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Nome do Grupo
Jararaca e Ratinho
Componentes

Jararaca

Ratinho

Dados Históricos e Artísticos

Cantores. Compositores. Humoristas.

José Luis Rodrigues Calazans, Jararaca – Macéio, AL – 29/9/1896 – Rio de Janeiro, RJ – 11/10/1977

Severino Rangel de Carvalho, Ratinho – Itabaiana, PB -13/4/1896 – Duque de Caxias, RJ – 8/9/1972

O pai de José Luis, o Jararaca, era o professor e poeta Ernesto Alves Rodrigues e foi quem cuidou de seu aprendizado escolar. Teve sua primeira viola aos oito anos de idade. Desde criança mostrava tendências à criação musical e humorística. Por volta de 1915, criou um grupo teatral na cidade de Piranhas. Apresentavam-se em palco improvisado. Severino Rangel, o Ratinho, foi criado pelos tios. Sua tia, D. Neném, foi a principal incentivadora de sua arte musical. Quando ainda menino tocava na banda de música de Itabaiana. Em 1914, foi para Recife e no ano seguinte, era oboísta da Orquestra Sinfônica da cidade. Tocava pistom e saxofone. Deu aulas de música na Escola de Aprendizes do Recife. Em 1919, a futura dupla se conheceu na casa de Filinto de Moraes, onde se reuniam expoentes da música popular e valores nascentes. Nesse período integraram o Bloco dos Boêmios e começaram a tocar juntos. Formaram o grupo “Os Boêmios”. Em 1921, o grupo “Os Boêmios” apresentou-se para completar o show dos “Oito Batutas”, no Cassino Moderno, interpretando a embolada “Espingarda pá”, de José Luis Rodrigues, que ainda não era o Jararaca. A música agradou a Pixinguinha, que passou a incluí-la no seu repertório. O conjunto “Os Boêmios” transformou-se em “Os Turunas Pernambucanos” . Cada componente adotou o nome de um bicho como nome artístico. Jararaca declarou ao MIS (Museu da Imagem e do Som) que aqueles tipos de apelidos baseados em nomes da fauna brasileira eram comuns no Nordeste. O conjunto fez uma excursão de um mês percorrendo o interior nordestino até a Bahia, antes de viajar para o Rio de Janeiro por incentivo de Pixinguinha. Chegaram ao Rio de Janeiro em abril de 1922. Na capital da República participaram dos eventos comemorativos do centenário de Independência do Brasil. Apresentaram-se primeiramente no Cine Teatro Beira-Mar, com músicas de autoria de Jararaca e Ratinho, vestidos com trajes simples e chapéu de cangaceiros. Com o sucesso alcançado, foram convidados a se exibir na sala de espera do Cine Palais. Ainda em 1922, Jararaca gravou a embolada “A espingarda pa” pela Odeon com acompanhamento de Manuel Pedro dos Santos e Turunas Pernambucanos. Em 1923, gravou o samba sertanejo “Vamos s’imbora Maria”, também pela Odeon e com acompanhamento de Baiano e dos Turunas Pernambucanos. Em seguida, o grupo foi em excursão a Buenos Aires apresentando-se em teatros e festas particulares. Na capital argentina o conjunto se dispersou. Jararaca e Ratinho rumaram para Montevidéu. Mantiveram os nomes na dupla que surgia. Na capital uruguaia exibiram-se com agrado do público no Café Rio Branco. Encerrada a temporada, Jararaca seguiu sozinho para o Sul, onde excursionou, e Ratinho continuou em Montevidéu, tocando em uma orquestra local. Tornaram a se encontrar ainda na capital do Uruguai onde se apresentaram numa orquestra com Ratinho no saxofone e Jararaca no banjo. Em 1927, a dupla começou a atuar oficialmente na reabertura do Teatro Santa Helena, em São Paulo. Nesse período uniram-se a Cornélio Pires numa demorada excursão pelos Estados de São Paulo, Minas Gerais e região Sul do país. Estilizaram-se na forma de dupla caipira paulista. Separaram-se por breve período em 1928, mesmo ano em que Jararaca editou o livro “Do sertão”. Ratinho ficou no Sul trabalhando com o artista caipira Jeca Tatu. Jararaca retornou ao Rio de Janeiro e começou a trabalhar no teatro de revistas. Em 1929, Jararaca estreou na revista “Guerra ao mosquito”. Ainda no mesmo ano e já com a participação de Ratinho, tomaram parte nas revistas “Onde está o gato?”, “Mineiro com botas” e “Por conta do Bonifácio”. No mesmo ano, Jararaca e seu Grupo gravaram pela Odeon o samba “Baiana”, feito em parceria com Luperce Miranda. Em 1930, Ratinho gravou pela Columbia dois discos com João Pernambuco. O primeiro teve “Catirina” e “Meu noivado”, com interpretação de Ratinho com