de aço”, de André; “Fogão apagado”, de Vicente Dias e Noel Fernandes; “Aluga-se ou vende-se uma casa”, de André, Andrade e Bambico; “O Silêncio e a brisa”, de André e Ourival Siriano; “Cigano do amor”, de André, Andrade e Albertino Soares, e “Laçada”, de João de Freitas e Dr. Vivaldo. Dois anos depois, pela gravadora Tri-Som, lançaram o LP “André e Andrade”, que continha as músicas “Amor antigo”, e “Te amar”, de Luis Carlos; “É sempre assim” e “Tudo por ela”; de Luis Carlos e André; “Terra”, de André e Mozart; “Chiquinha”, de Hamilton Carneiro e Andrade, e “Doze dupla”, de André e Cacilda. Em 1990, a dupla fez uma participação especial no LP “Terno de missa”, lançado por Rolando Boldrin, pela RGE, interpretando com ele a “Moda ecológica”, de André e João de Freitas. Em 1999, na série “Raízes sertanejas” da EMI, foi lançado um CD com 20 sucessos da dupla. No ano seguinte, a dupla lançou o CD “André e Andrade”, com destaque para as faixas “Amor antigo”, “É sempre assim” e “Te amar e te amar”. Em 2004, a dupla participou de uma série de shows em homenagem ao contador de casos Geraldinho. Os shows foram escritos e apresentados pelo pesquisador Hamilton Carneiro e deram ensejo ao lançamento de dois CDs, que também contaram com as participação da dupla. Em 2005, lançaram o 18º disco da carreira pelo selo Diamante/Atração. No mesmo ano, a dupla teve participação especial no CD “Meu reino encantado III”, lançado pelo cantor Daniel. Em 2006, a dupla, com mais de vinte anos de carreira, foi homenageada no programa “Viola minha viola”, apresentado por Inezita Barrozo na TV Cultura. Na ocasião cantaram junto com as Irmãs Freitas.

Discografias
1984 Tri Som LP André e Andrade
1982 Chantecle LP Amando escondido
1981 RDG LP Irmãs Freitas, Voninho e seus convidados/André e Andrade e seus convidados

(Participação)

1981 Chantecler LP Sinal fechado
Obras
Aluga-se ou vende-se uma casa (André, Andrade e Bambico)
Amando escondido (André e Andrade)
Batata assada (André e Andrade)
Cama fria (André, Andrade e Loirinho)
Chiquinha (Hamilton Carneiro e Andrade)
Cigano do amor (André, Andrade e Albertino Soares)
Coração de aço (André)
Coração que bate forte (André, Andrade e Ferraz)
Doze dupla (André e Cacilda)
Ela não dá confiança pra ninguém (André, Andrade e Ferreira Dias)
Flor do Ipê (Djalma, André e Andrade)
Linda cigana (Ourival Siriano, André e Andrade)
Moda Ecológica (André e João de Freitas)
Mulher sem juízo (André e Andrade)
, O silêncio e a brisa (André e Ourival Siriano)
Oceano da vida (Andrade e Albertino Soares)
Passarinho mensageiro (João de Freitas, André e Andrade)
Resto de ninguém (André e Andrade)
Sinal fechado (André, Luciana e Ana Lúcia)
Terra (André e Mozart)
Tudo por ela (Luis Carlos e André)
Visitando Mato Grosso (André e Andrade)
É sempre assim (André e Luiz Carlos)