0.000
Nome Artístico
Joãozinho da Goméia
Nome verdadeiro
João Alves Torres Filho
Data de nascimento
27/3/1914
Local de nascimento
Inhambupe, BA
Data de morte
19/3/1971
Local de morte
São Paulo, SP
Dados biográficos

Líder espiritual. Cantor. Compositor. Dançarino. De família católica, chegou a ser coroinha da paróquia de sua cidade natal. Com 17 anos deixou sua família e mudou-se para Salvador. Aos 18 anos ingressou no candomblé e logo passou a ter seu próprio terreiro. Seu trabalho foi importante para a consagração do culto de Candomblé Angola e sua popularização. Intelectuais como Jorge Amado e Édison Carneiro projetaram o Terreiro da Goméia para o resto do Brasil. Foi importante colaborador de Édison Carneiro durante a realização do II Congresso Afro-Brasileiro, realizado em 1937, em Salvador. Em 1948, deixou Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro passando a residir em Duque de Caxias onde abriu seu terreiro. Nas décadas de 1950 e 1960, seu Terreiro da Goméia passou a ser referência por ser um dos primeiros da região sudeste e por ser frequentado por políticos e artistas como Cauby Peixoto, Dorival Caymmi, Emilinha Borba, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Maria Antonieta Pons, Marlene, Paulo Gracindo, Solano Trindade, e Tenório Cavalcanti, entre outros.

Dados artísticos

Sua carreira como cantor começou em 1956 quando foi contratado pela gravadora Todamérica  e lançou dois discos em 78 rpm com as macumbas “Saudação A Oxoce Nº 1”, “Saudação A Inhançan”, “Saudação A Oxoce Nº 2”, conforme grafia do selo do disco, e “Saudação Ao Caboclo Pedra Preta”, todos temas populares tradicionais com adaptações suas.  Em 1958, lançou pela Todamérica o LP “Rei do Candomblé – Joãozinho da Goméa Com Ritual de Terreiro” que seria relançado pela Musicolor/Continental em 1971. Neste disco interpretou os pontos de macumba “Bombongira”, “Pemba”, “Oxocê”, “Caiaia”, “Ogum”, “Xangô”, “Pavão”, “Vou-me Embora Pro Sertão”, “Sou da Mina do Santé”, “Pedrinha”, “Saudação A Logundê” e “Oxum”, todos de sua autoria. Em 1962, as composições do LP  “Rei do Candomblé – Joãozinho da Goméa Com Ritual de Terreiro”  foram relançadas pela Continental divididos em 5 discos de 78 rpm.

Em 2020, foi homenageado no carnaval carioca pela Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio que levou para o desfile na Marquês de Sapucaí o enredo “Tata Londirá: O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias” dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora contando sua trajetória na qual acabou se tornando em uma espécie de celebridade religiosa. O samba enredo foi composto por Dere, Robson Moratelli, Rafael Ribeiro e Toni Vietnã.

Discografias
1962 Continental 78 Bambongira/Vou-me Embora Pro Sertão
1962 Continental 78 Caiaia/Oxum
1962 Continental 78 Ogum/Pagão
1962 Continental 78 Oxocê/Pedrinha
1962 Continental 78 Pemba/Sou da Mina do Santé
1962 Continental 78 Xangô/Saudação A Logundê
1958 Todamérica LP Rei do Candomblé - Joãozinho da Goméa Com Ritual de Terreiro
1956 Todamérica 78 Saudação A Oxoce Nº 1/Saudação A Inhançan
1956 Todamérica 78 Saudação A Oxoce Nº 2/Saudação Ao Caboclo Pedra Preta
Obras
Bombongira
Caiaia
Ogum
Oxocê
Oxum
Pavão
Pedrinha
Pemba
Saudação A Logundê
Sou da Mina do Santé
Xangô