
Jornalista. Escritor. Crítico musical.
Em 1985, formou-se em Jornalismo pela PUC-Rio.
Em 1986, começou a trabalhar no “Jornal do Brasil”, onde ficou até 1991. No mesmo ano transferiu-se para a “Veja Rio”, deixando-a em 1992 para ingressar no jornal “O Globo”, no qual mantém coluna semanal como cronista e esporadicamente assina críticas musicais e cinematográficas.
Lecionou, na PUC-Rio, as disciplinas “Introdução ao Cinema Brasileiro” e “Técnica de Redação”, de 1986 até 1988. Neste ano lecionou também “Técnica de Redação” na Escola de Comunicação da UFRJ.
Em 1995, lançou pela Editora 34 o livro “BRock – o rock brasileiro dos anos 80”, no qual relata de forma detalhada o ressurgimento do rock brasileiro nos anos 80. O livro acabou tornando-se um marco na bibbliografia crítica referente ao rock no Brasil, institucionalizando o termo BRock nos meios de comunicação quando o assunto é a geração 80 do rock nacional.
Em 1999, lançou pela Topbooks o livro de crônicas “Miúdos metafísicos” e, no ano seguinte, junto com Luiz Henrique Romanholli, “Rock em CD – guia para uma discoteca básica”, editado pela Jorge Zahar. Publicou também, pela Relume-Dumará, de “Renato Russo”, uma biografia do cantor da Legião Urbana, para a série Perfis do Rio.
Em 2000, voltou a lecionar Técnica de Redação em Jornalismo Gráfico na PUC-Rio.
Em 2004, lançou o romance “De cada amor tu herdarás só o cinismo”.
Bibliografia Crítica:
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Edição Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008.