
Primeira formação:
Luis Carlos Vinhas
Tião Neto
Edison Machado
Segunda formação:
Luis Carlos Vinhas
Octávio Bailly
Ronie Mesquita
Primeiro conjunto instrumental da bossa nova, foi formado inicialmente por Luiz Carlos Vinhas (piano), Tião Neto (contrabaixo) e Edison Machado (bateria). Mais tarde, passou a atuar com Octávio Bailly Jr. (contrabaixo) e Ronie Mesquita (bateria). Surgiu no cenário artístico, apresentando-se em pocket shows realizados no Beco das Garrafas (RJ).
Em 1962, o grupo viajou para Nova York (EUA). Nesta ocasião, apresentou-se no “Ed Sullivan show” e gravou os LPs “Bossa Três”, “Bossa Três & Jo Basile” e “Bossa Três e seus amigos”, todos lançados pela Audio Fidelity.
Em 1965, lançou o LP “Bossa Três em Forma” e, no ano seguinte, “Os reis do ritmo”. Ainda em 1966, gravou, com Pery Ribeiro, o LP “Encontro”. Nesse mesmo ano, juntou-se a Pery Ribeiro e Leny Andrade para apresentação do show “Gemini 5”, gravando LP homônimo.
Em 1967, o mesmo grupo apresentou-se em bem-sucedida temporada no México, registrada no LP “Gemini 5 no México”.
Em 2000, o trio voltou ao cenário artístico com Luiz Carlos Vinhas e Tião Neto, da formação original, e o baterista João Cortez. Lançou, com Wanda Sá, o CD “Wanda Sá & Bossa Três”, apresentando-se no Bar do Tom (RJ).