música de João Pernambuco e versos do folclore. No segundo as músicas de João Pernambuco e versos do folclore estavam nas emboladas “Perigando” e “ABC”, ambas cantadas por Ratinho. No mesmo ano, estrearam no cinema com o filme “Coisas nossas”, produzido pelo americano Wallace Downey. No final de 1931, Jararaca e Ratinho fundaram a “Casa de Caboclo”, juntamente com Duque, Pixinguinha e Dercy Gonçalves, cujo objetivo era criar a “Casa da Canção Nacional”. Na “Casa de Caboclo”, Jararaca e Ratinho apresentaram vários shows de música nordestina e atuaram em diversas peças, entre as quais “Viva as muié”, “Alma de caboclo” e “Sodade de caboclo”. Gravaram pela Columbia o coco dobrado “Acende a luz” . No ano de 1933, filmaram “A voz do carnaval”, dirigido por Adhemar Gonzaga e Humberto Mauro. Em 1935, juntamente com Duque e outros artistas, seguiram para a Argentina onde se apresentaram no Calle Corrientes com casa repleta. Em 1936, a dupla separou-se outra vez. Ratinho foi com sua própria Companhia Regional de Burletas, Comédias e Revuettes excursionar pelo Nordeste. Jararaca continuou com a Casa de Caboclo no Teatro Trianon, na Companhia Jararaca. Em janeiro de 1937, foi lançada a marcha “Mamãe eu quero”, de Jararaca e Vicente Paiva, pela Odeon, que se tornaria um dos maiores sucessos do carvanal carioca em todos os tempos. A marcha seria um dos primeiros sucessos brasileiros nos Estados Unidos, com tradução para o inglês na voz de Bing Crosby. Foi incluída no repertório de Carmen Miranda, que a cantaria no filme “Serenata tropical” de 1940. Nas eleições de 1946, Jararaca compôs uma paródia da marcha, propagandeando candidatos do Partido Comunista. No final da década de 1930, a dupla começou a atuar no Cassino da Urca. Em 1939, ingressam na Rádio Mayrink Veiga. Em 1941, apresentaram-se no Grill-Room do Cassino Copacabana. Em 1944, apresentaram a peça “Esta terra é nossa”, de autoria da própria dupla, no Teatro Recreio. Pela Odeon, gravam “Fado de beijos”, “Família complicada”, “Foi bom te vê”, “Me leva baiana”, entre outras. Participaram do filme “Romance proibido”, de Adhemar Gonzaga. Saíram da Rádio Tupi em julho de 1948, iniciando logo a seguir uma excursão pelo Norte/Nordeste com início em Belém. No fim da turnê a dupla se desentendeu e Ratinho retornou sozinho ao Rio de Janeiro, ingressando na Rádio Nacional. Em 1949, Jararaca editou seu segundo livro, “João e Maria”. Em julho de 1951, a dupla tornou a se formar. Passaram a trabalhar duas vezes na semana, uma na Rádio Tupi e outra na Rádio Tamoio. Uma vez por semana faziam programa na TV Tupi em São Paulo. Jararaca editou seu terceiro livro, “Musa do Bernardino”. Em 1955, retornaram para a Rádio Nacional onde estrearam o programa “Jararaca e Ratinho”. Na mesma Rádio apresentavam também “A lira de xopotó”, que apresentava bandinhas do interior. Em 1957, a dupla estreou a peça “É do furrundu” no Teatro Carlos Gomes. Em 1960, Jararaca gravou pela Copacabana a marcha “Ai Teodora”. Gravaram também pela Copacabana o LP “Jararaca e Ratinho”. No mesmo ano, estrearam no Teatro São Jorge a burleta “Por que me ufano de Bananal”. Em 1964, Jararaca foi demitido da Rádio Nacional por motivos políticos. Ele era comunista e muito amigo de Luis Carlos Prestes, secretário-geral do PCB. Jararaca costumava discursar e cantar nos comícios do Partido Comunista, trocando muitas vezes seus compromissos profissionais pelos políticos. Em 1970, fizeram seu último filme, “Salário mínimo”, produzido e dirigido por Adhemar Gonzaga. Em 1972, a dupla foi homenageada com o prêmio “Imortais do carnaval”. Na televisão, Jararaca e Ratinho atuaram nos programas, “A E I O Urca” e “Flávio Cavalcanti”, pela TV Tupi e “Balança mas não cai”, “Uau” e “Alô, Brasil, aquele abraço”, pela TV Globo. Nos últimos meses de sua vida, Jararaca trabalhou no programa “Chico City”, na Rede Globo, no papel do cangaceiro Sucuri. Em 11 de outubro de 1977, o jornal “The Daily News” publicou obituário com a morte de Jararaca, apresentando-o como famoso compositor gravado por Bing Crosby e Carmen Miranda. Em 1979, Elis Regina gravou pela Philips “O boto”, parceria de Jararaca e Tom Jobim. Em 1983 a Funarte reeditou o LP de 1960 que sairia em CD, em 1999 com o selo Atração, do Instituto Cultural Itaú.

