0.000
Nome Artístico
Daniel Barenboim
Data de nascimento
15/11/1942
Local de nascimento
Buenos Aires, Argentina
Dados biográficos

Pianista. Maestro.
Vive em Berlim e possui cidadania argentina, israelita e espanhola.
Teve as primeiras aulas de piano com a mãe, aos cinco anos de idade. Continuou os estudos com o pai, Enrique. Aos sete anos, teve seu primeiro concerto formal, em Buenos Aires. Estudou harmonia e composição com Nadia Boulanger, em Paris.

Dados artísticos

Estreou como pianista em Viena e Roma, em 1952, em Paris, em 1955, em Londres, em 1956, e em Nova York, em 1957, sob a batuta de Leopold Stokowski. Fez turnês regulares pela Europa, Estados Unidos, América do Sul, Austrália e o Extremo Oriente.

Co-fundou com Edward Said a West-Eastern Divan Orchestra, orquestra de jovens músicos árabes e judeus.

Em 2000, lançou, no mercado europeu, o CD “Brazilian Rhapsody”, ainda inédito no Brasil. No repertório, canções brasileiras, entre as quais “Tico-tico no fubá” (Zequinha de Abreu), “Travessia” (Milton Nascimento e Fernando Brant), “Manhã de Carnaval” (Luiz Bonfá e Antônio Maria), “Tristeza” (Haroldo Lobo e Niltinho Tristeza), “Wave” (Tom Jobim), “Avarandado” (Caetano Veloso) e “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes). O disco contou com a participação de Milton Nascimento (nas faixas “Travessia” e “Eu sei que vou te amar”) e com a participação de primeiros instrumentistas de orquestras européias.

Discografias
2000 Brazilian Rhapsody (Daniel Barenboim) – Warner Music - CD