0.000
Nome Artístico
Gil Jardim
Nome verdadeiro
Gil Jardim
Data de nascimento
1958
Local de nascimento
São Paulo, SP
Dados biográficos

Compositor.

Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 1984, onde leciona Regência Orquestral e Percepção.

Destacou-se nas atuações em concertos com as mais diversas orquestras sinfônicas nacionais e internacionais.

Dados artísticos

Apesar de forte formação erudita, trabalhou também com música popular.

Discípulo do Maestro Olivier Toni, coordenou os Festivais de Música de Prados (MG), no período de 1986 a 1989.

No ano de 1990 trabalhou com a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, para a qual dirigiu alguns concertos aclamados, como os da série “Heineken Concerts”, com Egberto Gismonti, tendo como convidado John McLaughlin.

Em 1993 e 1994, participou da equipe diretora da Universidade Livre de Música de São Paulo e dos festivais de inverno de Campos do Jordão, nos quais atuou como maestro da sinfonieta de bolsista e como maestro preparador do concerto realizado por Gunter Schuller.

Em 1995 e 1996, dirigiu a Filarmônica Brasileira em turnê nacional e internacional de Milton Nascimento e dezenas de concertos pelo país, com a mesma Filarmônica – Orquestra de Câmara que fundou.

No exterior, dirigiu a Camerata Mexicana (México), Brooklyn Academy of Music Symphony Orchestra (Nova Iorque, EUA) e a Royal Philarmonic Concert Orchestra (Londres, Inglaterra). Em seguida, com a Filarmônica Brasileira e convidados, realizou espetáculos em homenagem a Herivelto Martins e dirigiu, no Memorial da América Latina, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, nos espetáculos em tributo a Frank Zappa.

Em 1997, ao lado de Dori Caymmi e Leandro Braga, foi contemplado pelo “Encontro Nacional de Arranjadores”, no Sesc – Pompéiaem São Paulo. No ano seguinte, realizou no Museu da Imagem e do Som, de São Paulo o “ABC Musical”, em parceria com Naná Vasconcelos, envolvendo 100 crianças e orquestra. Esse projeto apresentado, a partir de 1995, nas principais capitais do país, sempre com crianças carentes. Também com Naná Vasconcelos e a Orquestra Sinfônica de Recife, realizou o concerto em comemoração ao aniversário da capital pernambucana.

Dirigiu a Filarmônica Brasileira em espetáculo da série “Chorando Alto”, com Egberto Gismonti, no Sesc-Pompéia, SP. Neste mesmo ano lançou o projeto musical “O Soprador de Vidro” para o espetáculo de Ballet do Teatro Castro Alves. Entre outros, participaram do projeto: Adélia Prado, Carlos Nejar, Milton Nascimento, Celine Imbert, Naná Vasconcelos, Carlos Tarcha e André Mehmari. No mesmo ano, lançou o CD “O soprador de vidro”, pela gravadora Núcleo Contemporâneo, com participações especiais de Milton Nascimento, Celine Imbert, Naná Vasconcelos, Carlos Tarcha, André Mehmari, Orquestra de Cellos de São Paulo e Stúdio Coral Feminino.

Discografias
1998 Núcleo Contemporâneo CD O soprador de vidro
Obras
A defesa mágica do espelho
Imagem refletida (c/ André Mehmari sobre poema de Adélia Prado)
Luz, fogo e vidro
Pontos de vista
Prelúdio da defesa
Sonhos de Bruegel (sobre poema de Carlos Nejar)
Tubos percutidos
Tubos soprados
Vaso azul