5.001
Nome Artístico
Walter Smetak
Data de nascimento
12/2/1913
Local de nascimento
Zurique, Suiça
Data de morte
30/5/1984
Local de morte
Salvador, BA
Dados biográficos

Instrumentista. Compositor. Professor.

Iniciou seus estudos musicais com o pai, que o ensinou a tocar “zither” (da família da cítara) e piano. Estudou violoncelo, tendo se aperfeiçoado nos conservatórios de Zurique, Salzburgo e Viena, onde se diplomou, em 1934.

Dados artísticos

Em 1937, mudou-se para o Brasil, contratado por uma orquestra de Porto Alegre. Trabalhou, em seguida, no Rio de Janeiro e em São Paulo, tocando em festas e nas rádios. Acompanhou artistas estrangeiros e brasileiros, como Carmem Miranda, entre outros.

Em 1957, convidado por H.J. Koellreuter, foi contratado pela Universidade Federal da Bahia, onde durante 12 anos realizou pesquisas de som e criou mais de cem instrumentos musicais, utilizando cabaças e ferro velho.

Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica da universidade, onde lecionou som e acústica.

Em 1967, participou da I Bienal de Artes Plásticas, realizada em Salvador.

Dois anos depois, seu atelier começou a ser freqüentado por Gilberto Gil, Rogério Duarte e Tuzé de Abreu.

Em 1972, foi homenageado por Caetano Veloso na faixa “Épico”, do disco “Araçá azul”, com a citação “Smetak, Smetak & Musak & Smetak & Musak & Smetak & Musak & Razão”.

Formou, com alunos da universidade, o Conjunto dos Mendigos, que realizou apresentação em São Paulo, em 1973, utilizando a técnica e os instrumentos criados pelo músico.

Em 1975, gravou o LP “Smetak”, com produção musical de Caetano Veloso e Roberto Santana. No repertório, suas composições “Tijolinhos, material de construção (Audição espontânea do silêncio, violão eólico)”, “Akwas”, “Dos mendigos”, “Sarabanda, projeção improvisada”, “Mantram”, “Iêéaóôu”, “Música dos mendigos”, “Indiferenciações”, “Preludiando com Joseba”, “Uibitús e beija-flores – Poluição quebratória”.

Em 1980, lançou, com o Conjunto Microtons, o LP “Interregno”, contendo as faixas “Tendenciosa”, “Plágio”, “Espelhos”, “Trifase”, “Sementeira”, “Ofício” e “Convite”, todas de sua autoria.

Falecido em 1984, influenciou vários artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, o percussionista Djalma Correia e Marco Antônio Guimarães, do grupo Uakti.

Os instrumentos criados pelo músico, como vina, vau, violão em microtom e araras, encontram-se na Biblioteca Reitor Macedo Costa, no Campus de Ondina, em Salvador.

Discografias
1980 Marcus Pereira LP Interregno. Walter Smetak e Conjunto Microtons
1975 Phonogram LP Smetak
Obras
Akwas
Convite
Espelhos
Indiferenciações
Iêéaóôu
Mantram
Música dos mendigos
Ofício
Plágio
Preludiando com Joseba
Sarabanda, projeção improvisada
Sementeira
Tendenciosa
Tijolinhos, material de construção (Audição espontânea do silêncio, violão eólico)
Trifase
Uibitús e beija-flores - Poluição quebratória
Bibliografia Crítica

ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.

AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.