0.000
Nome do Grupo
Autoramas
Componentes

Gabriel Thomaz
Bacalhau
Flávia Couri

Dados Históricos e Artísticos

Grupo de rock formado na cidade do Rio de Janeiro, em 1998. Seus integrantes fizeram parte de bandas importantes do cenário pop-rock carioca: Gabriel  Thomas (ex- Little Quail – guitarra e voz)), Simone do Valle (ex- Dash – baixo e voz), Nervoso (baterista ex-Beach Lizards), substituído por Bacalhau (bateria – ex- Planet Hemp).

Em fevereiro de 2000 lançou o primeiro CD “Stress, depressão e síndrome do pânico”, pelo selo Astronauta Discos, da Universal Music. Produzido por Carlos Bartolini (ex-Ultraje a Rigor), o disco, gravado ao vivo no estúdio, de acordo com Gabriel:

 

“Trata de temas como o amor, a amizade e o trabalho, do ponto de vista de quem sabe que a vida não é sempre feliz”. 

 

Neste disco foram incluídas, entre outras “Souvenir” (Andy MacCluskey), “Carinha triste” (Nervoso, Kassin e Gabriel Thomaz), “Boa fé” (Nervoso) e “Ex-amigo”, “Tudo errado” e “Jogos Olímpicos”, as três últimas de autoria de Gabriel Thomaz. No ano seguinte, o grupo lançou pela Universal Music o disco “Vida real”, do qual se destacaram os couvers “Você não soube me amar” (Guto, Zeca Mendigo, Evandro Mesquita e Ricardo Barreto), da Blitz, e “Rio-São Paulo”, de autoria de Mário da banda Squonks (da qual também participou no início dos anos 90 a baixista Simone do Valle). Duas regravações estão presentes também no disco “Carinha triste” e “Autodestruição”, além da  faixa “Aquela” (Gabriel Thomaz), composição da primeira banda de Gabriel “Little Quail & The Mad Birds” e gravada anteriormente com sucesso pelo grupo Raimundos.

Em 2002 o grupo Ultraje a Rigor gravou “Miss simpatia” de autoria de Gabriel Thomaz e Renato, no disco “Os invisíveis” que marcou o retorno do grupo Ultraje a Rigor. No ano de 2003 foi um dos convidados da banda Leela para participar do projeto “Humaitá Pra Peixe”, apresentado no Ballroom, no Rio de Janeiro. Ainda em 2003, ao lado de Frejat, Lan Lan e Os Elaines, Acid X, Arnaldo Brandão, Fernanda Abreu, Nação Zumbi, Pitty, Detonautas e O Rappa, participou da “5ª Edição do Projeto Música Alimento da Alma” (MADA), Natal, Rio Grande do Norte. Neste mesmo ano a banda lançou o CD “Nada pode parar os Autoramas”, pelo selo Monstro e fez, juntamente com o grupo gaúcho Os Replicantes, apresentação no Cine Íris, no centro do Rio de Janeiro. Participou ao lado da cantora Pitty e das bandas Narjara e Glamourana, entre outras, do Festival London Burning.

Em 2004 Simone do Vale foi substituída pela baixista Selma Vieira, que participou da gravação da banda em uma coletânea de rock intitulada “Rrrrrrrock!”. Em 2005 com o clipe “Você sabe”, a banda foi a vencedora do VMB (Video Music Brasil). No ano seguinte, em 2006, fez turnê pela Espanha, Portugal e Bélgica, assim como por várias capitais brasileiras e países da América do Sul. No ano de 2007, pelo selo paulista Mondo77, lançou o CD “Teletransporte”. No disco, produzido por Kassin e Berna, foram incluídas “A 300 km/h”, “O inesperado”, “Mundo moderno”, “Marketeiro”, “Panair do Brasil”, “Guitarrada”, “Digoró” e “Já cansei de te ouvir falar”, esta última interpretada em dueto composto pela baixista Selma Vieira e o guitarrista Gabriel Thomaz.

