5.001
Nome do Grupo
Choro na Feira
Componentes

Bilinho Teixeira
Clarice Magalhães
Franklin da Flauta
Matias Correa
Ignez Perdigão
Marcelo Bernardes

Dados Históricos e Artísticos

Grupo instrumental de choro e samba originário do Rio de Janeiro. Criado no dia 8 de abril do ano 2000, o grupo é integrado por Bilinho Teixeira (banjo, violão de seis e sete cordas), Clarice Magalhães (pandeiro e percussão), Franklin da Flauta (flauta em dó e em sol), Matias Correa (baixo acústico), Ignez Perdigão (cavaquinho) e Marcelo Bernardes (clarineta, sax soprano e sax-tenor). Alguns de seus componentes, como Marcelo Bernardes, Ignez Perdigão e Franklin da Flauta, são consagrados no meio musical por participarem de diversas gravações e shows com ícones da MPB. O grupo surgiu de forma despretenciosa, quando alguns  músicos resolveram se reunir para tocar samba e choro em uma feira livre na Rua General Glicério, em Laranjeiras. Com o tempo, o grupo foi concentrando um público fiel às suas apresentações nos dias da feira. Tempos depois, recebeu o convite para gravar um disco a ser anexado ao livro “Na cadência do samba”, de Haroldo Costa. No ano 2000, juntamente com o livro, o grupo lançou o disco “Na cadência do samba”. Neste CD, interpretou 13 clássicos da Música Popular Brasileira: “Na cadência do samba” (Ataulfo Alves e Paulo Gesta), “Atire a primeira pedra” (Ataulfo Alves e Mário Lago), “Pelo telefone” (Donga e Mauro de Almeida), “Jura” (Sinhô), “Feitiço da Vila” (Vadico e Noel Rosa), “Marina” (Dorival Caymmi), “Chega de saudade” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “Senhora liberdade”, de autoria de Wilson Moreira e Nei Lopes, além de composições de Cartola, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Haroldo Lobo, Ary Barroso, Luiz Peixoto e Luiz Bandeira. No ano de 2001 o grupo foi convidado pela Universidade de Notre Dame, South Bend, Indiana, para fazer algumas apresentações nos Estados Unidos. Neste mesmo ano, com o cantor Paulo Marques, apresentou-se no bar Carioca da Gema, reduto da boemia do Rio de Janeiro. Em 2002, com Paulo Marquês, o grupo se apresentou no Bar Carioca da Gema, no centro do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, com participação especial da cantora Mariana Bernardes, o grupo se apresentou Bar-Antiquário Rio-Scenarium, também no Rio de Janeiro e ainda no projeto “Música no Museu”, no Museu da Chácara do Céu, em Santa Tereza.
No ano de 2003, ao lado de Áurea Martins, apresentou-se no Bar Antiquário Rio-Scenarium, no Rio de Janeiro.
No ano de 2006 o vereador Eliomar Coelho entregou a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto” ao grupo, com cerimônia musical  na praça da Rua General Glicério, em Laranjeiras.
Em 2011 lançou o CD “Pedra riscada”, que contou com as faixas “Altamiro na Glória” (Franklin da Flauta), “Cesar e Dinda” (Domingos Teixeira), “Soprador” (Pedro Paes), “Do Miles” (Domingos Teixeira), “Do Mingus” (Domingos Teixeira), “Pedra riscada” (Marcelo Bernardes), “Lu a Manu” (Domingos Teixeira), “Marabá” (Marcelo Bernardes), “Pra não se perder mais nada” (Domingos Teixeira) e “Matias” (Ignez Perdigão e Juca Filho). O show de lançamento do disco foi realizado no Espaço Multifoco, no Rio de Janeiro.
Em 2012 participou do programa de auditório “Agora no Ar!”, apresentado pelo musicólogo e pesquisador Ricardo Cravo Albin, na rádio Roquette-Pinto. Na ocasião, apresentou o repertório do disco “Pedra Riscada”.

Discografias
2011 Independente CD Pedra riscada
2000 Selo Novas Direções CD Na cadência do samba
Obras
Altamiro na Glória Franklin da Flauta
Cesar e Dinda Domingos Teixeira
Do Miles Domingos Teixeira
Do Mingus Domingos Teixeira
Flor do outono (Franklin da Flauta)
Lu e manu Domingos Teixeira
Marabá Marcelo Bernardes
Matias Igenz Perdigão e Juca Filho
O sapeca (Bilinho Teixeira)
Pedra Riscada Marcelo Bernardes
Pra não se perder mais nada Domingos Teixeira
Soprador Pedro Paes
Shows
2003 Choro na Feira e Áurea Martins. Bar Antiquário Rio-Scenarium, RJ,
2002 Choro na Feira e Luciane Menezes. Bar Carioca da Gema, RJ,
2002 Choro na Feira no Projeto Música no Museu. Múseu da Chácara do Céu, Santa Tereza, RJ,
2002 Choro na Feira. Praça General Glicério. Laranjeiras. RJ,
2002 Choro na Feira. Projeto 5ª no BNDES, RJ,
2001 Choro na Feira e Mariana Bernardes. Bar-Antiquário. Rio-Scenarium, RJ,
2001 Choro na Feira e Paulo Marquês. Carioca da Gema, RJ,
2001 Choro na Feira. (convidado - João Lyra). Sala Funarte Sidney Miller, RJ,
2001 Choro na Feira. (convidado - Luis Felipe Lima). Sala Funarte Sidney Miller, RJ,
2001 Choro na Feira. Universidade de Notre Dame. South Bend. Indiana. EUA,
Choro na Feira. Centro Cultural Carioca, RJ.
Paulo Marques e Choro na Feira. Bar Carioca da Gema, RJ,
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.

Crítica