
Cantora. Compositora.
Filha de poetas, Maria Alberta Menéres e Ernesto Melo e Castro, e neta do compositor Ernesto de Melo e Castro. Estudou cinema e fotografia, em Londres, e arquitetura, artes gráficas, canto e piano, em Lisboa.
Em 1977 e 1978, fez parte do grupo de teatro A Barraca, trabalhando com Augusto Boal.
Em 1980, estreou como produtora musical, cantora e compositora na televisão portuguesa (RTP), apresentando uma série de 24 programas semanais chamada “Quadrados e Quadradinhos”.
Antes de lançar seu primeiro disco, atuou em gravações com Sérgio Godinho, Júlio Pereira, José Afonso e Fausto.
Em 1981, veio ao Brasil, onde realizou parcerias com Wagner Tiso, que viria a ser seu diretor musical e arranjador em vários discos e shows.
No ano seguinte, gravou seu primeiro disco, “Terra de Mel”, com participação de músicos portugueses e brasileiros, iniciando uma relação pessoal e musical intensa entre Portugal e Brasil, desenvolvida nos discos seguintes.
Autora da maioria das letras que canta, tem, entre seus parceiros, os compositores Caetano Veloso, Toninho Horta, Wagner Tiso, Francis Hime e Gonzaguinha. Nos seus trabalhos dedica-se a pesquisar canções antigas, líricas e populares, portuguesas e brasileiras, buscando suas origens e influências mútuas. Todos os seus discos estão editados no Brasil e em Portugal. Já cantou com Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque, Ney Matogrosso, Carlos Lyra, Gal Costa, Simone, Paulo Jobim e Eduardo Álvares.
Em 1999, atuou como autora, produtora artística e apresentadora do programa semanal “Atlântico”, realizado pela televisão portuguesa, no qual promovia encontros musicais entre um artista brasileiro e um músico português, com a participação de Nélson Motta, como convidado especial. Ainda nesse ano, em comemoração aos 20 anos de carreira, lançou o CD “Duetos surpresas”, com a participação de artistas brasileiros.
Em 2002, gravou em São Paulo o CD “Paz”, contendo canções inéditas cujas letras são de sua autoria e as melodias foram compostas em parceria com Eduardo Queiroz.
Em 2004, finalizou a gravação de novo CD, contendo 20 canções de Chico Buarque. O disco contou com a participação do compositor em algumas faixas, além de Adriana Calcanhoto e Celso Fonseca. A produção e os arranjos foram assinados por Eduardo Queiroz.
(Coletâneas:)
(Coletâneas:)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.