Discografias
[S/D] Columbia 78 A chegada do príncipe/Falando por música
[S/D] Columbia 78 Campeão de box/Abdula no pacote
[S/D] Columbia 78 Jararaca faz anos/O ex-preso da Central
[S/D] Columbia 78 Quando o carnaval chegou/Morena do amor
[S/D] Columbia 78 Telefonando/Aniversário do Abdula
[S/D] Columbia 78 Viva o prefeito/Velório dos prazeres
1961 Copacabana 78 Sapo no saco/Saxofone, por que choras?
1960 Copacabana 78 Ai Teodora/Deixaram um cheiro aí
1960 Copacabana LP Jararaca e Ratinho
1954 Odeon 78 Ensino/Concurso das miss
1954 Odeon 78 O jogo/Código de costumes
1953 Odeon 78 Mulher de qualquer um/Fantasia de capim
1949 Odeon 78 Na fazendo do.../Possíveis e impossíveis
1948 Odeon 78 Porque é, porque não é/Lá vai desafio
1948 Odeon 78 Quando o cumpadre casô/Ora veja sim senhor
1947 Odeon 78 Na beira da lagoa/Oh! Famia
1947 Odeon 78 Provas de amor/Ruas
1946 Odeon 78 Tá certo/Dona Sara
1945 Odeon 78 Bonito/Meu pirão primeiro
1945 78 Traga uma média/Vamos pro mato
1944 Odeon 78 Tudo combinado/Clube japonês
1944 Odeon 78 Índios Tapajós/O gato da vizinha
1943 Colúmbia 78 Festa de casamento/Vamos pro casamento
1943 Odeon 78 Nós as mulheres/Lacraia
1942 Odeon 78 Com um dedo só!/Ora bolas!
1942 Odeon 78 Ó pessoá/Foi bom te vê
1941 Odeon 78 Amor cinematográfico/Notícias da vida
1941 Odeon 78 Larga o osso/Pulga no meu corpo
1941 Odeon 78 Mamãe eu quero mais/Galinha morta
1941 Odeon 78 Os mentirosos/Mentindo de verdade
1940 Odeon 78 A baiana tem/O cantor de operetas
1940 Odeon 78 Ai que dor de coração/Cadê meu pai
1940 Odeon 78 Em também tive/Os clandestinos
1940 Odeon 78 Eu botei na minha porta/Eu vou quebrar o coco
1940 Odeon 78 O papagaio lá de casa/Papai mamãe me bateu
1940 Odeon 78 Pato na varanda/Vamos pro arraiá Maria
1940 Odeon 78 Questão de vizinho/Família complicada
1940 Odeon 78 Tempo de criança/A muié e o teatro
1939 Odeon 78 Acordando Jararaca/Exame de Jararaca
1939 Odeon 78 Aonde tá o tatu/Tem de tudo
1939 Odeon 78 Carta da namorada/A mulher e as cartas
1939 Odeon 78 Flauta de bambu/Menina chorona
1939 Odeon 78 Na beira do clube (1)/Na sede do clube
1939 Odeon 78 Na sede do clube (I)/Na sede do clube (II)
1939 Odeon 78 Oh Zé! .../Você não sabe
1939 Odeon 78 Terrível dilema/Aventura de Seu Ventura
1938 Odeon 78 Aniversário do Coalhada/Achados e perdidos
1938 Odeon 78 Ação e viação/Caiu na rede é peixe
1938 Odeon 78 Cabra de sutiã/Perna cabeluda
1938 Odeon 78 Criança louca/Vamos Maria vamos
1938 Odeon 78 Do pilá/Engenho moedô
1938 Odeon 78 Homenagem ao coronel/Barbearia Barbacena
