4.001
Contas Sociais
© google
Nome do Grupo
Calcinha Preta
Componentes

Integrantes:
Anajara Gouveia
Bell Oliver
Michele Menezes

Ex-integrantes:
Adriano Sill
Alexandre Mello
Amara Barros
Ana Gouveia
Bell Oliver
Berg Lima
Berg Rabelo
Cláudio Livier
Daniel Diau
Dennis Nogueira
Jennifer Martins
Jobson Mascarenhas
Leilane Mapa
Luciana Lessa
Luciana Linhares
Malba
Márcia Glover
Marilda Silva
Marlus Viana
Michele Menezes
Mirella Vieira
Paulinha Abelha
Raied Neto
Ramon Costa
Rogério Valença
Sidney
Silvânia Aquino
Simone Barreto
Vanessa Berq

Dados Históricos e Artísticos

Daniel Diau de Lima – Daniel Diau – Vocal – 19/01/1972
Zildemberg de Sousa Rabelo – Berg Rabelo Raid Neto – Vocal – 21/02/1979
Silvânia Ribeiro de Aquino – Silvania – Vocal – 11/06/1973
Paula de Menezes Nascimento – Paulinha – Vocal – 16/08/1979
Cloves – Guitarra
Gilson Batata – Baixo
Beto – Bateria
Jairo Lima – Teclados
Alex – Acordeom
Valdir – Percussão
Victor – Dançarino
Débora – Dançarina
Júnior – Dançarino
Hilda – Dançarina
Maristela – Dançarina
Rogério – Dançarino
Renata – Dançarina
Nando – Dançarino

Banda de forró.
O grupo surgiu em Aracaju, no estado de Sergipe, em 1993, dentro de uma nova proposta de forró, utilizando instrumentos eletrônicos e não apenas os tradicioais sanfona, triângulo e zabumba. O primeiro disco da banda saiu de forma independente em 1995, e uma das músicas do disco, que falava de um colecionador de calcinhas definiu o nome da banda. Nesse disco, destacou-se a música “Quero te amar”. Devido à grande aceitação da banda já em seu primeiro disco, foi chamada de “A banda de forró mais gostosa do Brasil”. Em 1996, foi lançado o CD “Calcinha Preta e forró da condenada”, com detaque para “Tempo perdido”, sucesso da banda Legião Urbana. No ano seguinte, com o CD “Arrepiando com a galera ao vivo”, vendeu mais de 250 mil cópias e recebeu o Disco de Ouro. Em 1998, a banda fez sucesso com “A moçada é só filé”, “Desilusão”, “Saudade”, “É seu amor que eu quero” e “A coisa mais linda”. O grupo lançou seu segundo disco ao vivo em 1999, com destaque para as músicas “Eu vim pra te ver”, “Só você me faz feliz” e “Agenda rabiscada”. No disco de 2000, a banda gravou “Sou seu amor eu te amo”, “Louca por ti” e “Hello”. Em 2001, em seu sétimo CD, destacaram-se as músicas “Seu coração vai aprender o que é paixão”, “Te amo”, “Seu amor é bom”, “Um novo amor”, “Tudo de novo”, “Quero ser seu namorado” e “Não venha mais me ver”. Nesse ano, o vocalista Daniel Diau afastou-se do grupo.
O oitavo CD da banda foi lançado em 2002, com destaque para as músicas “E o vento levou”, “Favo de mel”, “Me diz o que fazer” e “Você quem sabe”. No ano seguinte, lançou regravações de antigos sucessos, além de novas composições como “Não me deixe agora” e “Sonho lindo”. Em 2003, grande sucesso na maioria das capitais do nordeste brasileiro, a banda realizou show em Salvador gravado ao vivo, com a presença de 100 mil pessoas, marcando o retorno do vocalista Daniel Diau. Nesse período, o grupo realizou, ainda, shows em Pernambuco, Alagoas e São Paulo. Também em 2003, a banda lançou o seu primeiro DVD, gravado em Belém do Pará, que reuniu 80 mil pagantes. Os seguintes, gravados em Salvador, em 2005, e em Recife, em 2008, ultrapassaram 200 mil cópias vendidas cada um. Em 2004, participou do III Forró Fest Teresina, no Piauí. Ao longo de quase dez anos de carreira a banda  vendeu cerca de 2 milhões de discos, exibindo-se para grandes multidões, especialmente nas capitais do nordeste-norte do país, onde seus discos têm muita aceitação. Em carreira ininterrupta, lançaram, em 2006, o CD “Dois amores, duas paixões”, seu 14º trabalho. Mais romântico que os trabalhos anteriores, o disco traz, entre outras, versões acústicas para gravações anteriores. “A Calcinha Preta é nossa 2”, é mais uma canção alusiva à banda, e é cantada pelos quatro vocalistas. Das embaladas às românticas, a banda sergipana buscou destacar os dois lados, entretanto seu estilo principal é logo sentido na primeira faixa. “Balançando, balançando a multidão”, além de “Quero ver você mexer”, “É Calcinha meu irmão” são algumas das estrofes da música “Balançando o Brasil”, faixa 3 do CD que tem trechos de títulos das músicas gravadas pela banda.  A faixa “Se você quiser vai ser assim” tem a participação do vocalista “Beto” da banda Mulheres Perdidas.  Silvânia e Daniel Diau  interpretam juntos e em solo a maioria das canções. Além do forró, o disco traz novidades como uma mistura de axé e também ritmo country na faixa “Me ensina namorar”. O lançamento do CD aconteceu no programa Domingão do Faustão, na TV Globo, que mostrou um pouco da história da banda e do seu criador o empresário “Gilton Andrade”. Na oportunidade, a banda recebeu o Disco de Platina referente a este álbum, cuja tiragem foi superior a 250 mil exemplares.
Em 2009, o grupo lançou o seu vigésimo CD, o álbum ao vivo “Você não vale nada mais eu gosto de você”. A música que dá nome ao disco, de autoria de Dorgival Dantas, que já havia feito parte da trilha do filme ‘Chega de Saudade’, de Laís Bodanzky, foi também trilha sonora da novela das 20h da Rede Globo, “Caminho das Índias”, de Glória Perez, dando ritmo à trama da personagem Norminha, interpretada por Dira Paes. A música foi incluída na novela por sugestão da autora Glória Perez. Com essa visibilidade, o grupo chegou a fazer 34 shows  em 17 dias, em São Paulo. Além de “Você não vale nada”, a banda lançou outro disco em 2009, “Eu amo demais” – Ao vivo e na boca do povo”. Esse álbum, o vigésimo primeiro, como todos os outros CDs e DVDs, foi gravado e produzido de forma independente. Ainda em 2009, a banda teve outras aparições na grade da  Rede Globo de Televisão, tendo participado do especial de fim de ano  do cantor Roberto Carlos e do show de apresentação do programa Criança Esperança.
No mesmo ano, no dia 25 de dezembro, o contra-baixista e diretor artístico da banda, Gilson Batata, faleceu em decorrência de um infarto agudo do miocárdio, logo antes de um show que aconteceria em Caicó-RN. A banda, após ter realizado turnês para os Estados Unidos, Portugal e Japão, agora tem apresentações agendadas em 2010 para Suíça e Itália. Até 2017, o grupo havia lançado mais de 30 discos, que juntos somavam 10 milhões de cópias vendidas.

