
Compositor. Letrista. Cineasta.
Entre 1961 e 1963, estudou violão.
Em 1967, formou-se em Ciências Sociais e Economia pela PUC/RJ.
Cineasta, sua filmografia conta com vários trabalhos premiados: “Os Senhores da terra” (1970). Prêmio de “Melhor Filme da Critica Internacional”; “Sagarana, o duelo” (1974). Prêmio de “Melhor Filme Baseado em Obra Literária – Prêmio da Embrafilme – MEC; “Soledade” (1976). Representante do Brasil nos festivais de Barcelona e KarlovyVary/República Tcheca; “A Batalha dos Guararapes”, com trilha musical composta pela dupla Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro e com direção e temas do maestro Guerra-Peixe;”Águia na cabeça” (1984). Participação no Mercado do Filme do Festival de Cannes; “Jorge, um brasileiro” 1989), com trilha sonora do pianista Túlio Mourão. Prêmio de “Melhor Direção” em Trieste-Italia; “Vagas para moças de fino trato” (1993). Prêmio de “Melhores Atrizes” (Norma Bengell, Maria Zilda Bethlem e Lucélia Santos), “Festival de Brasília”; “Policarpo Quaresma – Hérói do Brasil” (1998), com trilha assinada por Carlos Lyra e Paulo César Pinheiro. Prêmio de “Melhor Direção” no 13º “Festival de Trieste – Itália; “Poeta de sete faces” (2002). Participou da “V Mostra de Cinema de Tiradentes” (MG);”O vestido” (2003). Prêmio “Cólon de Prata” no “Festival Iberoamericano de Huelva” e em 2005 o documentário Coisa Mais linda (Histórias e casos da bossa nova). O filme mostra um painel histórico, musical e informativo sobre o nascimento da Bossa Nova, nos anos 50. Apresentando entrevistas e apresentações exclusivas de Iko Castro Neves, Johnny Alf, Sérgio Cabral, Tárik de Souza, Arthur da Távola, Marcelo Câmara, Miele, Carlos Diegues, Nelson Motta, Otávio Terceiro, Roberto Menescal, Carlos Lyra, João Donato, Alaíde Costa, Johnny Alf, Kay Lira, Leny Andrade, Chris Delano, Joyce, Sergio Ricardo, Billy Blanco, Paulo Jobim, Alaíde Costa, Bebeto, Oscar Castro Neves, Durval Ferreira e Wanda Sá. O filme exibe a velha e a nova geração do movimento que surgiu no final da década de 1950 e teve seu ápice em 1962, quando do concerto no Carnegie Hall, em Nova York. O filme participou do “Festival Internacional de Filmes de Montreal”, no Canadá.
Em 1962, conheceu Sidney Miller, seu vizinho e colega do Colégio Santo Inácio. Com o parceiro compôs 20 músicas, muitas das quais premiadas em festivais e gravadas por grandes nomes da música popular brasileira.
No ano de 1965, classificou em terceiro lugar o samba “Queixa” (c/ Zé Kéti e Sidney Miller) no “1º Festival da TV Excelsior”. A música foi interpretada pelo cantor Cyro Monteiro e posteriormente gravada por Dayse Camargo pela Philips. Por essa época, integrou o grupo “Mensagem”, juntamente com Luli, Luís Carlos Sá e Sidney Miller. O grupo se apresentou no espetáculo “O samba pede passagem”, do Grupo Opinião.
Uma de suas intérpretes foi a cantora e compositora Luli (que mais tarde viria a fazer dupla com Lucina). A cantora gravou em seu primeiro disco pela gravadora Philips duas composições suas em parceria com Sidney Miller: “Missão” e “Essa favela que eu amo”. O disco ainda contou com arranjos do maestro Guerra Peixe.
Compôs com Vica Gigoni o samba “Alvorada”, gravado pelo conjunto Os Cariocas.
Entre 1967 e 1969, o grupo vocal Quarteto em Cy gravou várias de suas parcerias com Sidney Miller, entre elas “Bandeira branca”. Nesse mesmo ano de 1969, compôs com Sidney Miller 12 canções que formaram “O romanceiro” e foram gravadas por nomes como Gonzaguinha, Gutemberg Guarabyra e Maria Lúcia Godoy, pelo selo do MIS (Museu da Imagem e do Som), com arranjos e regência de Sidney Miller. As músicas formavam a trilha de seu primeiro filme, “Os senhores da terra”. Por iniciativa do então diretor do MIS, Ricardo Cravo Albin, foi feito um EP (Extended Play – duas músicas de cada lado) da trilha sonora do filme, depois reproduzidas no disco “O fino da música do cinema brasileiro”, lançado pelo MIS/INC/MEC.
Em 1984, compôs com Carlos Moleta a música “Águia na cabeça”, canção-título de seu filme homônimo, gravada por Fafá de Belém.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. A Letra & a Poesia na MPB: Semelhanças & Diferenças. Rio de Janeiro: EAS Editora, 2019.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.