1937 Odeon 78 Consultório médico/Fotografando
1937 Odeon 78 Mamãe eu quero/Lá vai ele
1937 Odeon 78 O melhor beijo/Mulungu
1937 Odeon 78 Uma partida apertada (I)/Uma partida apertada (II)
1936 Odeon 78 Delegado e prontidão/Colégio escolado
1936 Odeon 78 O natalício do seu Natalício/Café Emílio
1936 Odeon 78 Piadas e toadas/Cantinga de caboclo
1936 Odeon 78 Restaurante do Salim/A defesa do Salim
1936 Odeon 78 Se Papai Noel quisesse/Passarinho
1932 Columbia 78 Breve estaremos lá/Sabiá do sertão
1932 Columbia 78 Conversa fiada/Chico Onça e Mané Gato
1932 Columbia 78 No telhado do Jararaca/No mercadinho do Barradas
1931 Colúmbia 78 Ainda é cedo/Acende a luz
1931 Columbia 78 Dona Nhá-Nhá/eu sou gozado assim
1931 Columbia 78 Turco, italiano e caipira/Albergue noturno
1931 Columbia 78 Vamos acordá o véio/Testamento do véio
1930 Columbia 78 Catirina/Meu noivado
1930 Columbia 78 Coco do mato/Cadê tempo
1930 Columbia 78 Curió/Lá vem ...
1930 Columbia 78 Disparate e desafio/Caipiras na cidade
1930 Columbia 78 Farmácia da roça/Família esdrúxula
1930 Columbia 78 Festa no casamento/Vamos prô casamento
1930 Columbia 78 Galo danado/Viola das Alagoas
1930 Columbia 78 Itararé/O momento atuá
1930 Columbia 78 O da rabeca/Oh, Chiquinha!
1930 Columbia 78 Perigando/ABC
1930 Columbia 78 Rádio pá virada/Caipiras de aeroplano
1930 Parlophon 78 Sai da frente/As comidas são outras!
1930 Columbia 78 Seu Zé Pereira/Carnaval do Norte
1930 Columbia 78 Vamos cortá cana?/Saco e bisaco
1929 Odeon 78 Agüenta o coco/Espingarda pápápá
1929 Parlophon 78 Bonde da alegria/Por conta do Bonifácio
1929 Odeon 78 Cabocla malvada/Sapo no saco
1929 Odeon 78 Caipirada/Lista do baile
1929 Odeon 78 Gato cabeçudo/Vamos apanhar limão
1929 Odeon 78 Meu sapé/Baiana
1929 Parlophon 78 Minas, São Paulo. Venda de um bonde
1929 Parlophon 78 Onde vai Mandu/Saudades do Norte
1929 Parlophon 78 Onde é que está o gato? Café com leite
1929 Odeon 78 Vapô do Jequiá/Oi Dadá
Obras
A baiana tem (Jararaca e Sátiro de Melo)
A banda do Aristides (Jararaca e Ratinho e Ari Leite)
A chegada do príncipe (Jararaca e Abdula)
A defesa do Salim (Jararaca)
A espingarda (Jararaca)
A espingarda pápápá (Jararaca)
A muié (Jararaca)
A muié e a guerra (Jararaca e Ratinho)
A muié e o teatro (Jararaca)
Abdula e Jararaca (Jararaca)
Abdula no pacote (Jararaca e Abdula)
Acende a luz (Jararaca e Ratinho)
Achados e perdidos (Jararaca e Vicente Marchelli)
Acordando Jararaca (Jararaca e Zé Formiga)
Adeus (Jararaca e Herivelto Martins)
Adeus, adeus (Jararaca e Menezes)
Afinando (Jararaca e Ratinho)
