Cantor. Compositor. Instrumentista (violonista).
Filho da cantora Cássia Eller. Seu nome foi escolhido pela mãe no momento em que se mexeu em sua barriga, enquanto ela gravava a música “Francisco” de Milton Nascimento para o disco do músico Nelson Faria.
Aprendeu a tocar percussão com Lan Lan, quando tinha entre quatro e oito anos, nos bastidores dos shows de sua mãe.
Estudou violão na adolescência com Paulo Corrêa.
Cursou Geografia na UFF (Universidade Federal Fluminesnse).
Na adolescência formou com os amigos as bandas Zarapatéu e Uzoto, quando fez suas primeiras apresentações.
Em 2015 lançou o CD “2×0 Vargem Alta”, com a banda homônima formada por Artur Pedrosa, Dudu Souto, Leandro D’Avila e Pedro Fonseca. O disco incluiu repertório inédito e autoral como “As folhas da praça Paris”, “Garota da soleira”, “Minha voz”, “Quanto calor”, “Notas de cem” e “Chia”, com participação de Júlia Vargas. O show de lançamento do disco foi apresentado no palco do Circo Voador, no Rio de Janeiro. Ao lado da cantora Júlia Vargas, realizou uma temporada de show semanais no Beco das Garrafas, no Rio de Janeiro. O mesmo show foi apresentado na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro.
Em 2020 gravou em parceria com Fran, neto de Gilberto Gil, o CD “Onde?”, que incluiu a parceria inédita “Ninguém”.
Em 2021 lançou, em parceria com o músico João Mantuano, o CD “Chico Chico e João Mantuano”, produzido por Felipe Rodarte, com músicas inéditas e autorais como “Caixinha colorida”, Largo do Machado”, “Medo” (c/ Pedro Fonseca), entre outras. Apresentou-se no festival “Sicalme”, no Rio de Janeiro, cuja apresentação gerou o EP “Chico Chico Ao Vivo no Rio” com cinco faixas autorais. Nesse mesmo ano lançou o CD inédito e autoral “Pomares”, com 12 faixas e participação de sua mãe Maria Eugênia, viúva de Cássia Eller, na faixa “Mãe”.
Em 2022 a música “Ribanceira”, de sua autoria, entrou para a trilha sonora da telenovela “Pantanal”, exibida pela tevê Globo.
Em 2023 lançou, pelo selo Deck, o EP “Espelho / Entre prédios”, com as faixas “Maré”, “Espelho”, “Intro” e “Entre prédios”.
Em 2024 lançou o álbum “Estopim”, produzido por Pedro Fonseca e Rafael Ramos, com onze faixas, dentre as quais “Toada” (Chico Chico e João Mantuano) e “Terra à vista” (Chico Chico, Sal Pessoa e João Duarte). O álbum contou com as participações especiais das cantoras Juliana Linhares em “Altiva” (Chico Chico e Sal Pessoa) e Julia Vargas em “Urmininu” (Chico Chico e João Mantuano).
(c/ Fran)
(c/ a banda 2 x 0 Vargem Alta)