0.000
Nome do Grupo
Casseta e Planeta
Componentes

Hubert

Hélio de la Peña

Cláudio Manuel

Beto Silva

Marcelo Madureira

Reinaldo (2)

Bussunda

Dados Históricos e Artísticos

Grupo integrado pelos cartunistas, desenhista e humoristas Hubert, Hélio de la Peña, Cláudio Manuel, Beto Silva, Marcelo Madureira, Reinaldo e Bussunda. Formado na cidade do Rio de Janeiro, em 1988, o conjunto começou a carreira no final dos anos 80, ainda sobre a chancela da revista humorística “Casseta Popular”, no extinto bar carioca Manga Rosa. Com a união da revista com o jornal humorístico “Planeta Diário”, surgiu o Casseta & Planeta, com as participações de Hubert e Reinaldo. Em 1989, lançaram seu primeiro disco “Preto com um buraco no meio”, pois o disco fora lançado em vinil. Na época, Tim Maia ficou aborrecido com a imitação que Bussunda fez dele em “Mãe é mãe”. No ano de 1995, gravaram o CD “Pra comer alguém”, satirizando músicas de temática amorosa. Em 2000, lançaram a coletânea “The bost of”, trocadilho em cima de “The best of”, típica denominação em inglês para coletâneas. Além das composições dos discos anteriores remixadas, como “Mãe é mãe”, “Tô tristão” e “Caçapas da ilusão”, o CD trazia quatro músicas inéditas: “Rap do Maçaranduba”, personagem criado por Cláudio Manuel para satirizar os “pit-boys”, “Nenê de papá”, “Meganhas assassinas”, em homenagem ao que se convencionou chamar nos meios de comunicação de banda podre da polícia carioca, e “Menina de tromba”, que conta a história de um garotão que se apaixona por um travesti. Devido aos inúmeros compromissos do grupo, não houve espaço na sua agenda para a realização de shows para o lançamento do disco. O grupo, grande sucesso em vários programas de televisão e em permanente atividade, tem como integrante, Reinaldo, também atuante na banda CIA de Jazz, que se exibia toda sexta-feira no restaurante “Do Giglio”, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, ao longo de 2002. No ano de 2003 o grupo lançou o primeiro DVD, pela gravadora Som Livre. Ainda em 2003, o grupo continuou com o programa semanal na Rede Globo e por conta deste trabalho, impossibilitado de fazer a turnê de lançamento do primeiro DVD.

 

Em 2019 realizou turnê de shows em homenagem aos 30 anos do grupo. As apresentações incluíram nove cidades brasileiras, dentre elas, Maceió, Recife, Belo Horizonte, Maringá, Londrina, Curitiba, São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. Os shows misturaram músicas, esquetes e participações da platéia. Participaram da turnê Marcelo Madureira, Helio de la Peña, Hubert, Cláudio Manoel e Beto Silva, além de uma “presença virtual de Reinaldo Figueiredo”, ex-integrante do grupo. Na ocasião foi feita uma homenagem a Bussunda, humorista morto durante a cobertura do Casseta e Planeta na Copa do Mundo de Futebol na Alemanha, em 2006.

Discografias
2003 Som Livre DVD Casseta & Planeta
2000 Som Livre CD The bost of
1995 Velas CD Pra comer alguém
1989 Som Livre LP Preto com um buraco no meio
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

AMARAL, Euclides. O Guitarrista Victor Biglione & a MPB. Rio de Janeiro: Edições Baleia Azul, 2009. 2ª ed. Esteio Editora, 2011. 3ª ed. EAS Editora, 2014.

CHAVES, Xico e CYNTRÃO, Sylvia. Da Pauliceia à Centopeia Desvairada – as Vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.

COSTA, Cecília. Ricardo Cravo Albin: Uma vida em imagem e som. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2018.