Agüenta o coco (Jararaca)
Ah! Se eu fosse macaco Jararaca e João Correia
Ai Julieta (Jararaca)
Ai que dor no coração (Jararaca e Sátiro de Melo)
Ai, Luzia (Jararaca e Guaraná)
Ainda é cedo (Jararaca e Ratinho)
Albergue noturno (Jararaca e Edmundo Maia)
Alma de tupi (Jararaca)
Amendoim (Jararaca e Jorge Murad)
Amor cinematográfico (Ratinho e Jararaca)
Aniversário de Abdula (Jararaca)
Aniversário do Coalhada (Jararaca e Vicente Marchelli)
Aonde tá o tatu? (Jararaca e Sá Róris)
Aonde é que está o gato ? (Jararaca e Pinto Filho)
Apalavrações (Jararaca e Ratinho)
Armarinho ambulante (Jararaca e Jorge Murad)
Arrasta o pé (Ratinho)
As comidas são outras! (Jararaca)
As vitaminas (Jararaca e Pixinguinha)
Aventura do seu Ventura (Jararaca e Felisberto Martins)
Ação e viação (Jararaca e Vicente Marchelli)
Bahiano (Jararaca e Luperce Miranda)
Barbearia Barbacena (Jararaca e Ferreira Maia)
Big-show (Jararaca e Ratinho)
Bonde da alegria (Jararaca e Pinto Filho)
Bonito! (Jararaca e Ratinho)
Bonitão (Ratinho)
Breve estaremos lá (Jararaca e Ratinho)
Brincando (Ratinho)
Brincando contigo (Ratinho)
Cabana triste (Jararaca)
Cabocla malvada (Jararaca)
Caboclo de raça (Jararaca e J. Cabral)
Cabra de sutiã (Jararaca e Vicente Paiva)
Cadê meu pai? (Jararaca e Ratinho)
Cadê tempo? (Jararaca e Ratinho)
Café Emílio (Jararaca)
Café com leite (Jararaca e Pinto Filho)
Caipirada (Jararaca e Ratinho)
Caipiras de aeroplano (Jararaca)
Caipiras na cidade (Jararaca e Ratinho)
Caiu na rede é peixe (Jararaca e Vicente Marchelli)
Cambinda briante (Jararaca e Ratinho)
Campeão de box (Jararaca e Ratinho)
Cantando no fogo (Jararaca e Ratinho)
Cantiga de caboclo (Jararaca e Zé do Bambo)
Carnaval do Norte (Jararaca)
Carta da namorada (Jararaca e Zé Formiga)
Casca de banana (Jararaca e Donga)
Catirina (Jararaca)
Cena cômica I (Ratinho e Guilherme)
Cena cômica II (Ratinho e Guilherme)
Cenira (Ratinho)
Chico Onça e Mané Gato (Jararaca e Ratinho)
Chorando baixinho (Jararaca)
Coco do mato (Jararaca e Ratinho)
Colégio escolado (Jararaca)
Com um dedo só! (Jararaca, Guerra Peixe e Humberto Cunha)
Concurso das miss (Jararaca e Ratinho)
Consultório médico (Jararaca e Ferreira Maia)
Conversa de boteco (Jararaca e Pinto Filho)
Conversa fiada (Jararaca)
Coração de gato (Jararaca e Walfrido Filho)
Criança louca (Jararaca e Vicente Paiva)
Curiatã de coqueiro (Ratinho)
Curió (Jararaca)
Céu do Brasil (Jararaca e Henrique Vogeler)
Código de costumes (Jararaca)
Deixaram um cheiro aí (Jararaca, Joe Lester, M. Carvalho, Luiz Geminiano, Scovino e Jorge Ferreira)
