0.000
©
Nome Artístico
Emanuelle Araújo
Nome verdadeiro
Emanuelle Borges de Araújo
Data de nascimento
21/7/1976
Local de nascimento
Salvador, BA
Dados biográficos

Cantora. Atriz.

Iniciou sua carreira artística como atriz aos dez anos de idade, integrando a Companhia Interarte de teatro.
Cursou por dois anos Biologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Artes Cênicas por mais dois anos.

Dados artísticos

No ano de 1999 foi chamada para substituir a cantora Ivete Sangalo na Banda Eva, lançando nesse mesmo ano o CD “Ao Vivo II”, que em poucos meses ultrapassou a marca de 150 mil cópias vendidas. Nessa época trabalhou como repórter em um documentário sobre o Carnaval de Salvador.

Em 2000 recebeu o prêmio de “Cantora Revelação” do Carnaval de Salvador. Nesse mesmo ano lançou, com a Banda Eva, o CD “Experimenta”.

Em 2002 deixou a Banda Eva, com a qual se apresentou no “Festival de Montreux” (Suíça), no “Festival de Verão de Salvador”, por três anos consecutivos, e em países europeus como Alemanha, Hungria, Portugal e Itália. Nesse mesmo ano estreou na TV com a personagem Carla da novela “Os Anjos de onde vem?”, da TVE Brasil.

Foi puxadora de blocos tradicionais no carnaval de Salvador (BA), como o Bloco Eva, NU Outro e A Barca.

A partir 2006 integrou o trio Moinho, ao lado da percussionista Lan Lan e do guitarrista Toni Costa.

Em 2007 fez o papel da personagem Clotilda, na novela “Pé na Jaca”, da Rede Globo. Nesse mesmo ano interpretou a personagem Rosa, protagonista do filme “Ó Paí, Ó”, ao lado de Lázaro Ramos. Nesse mesmo ano lançou, com O Moinho, o CD “Hoje de Noite”, que incluiu a música “Esnoba”, tema da personagem Rakelly, vivida por Ísis Valverde na novela “Beleza Pura”, da Rede Globo.

Em 2008 participou, com o Moinho, do programa “Som Brasil Especial – Dorival Caymmi”, exibido pela Rede Globo. Nesse mesmo ano entrou para o elenco da novela “A Favorita”, da Rede Globo, no papel da garota de programa Manu.

Em 2009 apresentou-se no Circo Voador, no Rio de Janeiro, para gravação do DVD “Moinho Ao Vivo”, que contou com a produção de Berna Ceppas e Kassin. Nesse mesmo ano fez uma ponta na fase final da novela “Três Irmãs”, da Rede Globo, interpretando a cantora de axé Soninha Rainha. Participou do quadro “Dança dos Famosos”, do programa “Domingão do Faustão”, também exibido pela TV Globo.

Nos anos de 2009 e 2010 esteve no papel da personagem Heloísa, da novela “Cama de Gato” (Rede Globo), contracenando com a atriz Paola Oliveira.

Em 2011 viveu Florinda na trama “Cordel Encantado” (Rede Globo).

Em 2012 participou dos seriados “As Brasileiras”, “Louco por Elas” e do remake de “Gabriela”, todos apresentados pela Rede Globo.

Em 2014 lançou, pelo selo Coqueiro Verde, o CD “Éolo”, termo que significa “Deus do vento” na mitologia grega, gravado em parceria com Lan Lan e Toni Costa. Nesse mesmo ano estrelou o filme “S.O.S. – Mulheres ao Mar”, de Cris D’Amato.

Em 2015 participou do show em tributo à Cássia Eller, realizado no palco Sunset do festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro.

Em 2016 lançou, pelo selo Deck, seu primeiro CD solo “O problema é a velocidade”, produzido por Kassin, com as faixas “Uma mulher” (Gabriel Muzak), “Lua cheia de janeiro” (Celso Fonseca), “Baby love” (Zeca Veloso), entre outras.

Em 2017 apresentou o show de lançamento do CD “O problema é a velocidade” no Theatro Net Rio, no Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro, acompanhada dos músicos Kassin (baixo), Stephane San Juan (bateria e percussão), Guilherme Monteiro (guitarra e violão) e Danilo Andrade (teclados). Apresentou-se no festival “Rock in Rio”, no Rio de Janeiro, no show realizado no Palco Sunset, em homenagem ao músico João Donato.

Em 2020 lançou o CD “Quero viver sem grilo – Uma viagem a Jards Macalé”, com dez músicas do cancioneiros de Macalé gravadas no estúdio Brookling, em Nova York (Estados Unidos). Participaram da gravação o guitarrista e os percussionistas brasileiros Guilherme Monteiro, Lan Lanh e Mario Refosco, respectivamente, o baixista francês Ben Zwerin, e o baterista norte-americano Bill Dobrow.

Foi responsável, ao lado de Ricco Viana, pela trilha sonora do longa-metragem “O barulho da noite”, de Eva Pereira, que teve sua estreia no Festival de Gramado em 2023; filme no qual também atuou no papel da personagem Sônia.

Discografias
2020 Deck CD Quero viver sem grilo – Uma viagem a Jards Macalé
2016 Deck CD O problema é a velocidade
2014 Coqueiro Verde CD Éolo

(c/ Moinho)

2014 Coqueiro Verde CD Éolo (c/ Moinho)
2009 EMI Music DVD Moinho Ao Vivo

(c/ Moinho)

2009 EMI Music CD Moinho Ao Vivo

(c/ Moinho)

2009 EMI Music CD Moinho Ao Vivo (c/ Moinho)
2009 EMI Music DVD Moinho Ao Vivo (c/ Moinho)
2007 EMI Music CD Hoje de Noite

(c/ Moinho)

2007 EMI Music CD Hoje de Noite (c/ Moinho)
2000 Universal Music CD Experimenta

(c/ a Banda Eva)

2000 Universal Music CD Experimenta (c/ a Banda Eva)
1999 Music CD Banda Eva ao vivo II

(c/ a Banda Eva)

1999 Music CD Banda Eva ao vivo II (c/ a Banda Eva)
Shows
2017 Theatro Net Rio, Rio de Janeiro Emanuelle Araújo – lançamento do CD “O problema é a velocidade”