
Escritora. Jornalista. Fotógrafa. Pianista.
Formada em jornalismo pela UFRJ, logo depois, trabalhou como divulgadora de diversos artistas.
Como fotógrafa foi filiada à Associação Brasileira de Artes Fotográficas, premiada em concursos e com participação em exposições coletivas.
Filiada à INFOTO, da FUNARTE (Fundação Nacional de Arte).
Membro Catedrático da Academia Internacional de Música.
Em 1981 ganhou o “2º Prêmio do MAC-Comig” como poeta. No ano seguinte, em 1982, ganhou o primeiro lugar no “1º Concurso de Contos Infantis” da Revista Raiz, da Universidade de Sergipe.
No ano de 1983, foi contemplada com “Menção Honrosa” no “3º Concurso Nacional de Poesias Raimundo Correia”. Em seguida, em 1984, ganhou “Menção Honrosa” no “V Concurso Nacional de Poesia”, da Revista de Brasília. Neste mesmo ano publicou poesias na antologia “Poetas Brasileiros de Hoje”, lançada pela Shogun Arte. No ano posterior, em 1985, no “VI Concurso Nacional de Poesia”, da Revista de Brasília. Ainda neste ano, de 1985, publicou poemas na coletânea “Escritores Brasileiros”, da Crisalis Editora.
Em 1986 publicou o livro “Nós, As Mulheres: Notícias sobre compositoras brasileiras”, com prefácio de Hebe Machado Brasil, do qual destacamos o seguinte trecho:
“Eli Maria subscreve e sublinha a mulher do Brasil cultural e artístico destes últimos dois séculos: XIX e o XX. Porque acredita que o valor de uma criatura humana tem que atravessar o Tempo e imortalizar-se.”
Segundo a própria autora em apresentação do livro (trechos):
“A maioria das biografias recolhidas foram ditadas pelas próprias artistas ou, ainda, obtidas por informações de seus descendentes e, por total falta de documentos ou registros, apenas tive notícias de algumas. Nesta pequena amostragem, não farei críticas, nem me deterei em análise das obras, apenas apresentarei o momento de cada uma e o enriquecimento que a mulher brasileira vem trazendo à nossa bagagem musical. Às ausentes, as minhas desculpas por não ter conseguido encontrá-las, mas, desde já, minha homenagem ao seu talento e o desejo de um dia conhecê-las.”
Neste mesmo ano de 1986 teve textos incluídos na antologia “Escritores Brasileiros”, lançada pela Crisalis Editora.
Como pianista apresentou-se em diversos palcos, nos quais recebeu vários prêmios nacionais.
BIBLIOGRAFIA CRÍTICA:
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010. 3ª ed. EAS Editora, 2014.