Delegado e prontidão (Jararaca)
Desafiando (Jararaca e Ratinho)
Deus fez o mundo em dez dias (Jararaca)
Disparate e desafio (Jararaca e Ratinho)
Do Pilá (Jararaca)
Dolorosa saudade (Jararaca e Ratinho)
Dona Margarida (Jararaca e Ratinho)
Dona Nhá-Nhá (Jararaca e Napoleão Tavares)
Dona Sara (Jararaca e Ratinho)
Dá-lhe Toré (Jararaca e Ratinho)
Embola Chico (Jararaca e Eduardo)
Engenho moedô (Jararaca, Zé do Bambo e Augusto Calheiros)
Ensino (Jararaca)
Eu botei na minha porta (Jararaca e Roberto Martins)
Eu e eles (Ratinho)
Eu quero uma babá (Jararaca e Joe Lester)
Eu também tive (Jararaca e Ratinho)
Eu vou casar (Jararaca e Gustavo de Carvalho)
Eu vou quebrar o coco (Jararaca e Roberto Martins)
Exame de Jararaca (Jararaca e Zé Formiga)
Fado dos beijos (Jararaca)
Fala saxofone (Ratinho)
Falando por música (Jararaca e João Rios)
Família complicada (Jararaca e Ratinho)
Família esdrúxula (Jararaca)
Fantasia de capim (Jararaca)
Farmácia de roça (Jararaca)
Faz que olha (Ratinho)
Feira do chapadão (Jararaca e Jorge Murad)
Festa no casamento (Jararaca e Ratinho)
Foi bom te vê (Jararaca e Ratinho)
Fotografando (Jararaca e Ferreira Maia)
Gabriela (Jararaca e Ratinho)
Galinha morta (Jararaca, Sátiro de Melo e Ricardo Araújo)
Galo cabeçudo (Jararaca)
Galo danado (Jararaca)
Gostei da piruada (Jararaca)
Grande estréia do circo...lando (Jararaca e Ratinho)
Guriatã no coqueiro (Ratinho)
Homenagem ao coronel (Jararaca)
I want my mama (Jararaca e A . Stillman)
Ilusão (Jararaca)
Itararé (Jararaca)
Jararaca e Ratinho (Jararaca e Ratinho)
Jararaca faz anos (Jararaca e Pinto Filho)
Juriti (Ratinho)
Lacraia (Jararaca e José Marcílio)
Lamentos (Ratinho)
Larga o osso (Jararaca, Sátiro de Melo e Ricardo Araújo)
Leilão na loja do turco (Jararaca)
Lero-lero (Jararaca e Ratinho)
Lista do baile (Jararaca e Ratinho)
Louca por ele (Jararaca)
Lula (Jararaca)
Lá vai ela... (Jararaca e Vicente Paiva)
Lá vai o desafio (Jararaca)
Lá vem... (Jararaca)
Mama meu netinho (Jararaca e Pixinguinha)
Mamá na gata (Jararaca e Lucy Brum)
Mamãe eu quero (Jararaca e Vicente Paiva)
Mamãe eu quero mais (Jararaca, Sátiro de Melo e Ricardo Araújo)
Mamãe eu vou casar (Jararaca)
Mamãe me leva (Jararaca)
Mamãe não quer (Jararaca e Vicente Paiva)
Marcha da pitu (Jararaca e Antonio Brasil)
Maria sela o cavalo (Jararaca)
Maus pensamentos (Jararaca e Pinto Filho)
Me leva baiana (Jararaca e Guerra Peixe)
Menina chorona (Jararaca e Sá Róris)
Mentindo de verdade (Jararaca e Ratinho)
Meu Brasil (Jararaca)
Meu cavaquinho (Jararaca)
Meu pirão primeiro (Jararaca)