Na virada de 2019 para 2020, foram uma das principais atrações da festa de ano novo realizada no Polo Acaiaca, em Recife (PE).

Em fevereiro de 2022, após 12 dias de internação, a cantora Paulinha Abelha faleceu por causa de um quadro de comprometimento multissistêmico. Entre as hipóteses levantadas estava a de problemas por conta de uso de remédios para dieta sem supervisão de um profissional de saúde.

Após o falecimento da cantora, a banda fez uma  pausa nas atividades e anunciou a volta aos shows para o dia 11 de março. A logomarca do grupo foi alterada, acrescentando o desenho de uma abelha como homenagem à cantora.

 

Discografias
2012 Eu amo você - CD
2011 360º 15 anos: Ao vivo em Maceió - DVD
2011 Ao Vivo em Maceió - CD
2011 Meu Primeiro Namorado - CD
2010 Sou Assim, Não Vou Mudar - CD
2010 Virei Seu Fã - Ao Vivo na Bahia - CD
2009 CD Eu amo demais - Ao vivo e na boca do povo
2009 CD Você não vale nada, mas eu gosto de você
2008 Ao Vivo Em Recife - CD/DVD
2008 CD Vencedor
2007 CD Como Vou Deixar Você?
2007 CD Fica Comigo, Paulinha!
2006 CD Dois Amores, Duas Paixões
2005 DVD Mágica: Show Histórico: Ao Vivo em Belém do Pará
2005 Pensão Alimentícia - CD
2004 Hoje à Noite - CD
2003 DVD A Gente Se Vê Lá: Ao Vivo em Salvador
2003 CD Amor da minha vida
2002 CD Calcinha Preta
2001 CD Calcinha Preta
2000 CD Calcinha Preta
1999 CD Calcinha Preta
1998 CD Calcinha Preta
1997 CD Arrepiando a galera ao vivo
1996 CD Forró da condenada
1995 Independente CD A banda de forró mais gostosa do Brasil