0.000
Contas Sociais
Nome do Grupo
Cordão do Boitatá
Componentes

Cristiane Contrim
Kiko Horta
Melissa Ferraz
Pedro Mazzillo
Pedro Miranda
Pedro Pamplona
Ricardo Cotrim
Thiago Queiroz

Dados Históricos e Artísticos

Grupo carioca formado em 1996 por Cristiane Contrim (cavaquinho), Kiko Horta (Acordeom), Melissa Ferraz (pandeiro, candongueiro e voz), Pedro Mazzillo (violão),  Pedro Miranda (surdo, pandeiro, triângulo e voz), Pedro Pamplona (sax-soprano, sax-tenor e flauta), Ricardo Cotrim (Clarinete, zabumba, tambor e tarol) e Thiago Queiroz (sax-alto e barítono). O termo “cordão”, segundo o folclorista e etinólogoLuis da Câmara Cascudo, designa grupo de foliões com roupas de fantasia, cantando e dançando, mais ou menos ritmicamente, durante os três dias de carnaval ou certas festas tradicionais religiosas, como a de São João. Criado em 1996, o Cordão do Boitatá reuniu um grupo de amigos músicos que ouvia sistematicamente as gravações do Selo Marcus Pereira, Pixinguinha, Waldemar Henrique, Xangô da Mangueira, entre outros. A partir daí,  surgiu a idéia de formar um grupo que tocasse músicas de festas tradicionais brasileiras: Santo Antônio, São João, Pastoril, marchinhas de carnaval, carimbó, xote etc. O grupo fez uma viagem para o estado do Amazonas, na qual permaneceram em uma aldeia ticuna. Logo depois foram para os estados do Pará e Maranhão, onde também recolheram elementos do folchore como o carimbó e o boi bumbá, respectivamente. Em 2004, pela gravadora Deckdisco, lançaram o CD “Sabe lá o que é isso?”. No disco incluiram composições próprias: “Forró novo” (Kiko Horta e Edmundo Pereira), “Boitatá” (Pedro Pamplona), “Irene no jongo” (Thiago Queiroz), “Prova de matemática” (Pedro Mazzillo); “Colo de Ignez”, “Forró transcendental” e “Meu cumpadi Sivuca”, as três últimas de autoria de Kiko Horta. Também interpretaram o clássico “O boêmio” (Anacleto de Medeiros e Catulo da Paixão Cearense), além de novos e contemporâneos “Jardins da lua” (Luciane Menezes) e “Miúda no passo” (Pedro Caminha Amorim). O disco ainda contou com as participações de Dona Ivone Lara na faixa “Apito de ouro” (Dona Ivone Lara e Bruno Castro), Teresa Cristina em “Marcha das flores” (Pedro Miranda e Teresa Cristina) e Xangô da Mangueira na música “Mineiro, mineiro”, de Rubens da Mangueira e Ivan Carlos. No ano de 2005 o grupo apresentou-se em vários projetos e espaços culturais da cidade do Rio de Janeiro, entre os quais, Centro Cultural Carioca, Rio Scenarium e Museu da Cidade.

No ano de 2011 o grupo musical apresentou-se no Teatro Rival BR em um baile-show pré-carnavaleco, no qual contou com as participações especiais de Teresa Cristina, Yamandu Costa, Rubinho Jacobina, Marcos Sacramento e Mariana Bernardes. Com uma nova formação: O Cordão do Boitatá é formado por Kiko Horta (acordeom e piano), Cristiane Cotrim (voz e cavaquinho), Luiz Flávio Alcofra (violão), Thiago Queiroz (sax barítono e alto), Pedro Pamplona (sax tenor, sax soprano e flauta), Ricardo Cotrim (percussão) e Paulino Dias (percussão), contando ainda com o apoio de músicos convidados, como Mariana Bernardes (voz e percussão), Rodrigo Vila (baixo) e Rodrigo Scofield (bateria). Neste mesmo ano de 2011 o grupo foi o convidado especial do grupo Songoro Cosongo, em temporada de shows no Espaço Cultural Sérgio Porto, no bairro do Hamaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Em 2024 lançou o álbum “Dos pés à cabeça – Na praça”, com doze faixas e participações especiais de Moyseis Marques em “Samba de Oswaldo Cruz” (Kiko Horta e Marquinhos de Oswaldo Cruz) e “Linda Colombina” (Thiago Queiroz), que também contou com a cantora do Cordão, Mariana Baltar; Edu Neves em “Chegando no Rio” (Edu Neves); Marina Íris em “Dos pés à cabeça” (Marina Íris e Manu da Cuíca); Alcinéia Martins em “Nação vertente” (Alcinéia Martins e Walmir Aragão); Lazir Sinval em “Cabana de Xangô” (Kiko Horta e Lazir Sinval); entre outros. Nesse mesmo ano lançou o álbum “Dos pés à cabeça – Na rua”, com 14 faixas instrumentais, dentre as quais “Cheguei” (Pixinguinha), “Eu só quero um xodó” (Dominguinhos e Anastácia), “Vapor da Paraíba” (Vovó Tereza e Mestre Fuleiro), entre outras.

Discografias
2024 Biscoito Fino CD Dos pés à cabeça – Na praça
2024 Biscoito Fino CD Dos pés à cabeça – Na rua
2004 Deckdisc CD Sabe lá o que é isso?
Obras
Boitatá (Pedro Pamplona)
Colo de Ignez (Kiko Horta)
Forró novo (Kiko Horta e Edmundo Pereira)
Forró transcendental (Kiko Horta)
Irene no jongo (Thiago Queiroz)
Marcha das flores (Pedro Miranda e Teresa Cristina)
Meu cumpadi Sivuca (Kiko Horta)
Prova de matemática (Pedro Mazzillo)
Shows
2011 Espaço Cultural Humaitá, RJ. Songoro Cosongo convida Cordão do Boitatá
Cordão do Boitatá show Sabe lá o que é isso?. Sala Fernanda Montenegro, Teatro Leblon, RJ,
Cordão do Boitatá. Carioca da Gema, RJ,
Cordão do Boitatá. Centro Cultural Carioca. RJ,
Cordão do Boitatá. Projeto Música no Museu. Museu da Cidade, RJ.
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.