Meu sabiá (Jararaca)
Meu sapé (Jararaca)
Meu sertão (Jararaca, Augusto Calheiros e Pinto Filho)
Minas-São Paulo (Jararaca e Pinto Filho)
Minha tristeza (Jararaca)
Morena dengosa (Jararaca)
Mulher bonita (Jararaca)
Mulher de qualquer um (Jararaca e Joe Lester)
Mulher e as cartas (Jararaca e Zé Formiga)
Mulher macho (Jararaca e G. de Carvalho)
Mulungu (Jararaca e Vicente Paiva)
Na beira da lagoa (Jararaca e Ratinho)
Na casa do coroné (Jararaca, Ratinho e Ari Leite)
Na fazendo do ... (Jararaca)
Na quebrada do monte (Jararaca e Vicente Paiva)
Na sede do clube I (Jararaca)
Na sede do clube II (Jararaca)
Nas bandas do sul (Ratinho)
Neli (Ratinho)
No mercadinho dos barradas (Jararaca e Pinto Filho)
No pilar (Jararaca)
No telhado do Jararaca (Jararaca e Pinto Filho)
Notícias da roça (Jararaca e Ratinho)
Notícias da vila (Jararaca e Ratinho)
Não me compreendeste (Ratinho)
Nós as mulheres (Jararaca e Jorge Murad)
O aniversário do Barnabé (Ratinho e Ricardino Faria)
O boto (Jararaca e Tom Jobim)
O calado não fala (Jararaca e Ratinho)
O cantor de operetas (Jararaca e Sátiro de Melo)
O enterro do Coronel (Jararaca e João Pinto)
O ex-preso da Central (Jararaca e Pinto Filho)
O galo da vizinha (Jararaca)
O gato e o rato (Jararaca e Bucy Moreira)
O homem da prestação (Jararaca)
O jogo (Jararaca e Joe Lester)
O melhor beijo (Jararaca e Vicente Paiva)
O momento atuá (Jararaca)
O natalício do seu Natalício (Jararaca)
O papagaio lá de casa (Jararaca e Gustavo de Carvalho)
O que há (Jararaca e Vicente Paiva)
O vem vem vem (Jararaca e Ratinho)
OI Dadá (Jararaca)
Oh! Zé (Jararaca e Vicente Paiva)
Oh! famía (Jararaca e Ratinho)
Oi Chico!... (Jararaca e Ratinho)
Olha a chuva (Jararaca e Vicente Paiva)
Olhos tristes (Jararaca e Vicente Paiva)
Olá Belmonte (Jararacae e Vicente Paiva)
Onde vai Mandu (Jararaca)
Onde é que está o gato? (Jararaca e Pinto Filho)
Ora bolas!... (Jararaca, Guerra Peixe e Ildefonso Norah)
Ora veja, sim senhor (Jararaca)
Os beijos (Jararaca e Ratinho)
Os clandestinos (Jararaca e Ratinho)
Os mentirosos (Jararaca e Ratinho)
Papai não deixa (Ratinho)
Papai, mamãe me bateu (Jararaca e Felisberto Martins)
Passarinho verde (Jararaca)
Penera o baxo (Jararaca)
Pensando em biblioteca (Jararaca e Ratinho)
Perna cabeluda (Jararaca e Vicente Paiva)
Pesadelos (Ratinho e João Lino)
Piadas e toadas (Jararaca e Zé Bambo)
Pinicadinho (Jararaca e Ratinho)
Pode ser que sim (Jararaca e Vicente Paiva)
Por conta do Bonifácio (Jararaca e Pinto Filho)
Por que é por que não é (Jararaca)
Possíveis e impossíveis (Jararaca e Ratinho)
