
Bibito
Gobira
Raimundinho
Olímpio (2)
Seu Antônio
Instrumentistas. Banda de Pífanos.
Surgida na região de Canudos, no sertão baiano, a banda é liderada por Seu Antônio e composta por seus filhos, tendo duas gaitas, tocadas por Bibito e Gobira, a caixa, por Raimundinho e a zabumba, por Olímpio.
Além de ter ensinado os filhos a tocar, Seu Antônio é o construtor de todos os instrumentos da banda. O grupo é reconhecido na Bahia pela excelência na execução da tradicional música do sertão nordestino e toca modinhas locais e lundus.
Em 2000 foi lançado o CD “Banda de Pífanos de Bendegó” , com onze composições, algumas de domínio público, como “Reizado do Pinicapau”, “A marcha do marinheiro”, “Santo Antônio da minha terra” e “Reizado a São José”, duas de autoria do grupo, “Lundu da quixabeira” e “Rodeio de Guinho”, além de “A flor da laranjeira”, de Zé Pretinho da Bahia, B. Silva e H. de Carvalho e “Quem samba fica”, de Tião Motorista e José Bispo, o Jamelão. Em dezembro deste ano participaram da festa de aniversário da cidade de Canudos.
Em 2003, a Banda fez duas apresentações no Primeiro Festival do Sertão – Arte e Cultura, na cidade de Canudos, realizado pela UNEB, Universidade do Estado da Bahia, com uma apresentação solo e outra acompanhando o cantor Gereba.