
Músico. Instrumentista. Compositor. Bandolinista.
Seus bisavós e avós eram chorões e recebiam amigos para saraus no bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, de onde sua família é oriunda e onde passou toda a infância e adolescência.
Seu pai foi cantor e pandeirista amador, assim como seus tios, que tocavam violão e cavaquinho. Com um deles teve as primeiras aulas de cavaquinho.
Começou a estudar bandolim aos 15 anos, sendo aluno de Moacir Arouca e de Luperce Miranda. Por essa época, entre 1962 e 1969, passou a frequentar as rodas de choro na casa de Jacob do Bandolim, vizinho da sua família. De Jacob do Bandolim recebia conselhos musicais, não necessariamente aulas, mas orientações quanto à técnica e outros detalhes sobre o instrumento.
Cursou “economia” na Faculdade Federal do Rio de Janeiro. Economista aposentado, casado com Wanda de França Morgado (professora de História – aposentada).
Trabalhou na Associação de Direitos Autorais da ADAF, onde ocupava o cargo de Diretor Financeiro.
Pai de Bruno Rian (bandolinista. Pandeirista. Cavaquinista e compositor).
No ano 2011 foi eleito o novo presidente do Instituto Jacob do Bandolim, em virtude do falecimento de Elena Bittencourt, filha de Jacob e presidente do Instituto. Neste mesmo ano foi um dos principais colaborados da escritora e musicista norte-americana Julie Koidin, no livro “Os Sorrisos do Choro”.
Iniciou a carreira profissional em 1962, na Rádio Mauá, quando integrava o Regional Darly do Pandeiro, que acompanhava os cantores no programa “Sambas e Outras Coisas”.
Em 1970, juntamente com o Quinteto Villa-Lobos e o Quarteto da E.M.U.F.R.J, gravou o LP “Ernesto Nazareth”, primeiro disco de carreira. Neste mesmo ano, após a morte de Jacob do Bandolim em 1969, passou a integrar o Conjunto Época de Ouro.
No ano de 1970 lançou o primeiro disco “Ernesto Nazareth”, gravado com o seu Quinteto Villa-Lobos e Quarteto da E.M.U.F.R.J, lançado pela gravadora RCA Victor. No disco contou com acompanhamento do Regional do Canhoto (Canhoto no cavaquinho), Dino Silva (Dino Sete Cordas) e arranjos do maestro Orlando Silveira.
Na década de 1970 trabalhou como músico e arranjador no programa “Alerta Geral”, na TV Globo, apresentado pela cantora Alcione, com roteiro de Ricardo Cravo Albin.
No ano de 1973, participou do show “Sarau”, ao lado de Paulinho da Viola, Elton Medeiros, entre outros. No ano seguinte, em 1974, gravou o segundo disco solo “Choros de sempre”.
Em 1975, gravou o terceiro disco solo, só com músicas de Roberto Carlos. No ano seguinte, lançou o quarto disco, “Saudades de um bandolim”. Nesse mesmo ano também gravou o LP “Clube do Choro” com o Conjunto Época de Ouro.
No ano seguinte, em 1977, participou do show “Canto das três raças”, de Clara Nunes. Também apareceu em três outros discos lançados: “Choradas, chorões, chorinhos” (coletânea da Cia. Internacional de Seguros) disco duplo, produzido por Ricardo Cravo Albin e Mozart Araújo; “Chora, chorão” (da Continental) e “Época de Ouro interpreta Pixinguinha e Benedito Lacerda”. Neste mesmo ano, de 1977, desligou-se do Conjunto Época de Ouro, formando o conjunto Noites Cariocas.
Em 1978, gravou outro LP com músicas de Roberto Carlos. No ano posterior, em 1979, participou do projeto “Instrumental da Funarte”.
No ano de 1980 gravou com seu conjunto Noites Cariocas o disco “Inéditos de Jacob do Bandolim”, relançado em CD anos mais tarde pela gravadora Sony Music. No ano seguinte, em 1981, apresentou-se no Teatro João Caetano, no projeto “Seis e Meia”.
Em 1982 foi lançado no Japão seu primeiro disco “Ernesto Nazareth”.
Entre 1984 e 1985 participou novamente da “Série Instrumental da Funarte”. No ano posterior, em 1986, participou da “Série Pixingão”, também da Funarte.
No ano de 1987 fez temporada no Espaço Cultural Sérgio Porto. Novamente apresentou-se no projeto “Seis e Meia”, neste ano e no posterior.
Em 1990, fez show no Teatro Municipal de Ouro Preto, MG. No ano seguinte, apresentou-se no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, com o “Concerto para dois bandolins e orquestra”.
Fez turnê no Japão pelas cidades de Tóquio, Osaka, Kioto, Kobe, Nagoya. Por essa época, gravou um CD para o mercado japonês.