Prestando contas (Jararaca)
Procurando emprego (Jararaca)
Provas de amor (Jararaca e Ratinho)
Puladinho (Ratinho)
Pulga no meu corpo (Jararaca e Ricardo de Araújo)
Quadrilha do Mestre Filó (Jararaca)
Quando o cumpadre casou (Jararaca)
Que chero bom! (Jararaca e Laurindo de Almeida)
Quem é? (Jararaca e Luiz Gonzaga)
Quero-te sempre (Ratinho)
Questão de vizinho (Jararaca e Ratinho)
Rancho da encruzilhada (Jararaca e Augusto Calheiros)
Regras de educação (Jararaca e Ratinho)
Restaurante do Salim (Jararaca)
Ruas (Jararaca)
Rádio pá virada (Jararaca)
Sabiá do sertão (Jararaca e Ratinho)
Sabiá!... (Jararaca e Vicente Paiva)
Saco e bisaco (Jararaca)
Sai da frente (Jararaca e Pinto Filho)
Salomão no samba (Ratinho e Ricardino Faria)
Sapo no saco (Jararaca)
Saudade imorredoura (Ratinho)
Saxofone, por que choras? (Ratinho)
Sempre o mesmo (Ratinho)
Seu Chico atropelado (Ratinho)
Seu Chico na cidade (Ratinho)
Seu Hilário (Jararaca e Lucy Brum)
Seu Zé Pereira (Jararaca)
Sinhá (Jararaca)
Telefonando (Jararaca)
Tempo de criança (Jararaca e Zé Formiga)
Testamento do véio (Jararaca e Ratinho)
Traga uma média (Jararaca e Donga)
Tudo combinado (Jararaca e Ratinho)
Turco, italiano e caipira (Jararaca e Edmundo Maia)
Tá certo (Jararaca e Ratinho)
Uma festinha na roça (Ratinho e João lino)
Uma partida apertada I (Jararaca e Ferreira Maia)
Uma partida apertada II (Jararaca e Ferreira Maia)
Vai e vem (Ratinho)
Vamo acordá o véio (Jararaca e Ratinho)
Vamos Maria vamos (Jararaca e Vicente Paiva)
Vamos apanhar limão (Jararaca)
Vamos cortá cana? (Jararaca)
Vamos pra Caxangá (Ratinho)
Vamos pro casamento (Jararaca e Ratinho)
Vamos pro mato (Jararaca)
Vamos s'imbora Maria (Jararaca)
Vapô do Jequiá (Jararaca)
Velório dos prazeres (Jararaca e Ratinho)
Venda d'um bonde (Jararaca)
Ventinho bom (Jararaca)
Vera (Ratinho)
Viola das Alagoas (Jararaca)
Visão do passado (Ratinho e Aldo Cabral)
Viva o prefeito! (Jararaca e Ratinho)
Você (Ratinho e Fleury)
Você não sabe... (Jararaca e Vicente Paiva)
Você viu ? (Jararaca e Ratinho)
Vá mentindo (Jararaca)
É a mesma coisa (Jararaca e Ratinho)
É um...é dois...é já (Jararaca)
Índios Tapajós (Jararaca)
Ó pessoá (Jararaca e Ratinho)
Shows
1922 - Cine Teatro Beira Mar - RJ.
1924 - Café Rio Branco - Montevidéo - Uruguai.
1927 - Teatro Santa Helena - SP.
1935 - Calle Corrientes - Buenos Aires - Argentina.
1939 - Cassino da Urca - RJ.
1941 - Cassino Copacabana - RJ.
Bibliografia crítica

Rodrigues, Sonia Maria Braucks Calazans, Jararaca e Ratinho, a famosa dupla caipira – MEC/Funarte – 1983