0.000
Nome artístico
Cavalcanti Netto
Nome verdadeiro
Antonio Jorge Cavalcanti Netto
Data de nascimento
9/9/1956
Local de nascimento
Rio de Janeiro, RJ
Dados biográficos

Jornalista. Crítico. Produtor.

Embalado ao som de Elizeth Cardoso, Maysa, Agostinho dos Santos, Silvinha Telles, Frank Sinatra, aos quatro anos começou a estudar piano.Mais tarde, ganhou um rádio e um toca-discos de sua mãe. Abandonou o piano e passou a dedicar-se à audição de suas rádios e discos preferidos.Formou-se em Jornalismo nas Faculdades Integradas Hélio Alonso.

Dados Atividade Específica

Em 1982, iniciou a carreira de produtor de rádio na Rádio Universidade Católica de Petrópolis, tendo sido o pioneiro a criar um programa específico de música instrumental brasileira, que ficou no ar até 1999.

Trabalhou também no Caderno B do “Jornal do Brasil”, como crítico e repórter de música, além de diversos outros jornais e revistas.

Em 1989, foi para a Rádio MEC, onde atuou como programador, produtor e criou o programa “Caminhos do jazz”.

Nos anos 1990, passou a coordenar o “Concerto MEC”. Nessa mesma época, idealizou o programa “Forma instrumental”, trabalho que lhe abriu portas no ano de 1993 para a recém-lançada Rádio Catedral, onde passou a atuar, desde então.

Em 1996, assumiu a coordenação musical da Rádio Catedral, criando uma programação exclusivamente brasileira, baseada na estética e harmonias do samba-canção e da bossa nova.

Produziu inúmeros discos, como o “Brazilian jazz”, do guitarrista Ademir Cândido (1995), e “Momentos”, do baterista César Machado (1997).

Como produtor de shows, realizou vários projetos para teatros, casas noturnas e Secretarias de Cultura.

Trabalhou com diversos artistas da música popular, como Mauro Senise, Paulinho Trompete, Gilson Peranzetta, Raul Mascarenhas, Marcos Resende, entre outros.

Reuniu um quinteto instrumental para prestar tributo a Tom Jobim, em 8 de dezembro de 1995, com Humberto Araújo (sax), Cláudio Guimarães (guitarra), Luizão Paiva (piano), Luís Alves (contrabaixo) e Ricardo Costa (bateria).