Em 2009 a banda lançou o CD e DVD “MTV apresenta Autoramas – Desplugado”, trabalho no qual a banda revisitou a carreira interpretando com novos arranjos composições de sucessos e algumas inéditas, além de regravações de músicas do repertódio de outros artistas, destacando-se as faixas “Hotel Cervantes” (com participação especial do tecladista Humberto Barros); “Mulher misteriosa” (com participação de Jane Deluc nas castanholas); “O samba rock do Bacalhau”; “Love me” (Elvis Presley); “Eu vou vivendo” (grupo Walverdes); “Let me sing, let me sing” (Raul Seixas); “I saw you sayng” (de Gabriel Thomaz e Rodolfo Abranes, angigo sucesso do grupo Raimundos); “Galera do Fundão” (do grupo Little Quail & The Mad Birds); “No claro e no escuro” (sucesso de Reginaldo Rossi, que no DVD contou com o piano de Humberto Barros); “Sonhador” (com a participação do guitarrista e cantor Roberto Frejat); “A 300 km/h” (com participação de Big Gilson) e a faixa “Música de amor”, com a participação da cantora Érika Martins. A turnê de divulgação do DVD começou no Rio de Janeiro, passou pelo estado do Amazonas e seguiu em 2010 para Alemanha, França e Inglaterra.

No ano de 2011, com uma nova formação, incluindo Flávia Couri (baixo e voz), o trio lançou o CD “Música crocante”, pelo Selo Coqueiro Verde, disco do qual se destacou a faixa “Verdade absoluta”. O trio contou com o paío do tecladista Umberto Barros em várias faixas do disco, que também contou com as músicas “Guitarrada II”, “Abstrai”, “Tudo bem”, “Lugar errado”, da autoria de Flávia Couri.

Em 2013 a banda, tendo como convidado o rapper B Negão, foi uma das atrações do Palco Sunset, no “Rock In Rio”.

No ano de 2014 a banda lançou o DVD “Internacional”, com parte da turnê feita pela Alemanha (sete shows), Itália, Argentina, Áustria, Inglaterra e Uruguai, no qual foram incluídos alguns clipes internacionais da banda, tais como “Verdugo” (com letra em espanhol), “Verdade absoluta” e Abstrai”. O DVD reuniu cenas de cerca de cinco anos de apresentações internacionais da banda, com direção, edição e finalização de Pedro Serra, codirigido também por Vivi Amaral e Gustavo Cordena.

Discografias
2014 Independente DVD Internacional
2011 Selo Coqueiro Verde CD Música crocante
2009 Selo MTV CD/DVD MTV apresenta Autoramas - Desplugado
2007 Selo Mondo77 CD Teletransporte
2003 Selo Monstro CD Nada pode parar os Autoramas
2001 Astronauta/Universal Music CD Vida real
2000 Astronauta Discos CD Stress, depressão e síndrome do pânico
Obras
A história da vida de cada um (Gabriel Thomaz)
Agora minha vida mudou (Gabriel Thomaz)
Aquela (Gabriel Thomaz)
Autodestruição (Gabriel Thomaz)
Ação (Gabriel Thomaz)
Bahamas (Gabriel Thomaz)
Boa fé (Nervoso)
Carinha triste (Gabriel Thomaz, Kassin e Nervoso)
Catchy chorus (Gabriel Thomaz)
Copersuca (Gabriel Thomaz e Simone do Valle)
Deus me deu um cérebro (Gabriel Thomaz)
Eu era pop (Gabriel Thomaz)
Ex-amigo (Gabriel Thomaz)
Fale mal de Mim (Gabriel Thomaz)
Jogos olímpicos (Gabriel Thomaz)
Magma (Gabriel Thomaz)
Mais ou menos (Kassin)
Minha guerrilha particular (Gabriel Thomaz e Simone do Valle)
Paciência (Gabriel Thomaz)
Sonhador (Gabriel Thomaz)
Stress, depressão (Gabriel Thomaz)
Tu não morri (Gabriel Thomaz)
Tudo errado (Gabriel Thomaz)
Shows
2003 5ª Edição do Projeto Música Alimento da Alma (MADA), Natal, Rio Grande do Norte,
2003 Autoramas e Os Replicantes. Cine Íris. RJ,
2003 Banda Leela convida Autoramas. Projeto Humaitá Pra Peixe. Ballroom, RJ,
2003 Festival London Burning. RJ.
Clips
2005 Você sabe.
Bibliografia crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.