
Jornalista. Crítico musical. Escritor. Radialista. Produtor.
Trabalhou para as seguintes publicações: os jornais “Le Matin” (1954/Antuérpia, Bélgica), “Jornal do Brasil” (1972-1987/Rio de Janeiro), “Estado do Paraná” (1973-1976/Curitiba), “Diário do Paraná” (1976-1981/Curitiba), “O Globo” (1987-2002/Rio de Janeiro), “O Tempo” (2002-2003/Belo Horizonte). “Jornal das Gravadoras” (2005/Rio de Janeiro); as revistas “Quinta Avenida” (1949-1950/São Paulo), “Quem” (1976-1981/Curitiba), “Somtrês” (1979-1989/São Paulo), “Musical Meeting” (1980/Rio de Janeiro), “Senhor” (1986-1989/Rio de Janeiro), “Ele & Ela” (1993-1996/Rio de Janeiro), “Qualis” (1993-1997/São Paulo e “International Magazine” (a partir de 2002/Rio de Janeiro).
Atuou como correspondente brasileiro das seguintes revistas estrangeiras: “Jazz Journal” (1980-1993/Inglaterra),”Jazz Hot” (1984-1990/França), “Jazz Forum” (1986-1992/Polônia), “Billboard (1989-1996/EUA), “Jazz Life” (1995-1999/Japão), “Cadence International” (1996-1998/EUA) e “JazzIt” (1998-2000/Itália).
Assinou cerca de 800 textos para contracapas e releases de discos de jazz e música brasileira para Cia. Brasileira de Discos, Mocambo, Sinter, Philips, Phonogram, PolyGram, Imagem, RCA Victor, Odeon, EMI, Inner City, Milestone, Empathy, Visom, Leblon, Malandro Records, DeckDisc e Delira Música), além de discos independentes.
Em Televisão, trabalhou na TV-Educativa (1987), como apresentador do concerto de Oscar Peterson no Teatro Cultura Artística/São Paulo, TV-Manchete (1990-1994), como redator do programa “Free Jazz in Concert”, Globo News (2005), como entrevistado no programa de 40 anos da morte do cantor Nat King Cole.
No Rádio, atuou como produtor e apresentador dos programas “Jazz em Desfile” (1956-1957/Rádio Mayrink Veiga), “Arte Final: Jazz” (1985-1987/Rádio Jornal do Brasil AM-Estéreo), “Jazz na Imprensa” (1988-1991/Rádio Imprensa-FM), “Jazz na Eldorado” (1991/Rádio Eldorado AM), “Jazz na CBN” (1991-1993/Rádio CBN), “O Mundo do Jazz” (1992-1994/Rádio MEC-FM e AM), “Brasil Instrumental” (1993-1994/Rádio MEC-AM) e “O Mundo do Jazz” (1997/Rádio MEC-FM e AM), e como produtor do programa “Domingo sem Futebol” (1980-1983/Rádio Guaira, Curitiba).
Foi responsável pela produção dos seguintes eventos: “Música Instrumental na Universidade Candido Mendes” (1979-1980); “Sextas de Jazz” (1995-2000/Hotel Novo Mundo); “Chivas Jazz Festival” (edições de 2002, 2003 e 2004), atuando como consultor e redator de artigos e notícias no site do festival (Rio e São Paulo); “Chivas Jazz Lounge” (2003-2004/Restaurante Epitácio e Mistura Fina).
Produziu concertos de Dôdo Ferreira (2003), Osmar Milito Trio (2003), Brazilian Jazz Trio (Hélio Alves, Nilson Matta e Duduka da Fonseca) (2004) e Quinteto Victor Assis Brasil (2004).
Ao longo de sua trajetória profissional, proferiu inúmeras palestras sobre jazz e música popular brasileira.
Publicou os seguintes livros “Miles Davis, vida e obra” (1978/Edições Mundo Livre/Rio de Janeiro); “CD Clássicos & Jazz” (1991, Editora Nova Cultural/São Paulo), co-autor da seção de jazz em parceria com Zuza Homem de Mello e Alberico Cilento; “Guia de Jazz em CD” (2000, Jorge Zahar Editor/Rio de Janeiro), em parceria com Luiz Orlando Carneiro.
Foi um dos fundadores e dirigiu o Rio de Janeiro Jazz Clube (1951), o Clube Amigos do Jazz (1952) e a Sociedade Brasileira de Jazz (1980). Foi diretor honorário do Clube de Jazz e Bossa (1965). Atuou como colaborador da discografia “Jazz Records” (1942-1980), de Erik Raben (Dinamarca), da “Modern Jazz Discography” (1981-1985), de Walter Bruyninckz (Bélgica), e da discografia de Bill Evans (1982), de Karl Emil Knudsen (Dinamarca). Fez parte do júri do III Festival de Música Brasileira (1985, Cascavel/Paraná) e de cinco edições do Prêmio BDMG-Instrumental (2001-2005, Belo Horizonte).
Recebeu as seguintes premiações: Distinción Jazzologia “Por Su Valiosa Contribuición al Jazz”, outorgada pelo Centro Cultural San Martin (Buenos Aires), em (1989); e Troféu “In Recognition of Outstanding Service and Dedication to Jazz”, outorgado pela International Association of Jazz Educators (IAJE) , em 1999.
Assinou o texto introdutório do catálogo “Clube de Jazz e Bossa”, editado, em 2004, pelo Instituto Cultural Cravo Albin. A coletânea incluiu mais cinco catálogos temáticos e veio acompanhada por um CD remissivo aos temas abordados.