0.000
Nome Artístico
José Brasilício de Sousa
Nome verdadeiro
José Brasilício de Sousa
Data de nascimento
9/1/1854
Local de nascimento
Goyana, PE
Data de morte
30/3/1910
Local de morte
Florianópolis, SC
Dados biográficos

Compositor. Pianista. Violinista. Professor de Geografia. Em 1856, aos 2 anos de idade, foi com os pais para Santa Catarina.

Dados artísticos

Nascido em Pernambuco, mudou-se ara Santa Catarina, onde viveu. Foi professor de piano. Fez composições nas quais aproveitou temas locais de Santa Catarina. Compôs modinhas, música de câmara e a ópera inédita “O Ermitão de Muquém”, baseado em romance de Bernardo Guimarães. Em 1892, compôs, com letra de Horácio Nunes Pires, o “

Hino do Estado de Santa Catarina”. Assim falou o maestro Francisco Braga, autor do “Hino á Bandeira Nacional” sobre o “Hino do Estado de Santa Catariuna”: “Jamais vi um compositor esbanjar tanta técnica num simples hino”. Em 1974, seu neto Aberlardo Souza concluiu o livro “O sábio e o idioma”, uma biografia do avô que no entanto, levaria 29 anos para ser publicado. Em 1999, seis de suas composições foram escolhidas para a trilha sonora do filme “Cruz e Souza, o poeta do Desterro”, de Sylvio Back. Em 2003, sua bisneta Sueli Sousa Sepetiba, publicou, finalmente, o livro em homenagem ao avô “O sabio e o idioma”.

Obras
Hino do Estado de Santa Catarina - com Horácio Nunes Pires