0.000
©
Nome Artístico
Supla
Nome verdadeiro
Eduardo Smith de Vasconcellos Suplicy
Data de nascimento
1966
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Cantor. Compositor. Baterista. Guitarrista.

Filho de políticos atuantes na cena brasileira. Seu pai, Eduardo Matarazzo Suplicy, exerceu mandato de senador da República por São Paulo, e sua mãe, Martha Suplicy, prefeita da Cidade de São Paulo por alguns anos, sempre aliada do futuro presidente Luíz Inácio Lula da Silva.

Residiu por seis anos em Nova York e alguns anos em Los Angeles com a cantora alemã Nina Hagen. Participou do Programa Casa dos Artistas, do SBT.

Dados artísticos

Em 1980, aos 14 anos fundou a banda de rock Os Impossíveis. Logo depois, fundou a banda Metrópolis, na qual atuava como baterista.

Em 1985 a banda mudou o nome para Tókio, com Biddy (guitarra), Marcelo Zarvos (teclados), Andres (baixo) e Rocco (bateria), assumindo a condição de cantor. Nesse mesmo ano, a banda assinou com a CBS, lançando o LP “Humanos”, do qual se destacou a faixa-título, de sua autoria. Por essa época, teve um breve romance com a cantora alemã Nina Hagen, quando esta visitou o Brasil. Logo depois, morou com a cantora alemã em Los Angeles.

Em 1986, na Banda Tókio, Biddy seria substituído por Décio Novaes (bateria). No ano seguinte, a banda lançou o segundo disco: “O outro lado”, no qual foi incluída a faixa “Garota de Berlim”, composta em parceria com Nina Hagen. No final dos anos 80, deixou a banda para dedicar-se à carreira solo. Logo depois o grupo se dissolveu.

Em 1990 participou do filme dos Trapalhões “Uma escola atrapalhada” fazendo par romântico com Angélica.

Em junho de 1993 participou da novela Sex Appeal, na Rede Globo, ao lado de Luana Piovani e Carolina Dieckmann.

No ano 2000 teve o clipe “Green Hair” eleito o pior clipe do programa “Piores clipes do mundo”, apresentado por Marcos Mion. No mesmo ano fez participação especial na novela “Um Anjo Caiu do Céu”, na TV Globo.

Em 2001 participou do programa reality show “Casa dos Artistas”, do SBT, no qual obteve grande populariedade, alavancando assim a venda de seu disco “O charada brasileiro”, produção independente do próprio cantor. Com tiragem inicial de 30 mil cópias, o CD foi distribuído em bancas de jornais de todo o país e esgotada em poucas semanas. Logo depois, assinou com a gravadora Abril Music que lançou o CD com uma tiragem inicial de 320 mil cópias, distribuídas em bancas de jornal e lojas de todo o país. No disco foram regravadas “Humanos” e “Garota de Berlim” (c/ Nina Hagen), seus dois maiores sucessos do tempo da banda Tókio e ainda “Grupe má”, “A gente sempre quer mais”, “Green hair”, “Tá namorando”, “Rei da mídia”, “Interesseira”, “Máfia italiana” e “Punk funk”. Por essa época, seu clipe “Green hair”, ou como ficou conhecido “Japa girl” (por causa do refrão), foi considerado “O pior clipe do ano” pelo programa “Os piores clipes do mundo”, da MTV. Neste mesmo ano de 2001, a gravadora Sony Music remasterizou os dois discos da banda Tókio e lançou o CD “Série Dois em Um – Humanos e O outro lado”. Tem 15 músicas inéditas em parceria com o ator e cantor Alexandre Frota. Ainda em 2001 tocou no “Rock in Rio 3”.

Em 2005 lançou o primeiro DVD, “Só na Loucura”, com show foi gravado em dezembro de 2004 no hotel Unique, em São Paulo.

Em 2007, apresentou nova versão do programa Viva a Noite, anteriormente apresentado por Gugu Liberato, no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Em 2008 foi jurado no reality show GAS Sound, na RedeTV!,

Em 2009 formou com o irmão João Suplicy, a dupla Brothers of Brazil João tocava violão, piano e vocal e Supla bateria, violão e vocal.  A dupla apresentou o programa Brothers, na RedeTV!, durante quase três anos. A dupla fez a turnê Warped Tour, com mais de 500 shows fora do Brasil. No Brasil, participou de festivais como o SWU, Planeta Atlântida e Lollapalooza.

Em 2012 foi jurado do programa Ídolos, no SBT, com Fafá de Belém e Marco Camargo.

Em 2014 participou do programa “Papito in Love”, na MTV (Brasil), no qual 14 garotas disputaram quem seria sua namorada.

Em 2015 lançou a autobiografia “Crônicas e fotos do charada brasileiro”, que ganhou versão em audiolivro no ano de 2021.

Em 2018 compôs e interpretou o jingle eleitoral da campanha do pai Eduardo Suplicy para senador por São Paulo, pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Entre 2002 e 2023, como artista de música, solo ou com o irmão João Suplicy, lançou os trabalhos “Político e pirata” (2002), “Vicious” (2006), Punkanova” (2009); “Bossa furiosa” (2011), “On my way” (2012); “Melodies from hell” (2014), “Diga o que você pensa” (2016); “Supla no Estúdio Showlivre (Ao vivo)”(2017); “Ilegal”(2018). “Hard Times”(2019), “Suplaego”(2020) e “Audio SP” (Ao vivo)”(2023)

Em julho de 2023, lançou o álbum “Supla  e os Punks de Boutique” nos streamings e em vinil. O álbum deu origem à turnê com shows marcados até o fim de 2023. Quatro das músicas do trabalho, “It’s Valentine’s Day”, “Ratazanas de iPhone”, “Não sou poeta” e “As it was”, a única a não ser composta por Supla, de autoria de Harry Styles, tiveram clipes lançados.  As outras músicas incluídas no álbum foram “They Want To Turn Me Into a Politician”; “Eu Sou um Capacho”; “Quem Você Quer Ser Hoje”; “O Agora É Tudo Que Temos”; “Supla Zombie” e “O Tempo Não Vai Curar”.

 

Discografias
S/D Independente CD Político e pirata
2023 Audio SP (Ao vivo)
2023 Supla e os punks de boutique
2021 Supla: crônicas do charada brasileiro

Autobriografia em audiolivro

2020 Suplaego
2019 Hard Times

Com Victoria Wells

2018 Ilegal
2017 Supla no Estúdio Showlivre (Ao vivo)
2016 Diga o que você pensa
2014 Melodies from hell

Brothers of Brazil

2014 Som livre Supla

Reedição

2012 On my way

Brothers of Brazil

2011 Bossa furiosa
2009 Punkanova

Brothers of Brazil

2006 Universal Music Vicious
2001 Abril Music CD O charada brasileiro
2001 Independente CD O charada brasileiro
2001 Sony Music CD Série Dois em Um

Humanos e O outro lado

1991 Encoleirado
1987 CBS LP O outro lado

(c/ a banda Tókio)

1985 CBS LP Humanos

(c/ a banda Tókio)

Obras
A gente sempre quer mais
Garota de Berlim (c/ Nina Hagen)
Green hair
Grupe má
Humanos
Interesseira
Minha mão direita
Máfia italiana
Nhenhehem (c/ Alexandre Frota)
No meu sonho (c/ Alexandre Frota)
Punk funk
Rei da mídia
Tá namorando
Shows
O charada brasileiro. Garujá, SP.
Clips
2001 Green hair.