Entre os anos de 1991 e 1995 visitou por três vezes o Japão, onde gravou um disco somente para aquele mercado.
No ano de 1992, fez nova temporada no Japão. No ano seguinte, em 1993, gravou um CD com Raphael Rabello.
Em 1994, fez temporada em Santiago, no Chile. No ano posterior, 1995, realizou sua terceira temporada no Japão.
Gravou em 1996, um CD independente com seu filho Bruno Rian: “Choro em família”. Neste mesmo ano, de 1996, ao lado do filho Bruno Rian, criou o Grupo Sarau. Entre 1997 e 2007, com o Grupo Sarau, apresentava semanalmente no Espírito do Chopp, na Cobal do Humaitá, no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebendo diversos convidados chorões.
Pelo “Projeto Pixinguinha”, da Funarte, apresentou-se em Goiânia, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Porto Velho e Rio Branco, durante o ano de 1997.
Em 1998 participou do “Festival Chorando Alto”, no Sesc – SP. Nesse ano, apresentou-se no Clube do Choro, em Brasília. Ainda em 1998, juntamente com Pedro Amorim, Bruno Rian, Ronaldo do Bandolim, Isaías, Joel Nascimento, Reco do Bandolim, Hamilton de Holanda, Jorge Cardoso e Rossini Ferreira, lançou o disco “Os bambas do bandolim”, pela gravadora Kuarup Discos. No ano seguinte, em 1999, participou do show Bandolins em Jacob, no Centro Cultural Banco do Brasil. Neste mesmo ano de 1999 o grupo Sarau, lançou o CD “Cordas novas”, no qual incluiu de sua autoria “Quando me lembro”.
Em 2002 foi lançado o livro “Velhas Histórias, memórias futuras” (Editora Uerj) de Eduardo Granja Coutinho, livro no qual o autor fez várias referências ao músico.
No ano de 2003 ao lado de Márcio Almeida, Bruno Rian, Henrique Cazes e Walmar Amorim, apresentou o show “Sempre Waldir”, dedicado a Waldir Azevedo. Neste mesmo ano foi relançado pela gravadora Som Livre o disco “Relendo Waldir Azevedo”, no qual vários cavaquinista brasileiros prestaram homenagem ao mestre.
No ano de 2007, pela gravadora Rob Digital, o CD “Inéditas de Jacob do Bandolim – Volume II – Déon Rian e Noites Cariocas”, com composições criadas nas décadas de 1950 e 1960, entre as quais “Adylia”, composta por Jacob para a esposa no ano de 1962; “Maxixe na tuba”; “Sapeca Iaiá”; “Sereno”; “Bisbilhoteiro”; “Chuva” e “Papo de anjo”, da qual participaram Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Cristóvão Bastos, Marcelo Bernardes, Pedro Paes e Ruy Alvim. Do disco também participaram os músicos Dirceu Leite, Felipe Prazeres, Pedro Mibielli, Ivan Zandonade, Marcus Ribeiro, além de arranjos de Cristóvão Bastos e Maurício Carrilho e encarte com apresentação de Sérgio Cabral.
Em 2012 lançou o CD “Alma Brasileira”, no qual se dedicou à interpretação de valsas brasileiras de compositores como Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Amador Pinho, Radamés Gnattali, entre outros. Nas gravações do disco utilizou o bandolim que pertenceu à Jacob, produziu arranjos em parceria como Márcio Almeida (violão e cavaquinho), André Bellieny (violão de 7 cordas) e Alessandro Valente (cavaquinho) e contou com as participações de Aline Silveira (flauta) e Bruno Rian (bandolim e produção musical).
Em 2014 apresentou-se na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 70 anos, acompanhado do Regional Imperial, composto pelos músicos João Camarero (violão de sete cordas), Júnior Pita (violão de seis cordas), Lucas Arantes (cavaquinho), Edu Guimarães (acordeom) e Rafael Toledo (pandeiro).
(vários)
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(c/ Bruno Rian)
(gravado no Japão)
(c/Quinteto Villa-Lobo e Quarteto da E.M.U.F.R.J)
ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss Ilustrado Música Popular Brasileira – Criação e Supervisão Geral Ricardo Cravo Albin. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Instituto Cultural Cravo Albin e Editora Paracatu, 2006.
AMARAL, Euclides. Alguns Aspectos da MPB. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 2008; 2ª ed. Esteio Editora, 2009.
COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras. Rio de Janeiro: Editora Uerj. 2002.
KOIDIN, Julie. Os Sorrisos do Choro – Uma jornada musical através de caminhos cruzados. São Paulo: Global Choro Music, 2011.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música Brasileira – erudita, folclórica e popular. 3. ed. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural/Publifolha, 1998.
MARCONDES, Marcos Antônio. (Ed.). Enciclopédia da música brasileira – erudita, folclórica e popular. 2 v. São Paulo: Arte Editora/Itaú Cultural, 1977.