
Professor titular de Língua Árabe da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escritor.Editor.
De 1992 a 1994, lecionou Língua Portuguesa e cultura Brasileira na universidade de Tetuão- Marrocos.
Criou, na ocasião, uma coluna de Língua Portuguesa no jornal L´opinion, no Marrocos. Doutorou-se em Letras pela Universidade de Lisboa, defendendo a tese ”Léxico português de origem árabe”.
Recebeu, em 2012, o prêmio UNESCO-Sharjah (referente ao ano de 2011), com a candidatura apresentada pelo Ministério das Relações Exterioes do Brasil, tendo sido o 1º sul-americano a obter tal premiação.
Publicou livros na área de Filologia portuguesa.
Amigo de vários sambistas, principalmente da Portela, sua escola de coração.
Na área de MPB, publicou, em 1986, “Notas musicais cariocas” (ORG), pela Editora Vozes .
Publicou também “Candeia luz da inspiração”, em 3 edições, sendo a 1ª pela Funarte/Martins Fontes, a 2ª pela Funarte,em 1997, e a 3ª pela Editora Almádena. O livro consta de 7 artigos sobre a música popular produzida na cidade do RJ.
Em 2001, publicou a primeira edição do livro “Velha guarda da Portela” (c/ Carlos Montes), pela Editora Manati, que viria a ser editado mais duas vezes. O livro assina a trajetória do grupo musical portelense desde sua organização em 1970, por Paulinho da Viola, até a data da publicação. Na obra, há referências bibliográficas a todos os compositores que integraram o grupo.
Durante vários anos, integrou a comissão de carnaval da Riotur, sendo jurado no quesito enredo.
No mesmo ano, publicou o “Monarco, A Soberania do Samba”, pela Editora Oficina do Parque.
Em 2011, publicou “Martinho da vila, tradição e renovação”, em parceria com André Conforte, pela Editora Almádena. O livro consistiu em um estudo sobre a obra do compositor da Vila Isabel, sob o ponto de vista de análise do comprometimento social do autor e das inovações no terreno do samba enredo, samba de terreiro e do partido alto, sem se afastar das matrizes do samba carioca.