Formação atual
Badauí: vocal (1995 – presente)
Luciano Garcia: guitarra e vocal de apoio (1999 – presente)
Phil Fargnoli: guitarra e vocal de apoio (2013 – presente)
Ali Zaher: baixo (2020 – presente)
Daniel Siqueira: bateria (2020 – presente)
Ex-integrantes
Portoga: baixo (1997 – 2005)
Wally: guitarra e vocal de apoio (1995 – 2008)
Xixo: baixo (1995 – 1997) e guitarra (1997 – 1999)
Arthur: bateria (1995 – 1996)
Santiago Troyano: bateria (1996 – 1999)
Heitor Gomes: baixo (2011 – 2016)
Fernando Sanches: baixo (2005 – 2011; 2016 – 2020)
Japinha: bateria e vocal de apoio (1999 – 2020)
Banda de rock formada em Santos (SP), no ano de 1995, por Badaui (voz), Wally (guitarra), Luscius (guitarra), Ronaldo Portoga (baixo) e Japinha (bateria). O nome da banda significa a caixa postal 1.022.
Em 2001 lançou pela gravadora Abril Music o primeiro CD solo, “COM 22”, do qual se destacou a faixa “Regina lets go”, de autoria do baixista Portoga e do vocalista Badaui, muito executada na época. Também destacaram-se “Tarde de outubro” (Ricardo – Wally – Portoga – Badaui – Luscius), “O chão que ela pisa” (Ricardo – Wally – Portoga – Badaui – Luscius – Paulo Anhaia), “A velha história” (Ricardo – Wally – Portoga – Badaui – Luscius) e “Anteontem”, de autoria do guitarrista Wally, composição do primeiro clipe, lançando a banda em todo país por ser amplamente divulgada na MTV. O disco foi premiado com o “Disco de Ouro” pelas cem mil cópias vendidas.
No ano de 2002, ainda pela Abril Music, lançou o segundo CD: “Chegou a hora de recomeçar”. Neste disco foram incluídas “Desconfio”, “Especial com você”, “Sonhos e planos”, “Vidas que se encontram”, todas de autoria dos cinco integrantes da banda e ainda a composição “Dias atrás”, muito divulgada em emissoras de rádio por todo o país. O CD vendeu mais de cem mil cópias.
Em 2003 a banda participou do “Festival de Rock de São Paulo”, apresentando-se ao lado de bandas novas como Detonautas. Neste mesmo ano, de 2003, a convite dos DJs Pachu e Lucinha, participou do projeto “Hip hop Miami” no Ballroom, no Rio de Janeiro. Nesta mesma casa noturna, fez show de lançamento do segundo disco de carreira. Foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Álbum de rock” e ganhou o prêmio “Video Music Brasil” como revelação do ano. Participou do filme “Um show de verão”, da apresentadora Angélica. No ano seguinte, em 2004, lançou o primeiro DVD no qual incluiu sucessos dos oito anos de carreira da banda. Foi uma das bandas convidadas da Rede Globo para a festa dos 450 anos de São Paulo. Apresentou-se em show de lançamento do CD no Canecão, tendo a banda carioca Leela feito o show de abertura.
No ano de 2005 a banda anunciou a saída do baixista Ronaldo Portoga, porém, não divulgou o nome do novo integrante. Neste mesmo ano participou, ao lado dos grupo Leela, Placebo, Ira!, Dibob e Claro Q é Rock, entre outros, do evento “Coca-Cola vibezone”, na Cidade do Rock, situada em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. No mesmo ano lançou o álbum “Felicidade Instantânea”, do qual a música “Um Minuto para o Fim do Mundo” se tornou uma das mais executadas de 2005 e ganhou o prêmoio VMB, na MTV, como “Escolha da Audiência”. A música “Irreverrsível” ganhou o prêmio de “Videoclipe do Ano” no mesmo evento. A partir do mesmo álbum foi lançado o DVD “Felicidade Instantânea” com os videoclipes de “Irreversível”, “Um Minuto para o Fim do Mundo”, um ensaio da banda tocando as músicas do álbum no Midas Studios, e documentário com making off de turnê e gravações do álbum homônimo.
Em 2006, foi lançado o álbum “MTV ao Vivo: CPM 22” com três músicas inéditas: “Inevitável”, “Além de Nós” e “Pouco pra Mim”. No VMB do mesmo ano ganharam prêmios na categoria “Melhor Performance ao Vivo”.
Em 2007, ainda com o álbum “MTV ao vivo: COM 22”, ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria “Melhor DVD”. No mesmo ano lançaram o álbum de estúdio “Cidade Cinza”. Com ele ganharam o Grammy Latino 2008 na categoria Melhor álbum de Rock Brasileiro.
Em 2009 realizaram turnê internacional com shows na Inglaterra, Portugal e Estados Unidos.
Em 2011 lançaram o álbum “Depois de Um Longo Inverno” . No mesmo ano o baixista Fernando Sanches saiu e foi substituído por Heitor Gomes, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr.
Em 2013 lançaram o álbum e o DVD “CPM 22 Acústico”. Dois singles foram lançados para promover os trabalhos: a inédita “Perdas” e “Um Minuto para o Fim do Mundo” com a participação especial de Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial.
Em 2016 lançaram o álbum ao vivo e o DVD “CPM 22 ao Vivo no Rock in Rio” que também lançou a turnê comemorativa dos 20 anos de carreira. No DVD havia um documentário de 22 minutos com registros inéditos dos bastidores da banda no Rock in Rio.
Em 2017 lançaram o álbum de inéditas “Suor e Sacrifício”.
Em 2020 o baterista Japinha saiu da banda por conta de uma conversa com uma menor de idade quando tinha 38 anos, em 2012, Foi acompanhado pelo baixista Fernando Sanches.
Em 2022 criaram o selo Repetente Records, com distribuição da Ditto Music.
Em 2024 lançaram o álbum “Enfrente” pela Ditto Music. Foi o primeiro álbum com o baixista Ali Zaher e o baterista Daniel Siqueira.
Coletânea
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
FUSCALDO, Chris. Discobiografia Mutante: Álbuns que revolucionaram a música brasileira. Rio de Janeiro: Editora Garota FM Books, 2018. 2ª ed. Idem, 2020.