Integrantes
Leandro Caçoilo
Felipe Machado
Guilherme Martin
Kiko Shred
Ex integrantes
Pit Passarell
Hugo Mariutti
Andre Matos
Renato Graccia
Yves Passarell
Ricardo Bocci
Valdério Santos
Gustavo Rodrigues
Arnaldo Andrade
Cassio Audi
Marcos Kleine
Grupo de heavy metal formado por Andre Matos (voz), Pit Passarell (baixo), Yves Passarell (guitarra), Felipe Machado (guitarra), Cássio Audi (bateria) na cidade de São Paulo, em 1985, pelos irmãos Passarell e o guitarrista Felipe Machado. Em 1987 foi contratado pelo selo Rock Brigade, lançando o LP “Soldiers of sunrise”. O disco se caracterizava pelo heavy metal melódico com influências da banda alemã Helloween e vendeu 10 mil cópias. No mesmo ano, abriu o show do grupo norte-americano Metallica.
No ano de 1989, Sérgio Facci entrou no lugar de Cássio e o grupo lançou o seu segundo disco “Theatre of Fate”, no qual o grupo inovou ao misturar heavy metal com passagens harmônicas da música clássica. O LP também foi lançado no exterior e chegou a ocupar o primeiro lugar nas paradas japonesas. No mesmo ano, fez sua primeira turnê internacional e trocou novamente de baterista, entrando dessa vez Renato Graccia.
No início dos anos 90 foi a vez de André Matos sair por discordar do repertório do disco seguinte.
Em 1992 o grupo lançou o CD “Evolution”, sem a participação do cantor, assumindo os vocais o baixista Pit. O disco foi totalmente gravado e mixado na Alemanha. No ano seguinte, o grupo fez uma excursão ao Japão que resultou no único disco ao vivo da banda “Maniacs in Japan”. Dois anos depois, em 1995, lançou o CD “Coma rage”, todo gravado e mixado nos EUA e se apresentou ao lado do Kiss e do Slayer no espetáculo “Monsters Of Rock”, no estádio do Morumbi (SP). Após se desgastar com os empresários da gravadora Rock Brigade, em 1997, assinou com o selo Castle Brasil e lançou o disco “Tem pra todo mundo”, o primeiro com músicas cantadas em português. Participaram do disco o ex-integrante do Legião Urbana Dado Villa-Lobos e o grupo Funk In Lata. Porém, poucos meses após o lançamento do CD, a gravadora faliu e todo o trabalho de lançamento e divulgação foi perdido. O grupo não se recuperou e entrou em crise. Embora não tenha oficializado o encerramento de suas atividades, entrou em um hiato. Junto ao Sepultura e aos Paralamas do Sucesso, foi um dos grupos de rock brasileiro de maior sucesso no exterior, principalmente na Alemanha e no Japão.
Em 2012, a banda lançou a turnê “To live again” comemorando os 25 anos do lançamento do álbum “Soldiers of Sunrise” tocando, além do repertório deste álbum, o do “Theatre of Fate”. A turnê teve o retorno do vocalista Andre Matos e a formação clássica com Pit Passarell, Felipe Machado e Guilherme Martin com Hugo Mariutti na guitarra no lugar de Yves Passarell. A turnê incluiu a abertura de shows do Kiss no Rio e em São Paulo.
Em 2013 foi relançado “Theatre Of Fate” com versões inéditas de “Prelude To Oblivion”, “To Live Again” e “At Least A Chance”. No mesmo ano participaram do dia do metal no Rock in Rio.
Em 2017 foi lançada turnê de comemoração aos 25 anos de lançamento do álbum “Evolution” com Leandro Caçoilo nos vocais.
Em 2019, o cantor André Mattos faleceu. No mesmo ano, incluindo homenagem ao cantor, fizeram o show “Viper & Guests Celebration Tour”, incluindo também músicos das bandas Shaman e Angra.
Comemorando os 34 anos de carreira e celebrando o legado de Andre Matos, o Viper realizou o show “Viper & Guests – Celebration Tour”
Em 2020, lançam uma versão gravada em 2013 de “The Spreading Soul”, faixa do álbum “Evolution”, com Andre Matos nos vocais.
Em 2023, lançaram “Timeless”, que foi o primeiro álbum da banda em 15 anos.
Em 2024 faleceu, por conta de um câncer no pâncreas, o baixista e cantor de origem argentina Pit Passarell (Pedro Sérgio Murad Passarell (11 de abril de 1968 – 27 de setembro de 2024).
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.