
Músico. Baterista. Compositor. Escritor. Pesquisador.
Filho de João Lavor Reis e Silva, funcionário dos Correios ex-pracinha convocado para lutar na Itália.
Como pesquisador especializado em Segunda Guerra Mundial lançou dois livros sobre o tema, o primeiro deles, “A Minha Segunda Guerra”, no ano de 2008, por ocasião de sua ida à Normandia, na ocasião dos 60 anos do “Dia D”, no qual as forças aliadas desembarcaram nas praias daquele país. O livro gerou o documentário “Caminho dos Heróis”, dirigido em dupla com seu irmão mais velho João Henrique e ainda uma minisérie para televisão.
No ano de 2013 lançou, pela Editora Nova Fronteira, o livro “1942: O Brasil e Sua Guerra Quase Desconhecida”, também sobre a participação do país na Segunda Guerra Mundial. Em parceria com João Henrique, neste mesmo ano, de 2013, deu início às filmagens do documentário baseado no livro.
Apareceu inicialmente, no ano de 1982, substituindo Vital Dias (bateria), no grupo brasiliense Os Paralamas do Sucesso, ao lado de Herbert Vianna (voz e guitarra) e Bi Ribeiro (baixo).
Integrando o grupo lançou, entre os anos de 1983 e 2011, 20 discos entre LPs, CDs e DVDs, nos quais foram incluídas algumas composições de sua autoria, que se tornariam sucessos da banda.
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB – A História de Um Século. 2ª ed. Revista e ampliada, Rio de Janeiro: MEC/Funarte/Instituto Cultural Cravo Albin, 2012.
ALBIN, Ricardo Cravo. MPB, a história de um século. Rio de Janeiro: Atrações Produções Ilimitadas/MEC/Funarte, 1997.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
ALEXANDRE, Ricardo. Dias de Luta – O Rock e o Brasil dos Anos 80. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Arquipélogo Editorial Ltda, 2ª ed., 2013.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008. 2ª ed. Esteio Editora, 2010.
CHAVES, Xico e CYNTRÃO, Sylvia. Da pauliceia à centopeia desvairada – as vanguardas e a MPB. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999.
DAPIEVE, Arthur. BRock: o rock brasileiro dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
FRANÇA, Jamari. Os Paralamas do Sucesso: Vamos Batê Lata. Rio de Janeiro: Editora 34, 2003.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.