Rapper. Poeta.
Foi criado na Zona Leste de São Paulo.
Também ficou conhecido como Manicongo.
Realizou oficinas de poesia e eventos de hip hop.
Iniciou sua carreira artística em 2000, como integrante da banda Munições da 38, nessa época era conhecido como Rincon X e MC Shato. Também participou de vários outros grupos dentre os quais o grupo Ébanos, 2º Assalto, Plano B, Equilíbrio Insano e Porte Verbal.
No ano de 2005 lançou sua primeira faixa solo, “Aventureiro”, gravada no CD “Escuta aí”, da banda Simples. O disco saiu pelo selo Plano Áudio, do rapper Kamau. Nesse mesmo ano participou do “Fórum Social Mundial”, em Porto Alegre (RS), vencendo o campeonato de improviso realizado no local.
Integrou o grupo Audácia, junto com os rappers Cafuris, RG, Rocha e Raphão.
Em 2009 foi um dos convidados do programa “Manos e Minas”da TV Cultura, ao lado dos rappers Projota e Rashid. Nesse mesmo ano lançou o single “Elegância”, cujo videoclipe, lançado no ano seguinte, foi exibido pelo canal MTV Brasil.
Em 2010 gravou a faixa “Tarde pra desistir” do CD “Projeto Paralelo” da banda NX Zero.
Em 2014 lançou seu primeiro EP “SP Gueto BR”, com oito faixas autorais mais duas faixas bônus, sendo essas “Batidão”, “Profissão perigo”, “Transporte público (Remistura)”, “Neguin de quebra Pt. 2”, “É real”, “Coisas de Brasil”, “Rap and roll”, “Festa no gueto”, “Andar com fé” e “Estilo maloca”.
Em 2017 lançou o CD “Galanga livre”, com direção musical de William Magalhães, da banda Black Rio. O disco incluiu os singles “Meu bloco” e “Ponta de lança” (2016), e teve participação da cirandeira pernambucana Lia de Itamaracá em “Moça namoradeira” (Rincon Sapiência e Lia de Itamaracá). Nesse mesmo ano lançou o clipe do single “Afro rep”, que produziu com batidas de afro-samba, em que versou sobre o tema do racismo.
Em 2018, ano da Copa do Mundo, lançou o single “Resenha de futebol”, em parceria com Rael, cujo clipe foi gravado com a participação da rapper Karol Conka. Nesse mesmo ano lançou o primeiro single “Placo” pelo seu próprio selo MGoma, gíria que significa “em casa”.
Em 2019 participou do projeto “Hip Hop Hurricane” realizado no Palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, ao lado da Nova Orquestra, formada por 45 músicos, e dos rappers Agir, Rael e Baco Exu do Blues. Lançou o CD autoral “Mundo Manicongo – Dramas, danças e aforeps”, com 13 faixas e participações de Rael em “Me nota”, Lellê em “Eu mereço” e “Sensação”, Duquesa em “Amor e calor”, Àttooxxá em “Arrastão”, e Mano Brown em “Não sei pra onde”.
(participação com o grupo Simples)
(participação com o grupo Porte Verbal)