
Programa apresentado pela TV Brasil como registro do projeto homônimo, que uniu o clássico ao caipira, e que foi montado em 2009 para comemorar os 80 anos do lançamento do 1° disco de música caipira no Brasil.
O Projeto visitou diversas cidades como Belém – PA, Porto Alegre – RS, Campo Grande – MS, Vitória – ES e Distrito Federal e Tocantins.
O programa apresentado pela TV Brasil no final de 2011 e em meados de 2012, foi composto de uma série dividida em 5 episódios, que apresentou um total de 22 composições consideradas clássicas do cancioneiro caipira, passando por diversas épocas, sob a curadoria do pesquisador Adelzon Alves.
Cada apresentação da série mostrou um tema específico, que foram: “O amor e as grandes paixões na música caipira”; “Tragédias e fé religiosa na música caipira brasileira” – Crença na música típica do interior; “A geografia e a natureza na poesia do Brasil caipira” – Música típica alia aspectos locais à emoção nacional; “Histórias, raízes regionais e relação com a cultura local” – Os intérpretes do projeto declaram sua paixão pela música caipira; e “Tradição e Erudição” – A relação da música rural com a clássica.
O musical mostrado pela TV Brasil teve apresentação de Antonio Grassi.
A direção musical do projeto foi de Rildo Hora, que também realizou participação especial como músico, ao lado de uma orquestra de câmara de violinos, contra-baixo,violoncelo, piano,violão e percussão, regida pelo maestro Joaquim França.
Os arranjos também foram realizados por Joaquim França.
Cinco cantores interpretaram os clássicos escolhidos: Pereira da Viola, Dércio Marques, Irmãs Galvão e Genésio Tocantins.
A direção geral do projeto foi assinada por Ronaldo Duque e Nilson Rodrigues que já foi secretário de cultura no Tocantins, criando nesse período o projeto “Cantocantins”.