Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade
Montou a primeira banda aos 17 anos,
Em 1987 se formou em economia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Além da atuação com música, se tornou investidor em diversas empresas, como a Confrapar, gestora brasileira de fundos de investimento para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação; a Bioneem, empresa dedicada à biotecnologia, com atuação em segmentos ligados à biopesticida, saúde animal e produção orgânica; e a STRM, Fintech musical que apoia a administração de carreiras musicais com investimento, ciência de dados e inteligência artificial. Já deu palestras em vários eventos, como o TEDEX, o Festival PATH, a Intercom, Youpix e HackTown, entre outros.
Escreveu a sessão “Da Arquibancada”, no Estado de Minas, durante 5 anos
A partir de 2018, assinou coluna de Tecnologia e Música no Estado de Minas.
Se casou e se tornou pai de duas filhas e um filho.
Em 1991 começou a fazer sucesso como componente da banda Skank, que até o encerramento das atividades, em 2023, teve 15 álbuns e 6 DVDs.
Em paralelo ao trabalho com o Skank, divulgou música independente por meio de um programa que foi transmitido pela Rádio UOL, Rádio Oi e Rádio Globo.
Em 2016, criou o trio Nie Myer, ao lado de outro membro do Skank, o baixista Lelo Zaneti e o DJ e produtor Anderson Noise.
Em 2019 participou do evento “Guest Music”, no Hotel Fasano, em Belo Horizonte, realizando apresentações solo especiais com Leoni, Léo Jaime, Wilson Simoninha e Toni Garrido.
Em 2023 lançou o EP “Impossível”. As faixas registradas foram “Laiaraiá”(Leoni e Marcos Valle, com participação do últmo); “Paixão” (Kleidir); “A Chuva”(Henrique Portugal, Mauro Santa Cecília e Frejat, com a participação do último); “Maior que o mar” (henrique Portugal e Mauro Santa Cecilia); “Sonhei com Você” (Henrique Portugal e Marcelo Tofani, com a participação do último) e “Impossível” (Henrique Portugal e Gustavo Drumond).
Em 2024 lançou o EP “Henrique Portugal & Solar Big Band”, com músicas de Beatles e Roberto Carlos. No mesmo ano lançou o single “No meu paraíso”, parceria com Zélia Duncan.
Além de sua atuação no Skank, já gravou e produziu com diversos artistas como Gilberto Gil, Herbert Vianna, Frejat, Daniela Mercury, Erasmo Carlos, Lenine, Zeca Baleiro e Sepultura.
EP
EP
Single com Marcelo Tofani
Single com Frejat
Single com Marcos Valle
Três remixes com Marcos Valle
Com três músicas
Single
Single com duas versões de Paixão
Single
Single
Single com Leoni