0.000
Nome artístico
Fernando Faro
Nome verdadeiro
Fernando Abílio de Faro Santos
Data de nascimento
21/6/1927
Local de nascimento
Aracaju, Sergipe
Data de morte
25/4/2016
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Produtor de televisão. Jornalista e diretor. Produtor musical.

Nasceu em Aracajú e ainda criança a família transferiu-se para a cidade de Laranjeiras (SE), depois para Salvador, na Bahia.

No final da adolescência passou a residir na cidade de São Paulo, onde começou a estudar Direito na Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco. Logo depois abandonou a faculdade e passou a trabalhar como repórter nos jornais “A Noite” e “Jornal de São Paulo”.

No ano de 1951 fez a sua estreia na TV Paulista, atuando como diretor e roteirista para teleteatros.

Na década de 1960 dirigiu peças de teatro para a Rádio Cultura, no programa “Ribalta”. Por essa época, passou também por emissoras como TV Tupi, Rede Globo, Rede Bandeirantes, Rede Record e TV Cultura, onde criou o programa musical “Ensaio”, pelo qual passaram os principais artistas nacionais, entre eles Elis Regina, Cartola, Adoniram Barbosa, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Chico Buarque, Baden Powell, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Beth Carvalho, Renato Teixeira, Vinicius de Moraes, Tom Zé, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto, Nelson Cavaquinho e Emicida.

Produziu vários programas musicais a partir da década de 1960, entre os quais “Divino, Maravilhoso”, marco do tropicalismo exibido pela TV Tupi no ano de 1968, tendo como apresentadores Caetano Veloso e Gilberto Gil, recebendo os convidados  Gal Costa e Os Mutantes, entre outros.

O programa “Ensaio” teve sua primeira edição no ano de 1969, na TV Tupi, sendo exibido até o ano de 1971. Depois foi transferido para a emissora TV Cultura, onde permaneceu entre os anos de 1972 e 1975, já como nome de “MPB Especial”.

No ano de 1990 o programa voltou a ter o título “Ensaio”, retornando à TV Cultura, de São Paulo, onde permaneceu por décadas.

Faleceu decorrente de uma infecção pulmonar, sendo sepultado no cemitério do Araçá, em São Paulo.

Dados Atividade Específica

Como produtor tabalhou com Marcos Valle, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Dorival Caymmi.

No ano de 2007, em comemoração ao seu aniversário de 80 anos, a Fundação Padre Anchieta lançou sua biografia, “Baixo – Fernando Faro”. Título em referência ao termo que ele usava para chamar qualquer pessoa: “Ô, baixo!”. O apelido “Baixo” foi dado por Cassiano Gabus Mendes pela sua altura.

Além de criar os programas “Ensaio” e “Divino, Maravilho”, idealizou os programas “Móbile”, “Hora da Bossa” e “TV Vanguarda”.